Profeta Muhammad como marido – como ele tratou sua família?

O profeta Muhammad ﷺ é o modelo para os muçulmanos em todos os aspectos da vida. Os muçulmanos

O profeta Muhammad ﷺ é o modelo para os muçulmanos em todos os aspectos da vida. Os muçulmanos seguem o Profeta Muhammad como marido, pai, professor ou líder.

Neste artigo, abordaremos alguns aspectos da vida do Profeta como marido. As seguintes situações esclarecem como o Profeta Muhammad ﷺ trata sua família:

1. Profeta Muhammad ﷺ é o marido ideal no Islam

Uma vez perguntaram ao profeta Muhammad ﷺ: Qual é o direito da esposa de um de nós sobre seu marido?”

 Ele respondeu: 

  • “Que você deve dar-lhe comida quando você come, 
  • e veste-a quando te vestes, 
  • e não bata na cara dela,
  • e não a insulte.”  [Abu Dawud]

Além disso, um marido muçulmano é encorajado a ajudar sua esposa e participar das tarefas domésticas. Por que não e nosso amado Profeta ﷺ deu um grande exemplo disso?

2. Profeta Muhammad ﷺ Participa das tarefas domésticas

O profeta (ﷺ) costumava servir sua família mesmo depois de ser o líder de toda a Arábia. Foi narrado pela esposa do Profeta Muhammad (ﷺ) o seguinte:

كان يكون فى مهنة أهله -يعنى‏:‏ خدمة أهله- فإذا حضرت الصلاة، خرج إلى الصلاة
“Ele costumava se manter ocupado ajudando os membros de sua família e, quando chegava a hora da Salah (a oração), ele se levantava para orar.”

[Al Bukhari]

Em outro hadith, ela disse:

كَانَ بَشَرًا مِنَ الْبَشَرِ، يَفْلِي ثَوْبَهُ، وَيَحْلُبُ شَاتَهُ، وَيَخْدُمُ نَفْسَهُ‏.‏
Ele era um ser humano normal. Ele costumava examinar suas roupas em busca de piolhos, ordenhar suas ovelhas e se servir”.

[Sahih Ibn Hebban] 

3. O Profeta Muhammad ﷺ aceita os desejos permissíveis de suas esposas

O Profeta (ﷺ) costumava ser gentil com suas esposas e dar-lhes tudo o que elas desejavam. Um de seus companheiros narrou:

وَكَانَ رَسُولُ اللَّهِ صلى الله عليه وسلم رَجُلاً سَهْلاً إِذَا هَوِيَتِ الشَّىْءَ تَابَعَهَا عَلَيْهِ
O Mensageiro de Allah (ﷺ) era uma pessoa de disposição gentil, então quando ela (Aisha) desejava algo, ele aceitava (desde que não contrariasse os ensinamentos do Islam).

Sahih Muslim

4. O profeta Muhammad se preocupa com suas esposas mesmo durante a menstruação:

Aqui está um grupo de situações destacando alguns aspectos da vida amorosa do Profeta Muhammad (ﷺ).

Durante a menstruação, ele tratou sua esposa Aisha de maneira romântica. Ela descreve seu jeito dizendo:

كُنْتُ أَشْرَبُ مِنَ الْقَدَحِ وَأَنَا حَائِضٌ، فَأُنَاوِلُهُ النَّبِيَّ صلى الله عليه وسلم فَيَضَعُ فَاهُ عَلَى مَوْضِعِ فِيَّ فَيَشْرَبُ مِنْهُ وَأَتَعَرَّقُ مِنَ الْعَرْقِ وَأَنَا حَائِضٌ فَأُنَاوِلُهُ النَّبِيَّ صلى الله عليه وسلم فَيَضَعُ فَاهُ عَلَى مَوْضِعِ فِيَّ ‏.‏

“Quando eu estava menstruada, então eu entregava ao Profeta (ﷺ), e ele colocava sua boca onde a minha estava e bebia. E eu mordiscava um osso em que havia alguns pedaços de carne quando eu estava menstruada, então eu dava ao Profeta (ﷺ) e ele colocava sua boca onde a minha estava.”

