Is Christmas a pagan ritual?

História do Natal – O Natal é um feriado pagão?

A história do Natal e se é um feriado pagão é um assunto feroz que discutiremos aqui.

A história do Natal e se é um feriado pagão é um assunto feroz que discutiremos aqui. Se você tem um temperamento moderado e é sensível por natureza, este artigo não é para você. Estaremos discutindo muitas ideias emocionais, então não se estresse se você não aguentar. No entanto, se você puder, esta será uma viagem interessante, então viaje junto!

Aqui aprenderemos o seguinte:

• O que é o Natal?

• Uma breve história do Natal

• O Natal é um feriado pagão?

• Tradições pagãs de Natal

• Todos os cristãos celebram o Natal?

• Você deve comemorar o Natal?

• O que é o Natal?

A Enciclopédia Britânica define o Natal como uma festa cristã que celebra o nascimento de Jesus. O termo inglês Christmas (“missa no dia de Cristo”) é de origem recente. Os termos correspondentes em outras línguas: (Navidad em espanhol, Natale em italiano e Noël em francês) provavelmente denotam natividade. A palavra alemã Weihnachten denota “noite sagrada”.

Uma breve história do Natal

      Deixe-me começar com uma pequena e chocante informação. O dia de Natal, 25 de dezembro, é, de fato, uma ocasião familiar secular e não um “dia santo”. Não tem nada a ver com o nascimento de Jesus, que a paz esteja com ele, que pode ter nascido na primavera ou no outono; é dito. Simplificando, a data do nascimento de Jesus é desconhecida. Além disso, foi de três a quatro séculos após sua morte que 25 de dezembro foi aceito como sua data de nascimento.

      Uma teoria especula essa data como a cristianização de um feriado popular no Império Romano que celebrava o solstício de inverno (o dia em que há o menor tempo entre o nascer e o pôr do sol; em 21 ou 22 de dezembro). Diz-se também que a data de 25 de dezembro vem de Roma e foi uma celebração do deus itálico, Saturno, e o renascimento do deus sol. Isso foi comemorado muito antes do nascimento de Jesus.

      Outra teoria é que o festival judaico das luzes, Hanukkah, começa no dia 25 de Kislev (o mês do calendário judaico que ocorre aproximadamente na mesma época de dezembro). O Hanukkah é celebrado quando o povo judeu pôde se dedicar novamente e adorar em seu Templo, em Jerusalém, após muitos anos sem poder praticar sua religião.

      É incrível saber que os cristãos até hoje não concordam com uma data específica do nascimento de Jesus; 25 de dezembro, 6 ou 7 de janeiro ou outros. Na verdade, muitos dos primeiros Pais da Igreja fizeram comentários sarcásticos sobre o “ritual pagão” de celebrar aniversários e sustentaram a opinião de que o dia do “martírio” merece mais celebração do que um aniversário.

O Natal é um feriado pagão?

     É um fato histórico que muitas tradições associadas ao Natal na verdade começaram como parte da cultura pagã; estes foram “cristianizados” e receberam um novo significado pela igreja.

• Tradições pagãs de Natal

Vamos considerar estes poucos exemplos para desvendar a história sombria do Natal:

A. As árvores de Natal são pagãs?

     Na Alemanha, a árvore perene era usada na adoração e celebração do deus do inverno, também na observância do deus do sol ressuscitado.

      A árvore perene era um símbolo da essência da vida e era considerada um símbolo fálico na adoração da fertilidade. Esses costumes transcenderam as fronteiras de Roma e da Alemanha até os confins do mundo conhecido.

    Árvores, grinaldas, azevinho, visco e coisas do gênero são estritamente proibidos como pagãos e pagãos! Dizer que eles são cristãos ou que podem ser tornados cristãos é mentira!”

B. Quem é o Papai Noel?

     A lenda do Papai Noel remonta centenas de anos a um monge chamado São Nicolau. Acredita-se que Nicolau nasceu por volta de 280 d.C. em Patara, perto de Myra, na atual Turquia.

       As opiniões sobre sua realidade variam. Alguns dizem que ele era um bom monge ajudando os pobres, enquanto outros declaram que ele era mau. Ele morreu em dezembro.

Mais tarde, a Coca-Cola usou a cor vermelha como símbolo desse homem em uma propaganda de seus produtos!

       Seja qual for a verdade, todos concordam que ele não foi mencionado na Bíblia. Você pode pesquisar a Bíblia de capa a capa, mas não encontrará as palavras “Natal”, “árvore de Natal”, “visco”, “azevinho”, “Papai Noel” ou “rena voadora”.

