Seu melhor guia de 2022 para os 5 pilares do Islam

Seu melhor guia de 2022 para os 5 pilares do Islam

Os pilares do Islam são as cinco principais práticas de adoração chamadas “pilares” que sustentam a fé de

Aqui vamos aprender o seguinte:

• Quais são os pilares do Islam?

• De onde vem os cinco pilares do Islam?

• Objetivo dos cinco pilares do Islam

• Os cinco pilares do Islam no Alcorão

• O Primeiro Pilar do Islam: A Shahada (Testemunho)

• O segundo pilar do Islam é o Salah (Oração)

• O terceiro pilar do Islam é o Zakat (Ação de Caridade)

• O quarto pilar do Islam é o jejum no Ramadan

• O quinto pilar do Islam é o Hajj (Peregrinação)

• Qual é o Ato de Adoração que contém todos os pilares do Islam?

• Qual é a importância dos cinco pilares do Islam?

• O que fazer para melhorar nosso desempenho nos pilares do Islam?

Quais são os pilares do Islam?

Os pilares do Islam são as cinco principais práticas de adoração chamadas “pilares” que sustentam a fé de um muçulmano assim como os pilares sustentam a construção. Obviamente, um edifício não tem apenas um pilar, e assim é o caso do Islam, pois adorar Allah (Deus) tem muitos outros meios além dos cinco pilares, mas os cinco pilares estabelecem o caminho para a jornada de crescimento espiritual, compromisso, e proximidade com Deus.

De onde vem os cinco pilares do Islam? 

• Os cinco pilares do Islam são mencionados pelo profeta Muhammad, a paz esteja com ele, onde ele diz: “O Islam foi construído em cinco, dizer Shahada, estabelecer Salah, dar Zakat, jejuar de Ramadan e Hajj” Sahih Muslim 16c

Objetivo dos cinco pilares do Islam:

O propósito dos cinco pilares é nos fazer cumprir nosso próprio propósito na vida: Adorar somente a Deus. Allah é o único digno de adoração, Ele é o único “Deus”. É Seu direito ser adorado e nós fomos criados para adorá-Lo; Esse é o nosso propósito na vida. É assim que nossas vidas podem ter sentido e paz. Os cinco pilares são como cumprimos isso.

Os cinco pilares do Islam estão no Alcorão?

Sim, os cinco pilares são mencionados no Alcorão, mas separadamente sem soletrá-los diretamente como “estes são os pilares do Islam”. Os pilares do Islam são escritos diretamente pelo Profeta (saw):

“Islam significa que você deve testemunhar que não há outro deus além de Deus e que Muhammad é o mensageiro de Deus, que você deve observar a oração, pagar o zakat, jejuar durante o Ramadan e fazer a peregrinação à Casa de Deus se tiver os meios para vai.”

Mishkat al-Masabih

ِTodos os versículos separados do Alcorão são mencionados abaixo ao falar sobre cada pilar.

O Primeiro Pilar do Islam: A Shahada (Testemunho)

Shahada significa Testemunho. É o testemunho de que Allah (Deus) é o Único e Única Divindade, o Único digno de adoração, e Muhammad é Seu profeta e mensageiro. Shahada é a porta do Islam. Basta dizer as palavras com sinceridade e convicção para se tornar um muçulmano.

Shahada é o testemunho de fé na unicidade de Deus. É um reconhecimento que deve emanar de uma profunda convicção no coração e na mente de que Deus é Um e Único. Significa a aceitação do caminho de todos os mensageiros enviados por Allah, o caminho que Allah completou e aperfeiçoou com o último e último mensageiro, Muhammad – que a paz esteja com todos os mensageiros-.

A Shahada em árabe:

أشهد أن لا إله إلا الله وأشهد أن محمدا رسول الله

Transliteração da Shahada:

Ash-hadu An La illaha illa Allah, w ash-hadu Ana Muhammadan Rasul Allah. 

Tradução de Shahada:

Testemunho que não há divindade além de Allah, e que Muhammad é Seu mensageiro.

Este pilar do Islam é mencionado no Alcorão em: 

“então saibam que não há outro deus além de Allah”,

Surata Muhammad – 19

“Muhammad é o Mensageiro de Allah.”

Surata Al-Fath – 29

Aprenda sobre a Shahada de forma abrangente.

O segundo pilar do Islam é o Salah (Oração)

Salah significa oração, mas ao contrário de uma súplica normal, Salah tem que ser feito de uma maneira muito específica, em determinados momentos. Este livreto explica todos esses detalhes.

Deus ordenou que fizéssemos cinco orações diárias, nas quais recitamos as palavras do Criador, ficamos em submissão diante Dele e pedimos a Ele tudo o que precisamos.

