Allah perdoa todos os pecados? – Eu pequei!

Como humanos, recebemos a ordem de não cometer pecados, mas às vezes escorregamos e caímos. O que faremos

Como humanos, recebemos a ordem de não cometer pecados, mas às vezes escorregamos e caímos. O que faremos quando isso acontecer? Estamos condenados porque pecamos pelo menos uma vez? Ou existe uma maneira de nos redimirmos e ganharmos o perdão do nosso Criador? Allah me perdoará?!

Para encontrar a nossa resposta, examinaremos o caminho através do qual Allah perdoa todos os pecados. Veremos também o que nunca devemos fazer para que a porta escancarada da misericórdia não seja fechada pelas nossas próprias mãos.

O que é um pecado no Islam?

Pecado é a desobediência a Allah (Deus), nosso senhor e mestre, o senhor dos mundos; É nossa escolha seguir um caminho diferente daquele que Ele nos ordenou.
Primeiro, você precisa entender algo importante. Não nascemos em pecado e não existe “Pecado Original” que as pessoas herdem! O pecado é uma escolha de cada pessoa e cada um é responsável pelas suas próprias escolhas. Isto foi explicado em detalhes em: (O Pecado Original no Islam – Quem Pecou Primeiro? – Explore Islam)

Allah diz: “Nenhuma alma carrega o fardo da culpa de outra.”
وَلَا تَزِرُ وَازِرَةٌۭ وِزْرَ أُخْرَىٰ ۚ

(Surah Fatir – 18)

Não existe pecado original, nossos pecados são nossos! Aqueles que cometeram pecados há muito tempo (seja Adão ou Iblis –Satanás–) seus pecados são deles, assim como nossos pecados são nossos. Embora não tenhamos herdado nenhum pecado, podemos aprender muito com a história desses primeiros pecados. –Compreender a natureza do “pecado” e o caminho para a redenção.  

Allah perdoou Adão e sua esposa e cometeu seus pecados como se nunca tivessem existido, e até o fim dos dias, Iblis não será perdoado. Mas por que?

Os dois tipos de pecados no Islam

Embora tanto Adão quanto Iblis tenham pecado, a natureza do pecado deles era diferente, mas o mais importante é que a forma como eles reagiram a isso foi muito diferente. A atitude deles para com Allah fez toda a diferença. 

1. Pecado por Arrogância

Veja, o maior problema de Iblis não foi que ele pecou e não obedeceu à ordem de Seu Criador; antes, foi porque ele desafiou seu Criador. Sua arrogância, ódio e inveja causaram seu pecado. Acrescente a tudo isso, nunca reconheceu seu erro, nunca se arrependeu ou pediu perdão! 

2. Pecado por fraqueza

Por outro lado, o pecado de Adão foi devido à sua própria fraqueza e à sedução do seu inimigo. Isso não faz com que seja menos pecado, mas desempenha um papel muito importante na forma como ele reagiu a isso. 

Veja, assim que Adão e sua esposa perceberam que haviam caído no pecado, eles imediatamente admitiram seus erros a Allah. Adão e Eva reconheceram os seus erros com remorso e arrependimento, e depois pediram perdão ao Todo-Poderoso, depois de mostrarem a sua vontade de nunca mais desobedecerem. 

(قَالَا رَبَّنَا ظَلَمْنَآ أَنفُسَنَا وَإِن لَّمْ تَغْفِرْ لَنَا وَتَرْحَمْنَا لَنَكُونَنَّ مِنَ ٱلْخَـٰسِرِينَ )
Eles disseram: “Nosso Senhor, nós nos prejudicamos, e se Tu não nos perdoares e tiveres misericórdia de nós, certamente estaremos entre os perdedores.”

[Alcorão 7:23, Sahih International]

Como ganhar o perdão de Allah? 

Eles pediram Seu perdão e foram perdoados! Bem desse jeito? Sim! É simples assim! Eles sabiam que não importa quão grave seja o pecado, Allah é sempre maior e sua misericórdia envolveu tudo. A maneira de conquistá-lo é simplesmente retornar a Ele e provar sinceridade genuína.