[Sahih Sunan an-Nasa’i ] 

5. O Profeta Muhammad ﷺ Expresse explicitamente Seu amor por Sua Esposas:

O profeta (ﷺ) costumava confessar o amor que tem por suas esposas mesmo entre outras pessoas.

Certa vez, nosso Mensageiro de Allah (ﷺ) foi questionado por um homem: “qual pessoa você mais ama?” Ele respondeu: “Aisha.”

  Ele nunca teve vergonha de dizer isso em público para nos ensinar e nos orientar a expressar nosso amor aos nossos parceiros (o marido e sua esposa).

6. O Profeta Muhammad ﷺ costumava fazer atividades divertidas com suas esposas

O profeta (ﷺ) costumava fazer atividades divertidas com suas esposas de acordo com seus desejos. 

Por exemplo, em uma das viagens do profeta Muhammad, ele fez uma competição de corrida com sua esposa Aisha para agradá-la.

7. O Profeta Muhammad ﷺ Compreende o Ciúme de Sua Esposa:

Em muitos casos, o profeta (ﷺ) aprecia as atividades ciumentas de sua esposa e lida racionalmente com elas sem ferir seus sentimentos ou desperdiçar os direitos dos outros.

Foi narrado:

Enquanto o Profeta (ﷺ) estava na casa de uma de suas esposas, uma das mães dos crentes enviou uma refeição em um prato. A esposa em cuja casa o Profeta (ﷺ) estava, bateu na mão do servo, fazendo com que o prato caísse e quebrasse.

O Profeta (ﷺ) juntou os pedaços quebrados do prato e começou a recolher sobre eles a comida que estava no prato e disse: “Sua mãe (minha esposa) ficou com ciúmes.

Sahih al-Bukhari 

Então ele deteve o servo até que um prato (perfeito) fosse trazido da esposa em cuja casa ele estava. Ele deu o prato para a esposa cujo prato havia quebrado e guardou o quebrado na casa onde havia quebrado.

8. O Profeta Muhammad ﷺ Evita Perturbar Sua Esposa 

O Profeta (ﷺ) costumava agradar suas esposas e evitar o que poderia desagradar ou confundir suas esposas. Foi narrado por exemplo:

فيسلم تسليمًا لا يوقظ نائمًا، ويسمع اليقظان
Ele [o Profeta] vinha à noite e oferecia saudações de maneira a não perturbar os que dormiam e era ouvido apenas pelos que estavam acordados.

[Sahih Muslim]

9. Fim inesperado do Profeta Muhammad!

Finalmente, esperamos que no momento em que o Profeta ﷺ morreu, ele estivesse orando e clamando pelo Islam. No entanto, Allah escolheu um fim inesperado para ele:

قَالَتْ عَائِشَةُ ـ رضى الله عنها تُوُفِّيَ النَّبِيُّ صلى الله عليه وسلم فِي بَيْتِي، وَفِي نَوْبَتِي، وَبَيْنَ سَحْرِي وَنَحْرِي، وَجَمَعَ اللَّهُ بَيْنَ رِيقِي وَرِيقِهِ‏.‏ قَالَتْ دَخَلَ عَبْدُ الرَّحْمَنِ بِسِوَاكٍ، فَضَعُفَ النَّبِيُّ صلى الله عليه وسلم عَنْهُ، فَأَخَذْتُهُ فَمَضَغْتُهُ ثُمَّ سَنَنْتُهُ بِهِ‏.‏
Aisha disse: “O Profeta (ﷺ) morreu em minha casa no dia da minha vez enquanto ele estava encostado no meu peito perto do meu pescoço, e Allah fez minha saliva se misturar com a saliva dele.” ‘Aisha acrescentou: “‘AbdurRahman veio com um Siwak e o Profeta (ﷺ) estava muito fraco para usá-lo, então eu peguei, mastiguei e então (dei a ele e ele) limpou os dentes com ele.”

[Sahih Al-Bukhari] 

Conclusão

Para concluir, isso faz parte da vida do profeta Muhammad como marido. Não é hora de saber mais sobre o Profeta Muhammad ﷺ ?

Share

Leave a Comment