As cinco orações diárias incutem uma sensação de necessidade constante e confiança em Allah. Aquele que está sempre ouvindo (Al-Samee’), sempre vendo (Al-Baseer) e Aquele que responde ao chamador (Al Mojeeb).

Salah permite que a pessoa tire alguns minutos do ritmo acelerado da vida e apenas fale com o Criador. Além disso, nos ajuda a lembrar o que está além de todas as nossas experiências diárias.

Allah disse a Moisés (que a paz esteja com ele):

“Na verdade, eu sou Allah. Não há divindade além de mim, então adore-me e estabeleça oração para minha lembrança.”

[Alcorão 20-14]

O terceiro pilar do Islam é o Zakat (Ação de Caridade)

Zakat significa purificação. É um significado geral que reflete na purificação de todos os aspectos de nós mesmos; a purificação de nossa riqueza faz parte disso. No sentido técnico, o Zakat é uma instituição de caridade obrigatória que os ricos devem distribuir anualmente.

“As esmolas são tão-somente para os pobres, para os necessitados, para os funcionário empregados em sua administração, para aqueles cujos corações têm de ser conquistados, para a redenção dos escravos, para os endividados, para a causa de Deus e para o viajante; isso é um preceito emanado de Deus, porque é Sapiente, Prudentíssimo.”

Surata At-Tawbah – 60

O quarto pilar do Islam é o jejum no Ramadan

O jejum tinha diferentes formas quando foi revelado a diferentes profetas, por exemplo, em alguns casos, as pessoas jejuavam de falar com os outros e ficavam em silêncio o dia todo.

“Ó vós que crestes, foi decretado sobre vós o jejum, como foi decretado para os vossos antepassados, para que vos torneis justos”

Sura Al-Baqarah

O quinto pilar do Islam é o Hajj (Peregrinação) 

Hajj é definido como um conjunto de atos de adoração específicos, feitos em um local específico e em um momento específico. Allah é quem determina todos esses elementos específicos, por isso é a mais pura forma de obediência mantê-los e nenhum homem tem autoridade para mudá-los.

Allah estabeleceu o local para o Hajj em Mecca, o tempo é no último mês do ano lunar islâmico (também conhecido como o mês da peregrinação).

Deus diz:

“Ó humanos, de fato, nós os criamos de homem e mulher e os fizemos povos e tribos para que vocês se conheçam. De fato, o mais nobre de vocês aos olhos de Allah é o mais justo de vocês. De fato, Allah é Sabedor e Conhecedor.”

Surata Al-Hujurat – 13

Qual é o Ato de Adoração que contém todos os pilares do Islam?

Durante o Hajj, todos os quarto pilares anteriores estão conectados e seus propósitos cumpridos. Começando com a lembrança de Allah, como a Shahada. Realizar –em submissão– atos específicos de adoração estabelecidos por Allah, como o Salah.

Purificar a alma gastando dinheiro e suportando dificuldades físicas por causa de Allah, como no Zakat. E, claro, nos disciplinando como o Jejum.

Qual é a importância dos cinco pilares do Islam?

O propósito dos cinco pilares é dar uma sensação de consistência e estrutura para aqueles que caminham no caminho de Allah.

Os cinco pilares são de importância fundamental porque todos eles são obrigatórios, desde que seus requisitos sejam atendidos.

Os pilares são as principais formas de adoração que Allah nos ordenou para adorá-Lo.

O que fazer para melhorar nosso desempenho nos pilares do Islam?

Embora os cinco pilares sejam obrigatórios, podemos fazer adoração semelhante, mas voluntária. Estes elevam nossa fé e nos aproximam de nosso Senhor.

Existem recompensas especiais para esses cultos adicionais, e na Sunnah (Tradição do profeta) há muitos detalhes sobre eles.

• Podemos dizer o “Azkhar” do qual a Shahada faz parte, ao amanhecer e ao anoitecer.

• Podemos fazer mais orações durante o dia e a noite, além das cinco orações.

• Podemos dar mais em caridade aos pobres e necessitados, e neste caso, mesmo se dermos a nossa mãe ou filhos – por exemplo – pode contar como caridade (mesmo que não possamos dar de Zakat).

• Podemos jejuar durante o ano não apenas no Ramadan.

• E, finalmente, podemos ir a Mecca para (Umrah) – que é semelhante à peregrinação – em qualquer época do ano.

O caminho para Allah está cheio de diferentes boas ações, então certifique-se de conhecê-las e praticá-las.

Allah diz no hadith Qudusi:

“A coisa mais amada pela qual Meu servo se aproxima de Mim é o que eu obriguei a ele, e Meu servo continua se aproximando de Mim através da adoração voluntária até que Eu o ame. “

Sahih al-Bukhari 6502

Mais recursos:

um breve guia ilustrado para compreender o islÃ
A Verdadeira Religião de Deus
ebooks gratuitos em português

Outras línguas:

EnglishFrançais Português

Share