Nossa existência não gira em torno do pecado. Pecamos, mas o pecado não é a nossa identidade. Pelo contrário, lutar contra o pecado é o que refina a nossa identidade, fé, perseverança e compromisso com Allah. Nada é maior que Allah, nada é impossível para Allah, e Sua misericórdia é mais vasta do que poderíamos imaginar – Glorificado é Ele!

Allah me perdoará?

Sim, Allah irá perdoá-lo se você se arrepender. Allah perdoa aqueles que retornam a Ele.

Dois pecaram; um foi perdoado e o outro foi condenado. Allah lhe contou a história deles para você prestar atenção. –não apenas mostrar a você que Ele perdoa todos os pecados e que Sua misericórdia envolveu tudo, mas também mostrar a você o caminho para obtê-lo. E agora você sabe. 

Portanto, se você escorregar e cair, saiba que a chave da sua redenção ainda está em suas mãos. É tão simples quanto admitir o que você fez de errado, pedir perdão a Allah e, o mais importante, mostrar sua sinceridade para ganhar esse perdão, arrependendo-se e fazendo o bem com seu coração e membros. 

 (Ele disse: “Meu castigo – eu aflijo com ele quem eu quero, mas Minha misericórdia abrange todas as coisas. Então vou escrevê-lo para aqueles que Me temam e deem zakāh e aqueles que acreditam em Nossos sinais-”)
(قَالَ عَذَابِىٓ أُصِيبُ بِهِۦ مَنْ أَشَآءُ ۖ وَرَحْمَتِى وَسِعَتْ كُلَّ شَىْءٍۢ ۚ فَسَأَكْتُبُهَا لِلَّذِينَ يَتَّقُونَ وَيُؤْتُونَ ٱلزَّكَوٰةَ وَٱلَّذِينَ هُم بِـَٔايَـٰتِنَا يُؤْمِنُونَ)

Surah Al-A’raf – 156

A. Allah conhece você, então conheça-O

Se estivermos programados para amar e obedecer ao nosso Criador, então não haverá desafio. Mas ao escolhê-Lo acima de qualquer outra coisa na Sua criação e ao nos comprometermos com o Seu caminho contra todas as lutas e tentações, provamos verdadeiramente a nossa fé e sinceridade.

Esta é a nossa jornada. Enquanto estivermos buscando Allah, aprendendo com Ele e sobre Ele, não O negligenciando ou associando nada ou ninguém com Ele, então Ele perdoará e perdoará… 

Ele conhece cada um de nós. Ele nos criou e fez este coração e mente e Ele sabe muito bem o que acontece nisso. Ele está mais perto de você do que esta tela que você está olhando.

Ninguém conhecerá o seu coração como Aquele que o fez, ninguém lhe mostrará misericórdia como A Origem de toda Misericórdia, e ninguém o compreenderá como Aquele que lhe deu a capacidade de compreender. 

Aquele que esteve com você a cada segundo de cada dia, desde o momento em que você era uma mera gota de fluido até o momento em que foi para o túmulo e além.

Ele se autodenominou O Muitas vezes Perdoador, Ocultador de Falhas, Aceitador do Arrependimento…. para nós!

B. O perdão é a promessa de Allah

Allah o Todo-Poderoso, disse:

Ó Filho de Adão, contanto que você Me invoque e me peça, eu o perdoarei pelo que você fez e não me importarei. Ó Filho de Adão, se os seus pecados chegassem às nuvens do céu e você então me pedisse perdão, eu o perdoaria. Ó Filho de Adão, se você viesse a Mim com pecados quase tão grandes quanto os da Terra e se você Me enfrentasse, sem me atribuir nenhum parceiro, Eu lhe traria um perdão quase tão grande quanto ele [também]”
“يَا ابْنَ آدَمَ! إِنَّكَ مَا دَعَوْتنِي وَرَجَوْتنِي غَفَرْتُ لَك عَلَى مَا كَانَ مِنْك وَلَا أُبَالِي، يَا ابْنَ آدَمَ! لَوْ بَلَغَتْ ذُنُوبُك عَنَانَ السَّمَاءِ ثُمَّ اسْتَغْفَرْتنِي غَفَرْتُ لَك، يَا ابْنَ آدَمَ! إنَّك لَوْ أتَيْتنِي بِقُرَابِ الْأَرْضِ خَطَايَا ثُمَّ لَقِيتنِي لَا تُشْرِكُ بِي شَيْئًا لَأَتَيْتُك بِقُرَابِهَا مَغْفِرَةً”