C. Decoração pagã de natal

     O visco não era a única planta sagrada para os pagãos. Holly era outra planta sagrada ligada ao deus Saturno. Durante o feriado da Saturnália, os romanos faziam coroas de azevinho para trocar como presente e dar boa sorte. Na época da Saturnália, os primeiros cristãos começaram a celebrar o Natal, porém eram frequentemente perseguidos por praticarem sua nova religião. Foi uma sorte que o Natal coincidisse com a Saturnália, pois permitia aos cristãos abrigar uma cobertura para suas celebrações natalinas.

      Para evitar a detecção e fazer parecer que estavam celebrando a Saturnália, os cristãos começaram a pendurar coroas de azevinho em suas casas. Isso permitiu que eles reconhecessem outros cristãos e ainda fizessem algo de bom para celebrar seu feriado sagrado. Eventualmente, com a diminuição dos pagãos, o azevinho tornou-se um símbolo do Natal em vez da Saturnália.

D. História das canções de natal

     Enquanto as canções de natal que os cristãos cantam no Natal são inegavelmente cristãs, a própria tradição de cantar de porta em porta para seus vizinhos vem de outra tradição pagã chamada wasveling. A palavra bastante engraçada vem da frase anglo-saxônica de “waes hael”, que se traduz em “boa saúde”. Todos os anos, os wassailers percorriam suas aldeias em pequenos grupos, cantando alto com o objetivo de banir os maus espíritos e desejar boa saúde aos que os cercavam.

      Nenhum grupo de wassailing estava completo sem sua bebida tradicional à mão – feita de cerveja quente, creme de coalhada, maçãs assadas, ovos, especiarias e açúcar. No século 13, São Francisco se inspirou nesses alegres coros e iniciou a tradição das canções natalinas.

E. História dos presentes de natal

     A tradição de dar presentes estendeu-se muito antes da fundação do cristianismo, com raízes nos festivais dos antigos romanos – em particular o festival de Saturnalia, onde se dava graças à generosidade fornecida pelo deus agrícola Saturno. As festividades eram celebradas com um sacrifício e um banquete público, seguido de entrega de presentes privados, festa contínua e uma atmosfera selvagem onde as posições sociais eram eliminadas. Durante esta festa, os escravos seriam considerados iguais aos seus senhores e a liberdade de expressão era adotada. Nos EUA, no século 20, o Natal tornou-se um fenômeno. O boom do sonho americano e os tempos de prosperidade econômica após a Segunda Guerra Mundial alimentaram toda uma indústria em torno do feriado.

• Todos os cristãos celebram o Natal?

Depois desses fatos históricos chocantes, agora há uma tendência crescente entre os cristãos de não comemorar esse dia. Eles usam sua razão; eles não seguem as massas. Eles se recusam a celebrar um feriado cheio de tradições pagãs. Eles se perguntam: por que devemos comemorar o Natal, apesar da falta de evidências de que Jesus nasceu naquele dia? Como celebramos todos esses rituais, embora a Bíblia não ensine nenhum deles? Os feriados religiosos devem sempre ser celebrados de acordo com a orientação de Deus, não de acordo com nossos desejos e invenções.

     Leia também este tópico: Islam e Natal – O Natal é Haram no Islam? – Papai Noel Islâmico

Antes era Proibido?

       No século 17, o Natal foi realmente proibido na Inglaterra e em algumas partes das colônias americanas por causa de suas origens antibíblicas e pagãs. Eles sabiam algo que a maioria das pessoas hoje esqueceu ou nunca soube!

• Conclusão – Você deve comemorar o Natal? 

Finalmente, mas importante, muitos dos rituais e tradições que agora são celebrados durante o Natal podem ser rastreados até as tradições pagãs anteriores ao cristianismo. A questão agora é: Você, verdadeiro seguidor de Jesus, está disposto a celebrar tal feriado pagão depois de todos esses fatos?

Você pode comemorar este dia apenas para esquecer seus momentos tristes e sentir alegria, mas depois de ficar sozinho nada muda.

Leia sobre o Islam… você pode preencher seu vazio… você pode encontrar a verdadeira felicidade que você está procurando!

Este artigo em outros idiomas:

English – Português

Share

About Abeer Eltahan

Abeer El Tahhan is a pediatrician and a Quran and Arabic tutor. Abeer is deeply involved in Islamic studies and dawah activities. She is fluent in Arabic and English.

Leave a Comment