[nawawi]

“Ó Meus servos, que transgrediram contra si mesmos, não se desesperem com a misericórdia de Allah. Na verdade, Allah perdoa todos os pecados. Na verdade, é Ele quem é o Indulgente, o Misericordioso”
يَـٰعِبَادِىَ ٱلَّذِينَ أَسْرَفُوا۟ عَلَىٰٓ أَنفُسِهِمْ لَا تَقْنَطُوا۟ مِن رَّحْمَةِ ٱللَّهِ ۚ إِنَّ ٱللَّهَ يَغْفِرُ ٱلذُّنُوبَ جَمِيعًا ۚ إِنَّهُۥ هُوَ ٱلْغَفُورُ ٱلرَّحِيمُ 

Surah Az-Zumar – 53

Quem Allah perdoa?

Allah perdoa aqueles que retornam a ele, se arrependem sinceramente e mudam suas vidas para praticar boas ações depois de terem praticado más ações… 

Mas como podemos voltar? Como podemos nos arrepender? Como podemos provar que estamos genuinamente buscando Seu perdão? 

Existem três etapas simples:

Condições de arrependimento

As condições do arrependimento são:

  1. Pare de cometer pecado;
  2. Arrependa-se do que você fez;
  3. Decida nunca mais voltar a isto.

Então, para quem pergunta: 

  • Allah me perdoará por assistir coisas ruins?
  • Allah me perdoará por não orar? 
  • Allah me perdoará por Zina (adultério)? 
  • Allah me perdoará por beber álcool? 

Sim, se você se arrependeu e cumpriu as condições do arrependimento.

Allah me perdoará pelos pecados graves?

Sim, com arrependimento não há pecados imperdoáveis. Allah perdoa todos os pecados, Ele é o que perdoa muitas vezes e o mais misericordioso.

Mas preste atenção, pois sem arrependimento, seus maiores pecados estarão sob a vontade de Allah. Ele não garantiu perdão ou punição para todos; em vez disso, seu julgamento será individual entre você e ele. E que cara você terá então, se viveu toda a sua vida sem se arrepender?! 

Além disso, sem arrependimento, existem pecados imperdoáveis. Pecados que Allah declarou que Ele não perdoará ninguém, que morra por eles sem se arrepender. Esses pecados são o tipo de pecado que Iblis desafiou e igualou os outros a Allah. 

“Na verdade, Allah não perdoa a associação com Ele, mas Ele perdoa qualquer coisa menos do que isso para quem Ele deseja.”
إِنَّ ٱللَّهَ لَا يَغْفِرُ أَن يُشْرَكَ بِهِۦ وَيَغْفِرُ مَا دُونَ ذَٰلِكَ لِمَن يَشَآءُ ۚ 

Surah An-Nisa – 48

Então, arrependa-se diante dele. Confesse seus erros a Ele. Você não precisa confessar isso a mais ninguém. Allah está mais perto de você do que suas próprias veias, e Ele vê você, ouve você e sabe o que está em seu coração. Então confesse a Ele! Pergunte a ele! Seja honesto com Ele! 

Então volte para Ele.

Allah me perdoará pelos pecados repetidos?

Sim! Nunca perca a esperança. A determinação em seu coração é o que conta. Então, mesmo que você acabe ficando fraco e caindo novamente, volte novamente.

Allah não nos pergunta o que não podemos. Ele não exige garantir o futuro que nenhum de nós conhece. 

A porta está sempre aberta. Ganhar sua misericórdia é tão simples quanto submeter-se a Ele, pedir seu perdão e jogar fora a arrogância e o ego.

Não importa quantas vezes você caia, nunca perca a esperança. Você sempre pode retornar e sempre pedir perdão a Allah, pois Ele é O Sempre ouvinte e O Sempre perdoador. 

Cuidado com a armadilha de Iblis

No entanto, não deixe o diabo te enganar, fazendo-o pensar que pode enganar o seu senhor! Se você se arrepende e ainda quer cometer o pecado sempre que tiver a chance, pensando que vai se arrepender novamente, saiba que Deus não pode ser enganado e você está apenas enganando a si mesmo! 

Preste atenção ao que aconteceu com seu inimigo e não deixe que ele o desencaminhe como fez com seus pais… e não deixe que a misericórdia de Allah faça você esquecer Seu castigo rigoroso e severo.  

Como lidar com os pecados relacionados aos outros?

Alguns pecados podem envolver outras pessoas. Para esse tipo de pecado, existe uma 4ª condição para o seu arrependimento, somada às três anteriores: 

  • Faça as pazes com aqueles que você ofendeu e obtenha seu perdão

Essa condição difere muito dependendo do caso; às vezes eles são inacessíveis ou relutantes. Mas Allah só pede que você faça o que puder. Mostre a Ele sua sinceridade e confie Nele e Ele responderá na mesma moeda. 

E então, aqueles que perguntam: 

  • Allah me perdoará por calúnia?
  • Allah me perdoará por machucar alguém??
  • Allah me perdoará por desrespeitar meus pais?
  • Allah me perdoará pelo aborto?

Sim, se você se arrependeu e cumpriu as condições do arrependimento.

Perdoe-me, Allah, pois eu pequei:

O perdão de Allah (Deus) está apenas em Suas mãos, para conquistá-lo basta pedir a Ele. Aqueles que caem em frustração ou desespero depois de caírem no pecado sofrem a maior perda de suas vidas; A misericórdia de Allah está próxima! O perdão de Allah é facilmente conquistado! Basta perguntar a Ele! Ele sozinho!

Reconheça seus erros diante dele, esse é o primeiro passo. Então, arrepender-se do que você fez é o segundo – remorso e arrependimento que não levam à frustração, mas sim ao último passo. Tenha uma determinação sólida e decida não fazer isso novamente no futuro.

E então faça o seu melhor e aconteça o que acontecer, saiba que a porta de Allah está sempre aberta…. Se o diabo te enganar mil vezes, volte para Allah mil vezes!

Basta levantar as mãos para Ele e dizer “Perdoe-me, Allah, porque eu pequei”. 

Mostre a Ele sua sinceridade fazendo o que puder para melhorar e caminhar até Ele em Seu caminho. 

(E diga: “Meu Senhor, perdoe e tenha misericórdia, pois Tu és o melhor dos misericordiosos.”)
وَقُل رَّبِّ ٱغْفِرْ وَٱرْحَمْ وَأَنتَ خَيْرُ ٱلرَّٰحِمِينَ

Surah Al-Mu’minun

Não se Desespere

Quem pode perdoar pecados exceto Allah?

Leia o outro artigo sobre o tema: O Pecado Original no Islam – Quem Pecou Primeiro?

Facebook

Twitter

Outros Idiomas:

English

Mais recursos:

um breve guia ilustrado para compreender o islÃ
A Verdadeira Religião de Deus
ebooks gratuitos em português

Share

Share
Pin It

About Omar AbdulMonem

Omar Zayed Abdelmoneim is a freelance writer and translator, with years of experience in the field. His speciality is writing Islamic and Dawah content, that was built from his years of conversational experience with different faiths and beliefs. His educational background in the Shariah comes from studying a year in Madinah with the scholars of Masjid An-nabawi, and continuous studying through different online programs over the years. Omar graduated from the faculty of science, with a BSc degree in Geoscience. Studying the field of science helped facilitate his mindset and gave him a unique perspective in seeing the world.

Leave a Comment