O Pecado Original no Islam – Quem Pecou Primeiro?

Você com certeza já ouviu falar sobre o pecado original. E se eu lhe dissesse que o pecado

Você com certeza já ouviu falar sobre o pecado original. E se eu lhe dissesse que o pecado original não existe e que Deus já perdoou Adão e Eva? Indo ainda mais longe, o primeiro pecado não foi realmente o pecado de Adão. O que é tudo isso? Bem, aqui está a história completa, leia e descubra.

Existe um pecado original no Islam?

Não, não existe pecado original no Islam ! Quando questionados se os muçulmanos acreditam no pecado original, a resposta não pode ser mais clara: Não! Não há pecado original no Islam. O Islam e o pecado original não se misturam. 

O que é pecado original? O pecado original é a crença de que o primeiro pecado foi cometido por nosso pai Adão pela sedução de nossa mãe Eva. 

Por que é chamado de pecado original? Isso porque eles são pai e mãe de toda a humanidade, por isso afirma que toda a humanidade também herdou o peso e o castigo por esse pecado! 

Punido pelo pecado do outro! É por isso que essa crença é injusta e irracional. Os muçulmanos rejeitam-no porque acreditam inflexivelmente que Allah (Deus) é o Todo-Justo, aquele que não faz mal a ninguém, nem por um grão de areia. Allah não faz mal às pessoas, punindo-as pelo que não fizeram.
Você nunca encontrará exemplos de pecado original que façam essa ideia fazer sentido. É injusto responsabilizar alguém pelo pecado de outro, seja pai, filho ou quem quer que seja! 

Qual foi o primeiro pecado no Islam?

Iblis pecou primeiro, não Adão. O primeiro pecado não foi o pecado de Adão, mas na verdade um pecado contra Adão! Iblis (Satanás) é o nome do diabo, mas ele nem sempre foi um demônio. Ele se tornou um demônio depois de pecar e se recusar a se arrepender diante de Allah (Deus).

Justamente quando Allah criou Adão, Allah ordenou que os anjos e Iblis com eles se curvassem a Adão, honrando Adão como ele foi criado. Os anjos ouviram e obedeceram, mas Iblis desobedeceu à ordem de Allah. esse foi o primeiro pecado e aqui está a história completa: 

A história da Criação no Alcorão

Os muçulmanos acreditam que o pecado original não é bíblico, mas sim uma invenção feita por mãos humanas. A Bíblia original foi corrompida pela manipulação, adição e exclusão humana. É por isso que Allah (Deus) revelou a verdadeira história em Sua última revelação: O Alcorão.. 

Deus disse aos anjos

…” Na verdade, farei sobre a terra uma autoridade sucessiva…”
وَإِذْ قَالَ رَبُّكَ لِلْمَلَـٰٓئِكَةِ إِنِّى جَاعِلٌۭ فِى ٱلْأَرْضِ خَلِيفَةًۭ ۖ”

Os anjos responderam:

Eles disseram: “Você colocará sobre ele alguém que causa corrupção e derrama sangue, enquanto nós Te exaltamos com louvor e declaramos Sua perfeição?”
قَالُوٓا۟ أَتَجْعَلُ فِيهَا مَن يُفْسِدُ فِيهَا وَيَسْفِكُ ٱلدِّمَآءَ وَنَحْنُ نُسَبِّحُ بِحَمْدِكَ وَنُقَدِّسُ لَكَ ۖ

Como os anjos não conheciam a sabedoria além da criação de Adão, eles perguntaram isso a Deus, mas Deus, o Todo-Poderoso, respondeu:

Ele [Allah] disse: “Na verdade, eu sei o que você não sabe.(30)”
قَالَ إِنِّىٓ أَعْلَمُ مَا لَا تَعْلَمُون

A partir dessa criação serão os Profetas, Mensageiros, pessoas honestas e boas.

Então Deus ensinou os nomes a Adão – todos eles. 

E Ele os mostrou aos anjos e disse:

Então Ele os mostrou aos anjos e disse: “Informem-me os nomes destes, se vocês são verdadeiros. (31)”
وَعَلَّمَ ءَادَمَ ٱلْأَسْمَآءَ كُلَّهَا ثُمَّ عَرَضَهُمْ عَلَى ٱلْمَلَـٰٓئِكَةِ فَقَالَ أَنۢبِـُٔونِى بِأَسْمَآءِ هَـٰٓؤُلَآءِ إِن كُنتُمْ صَـٰدِقِينَ صَـٰدِقِينَ

Os anjos responderam imediatamente:

Eles disseram: “Exaltado és Tu; não temos conhecimento exceto o que você nos ensinou. Na verdade, és Tu quem é o Conhecedor, o Sábio. (32)”
قَالُوا۟ سُبْحَـٰنَكَ لَا عِلْمَ لَنَآ إِلَّا مَا عَلَّمْتَنَآ ۖ إِنَّكَ أَنتَ ٱلْعَلِيمُ ٱلْحَكِيم

Então Deus disse:

Ele disse: “Ó Adão, informe-os sobre seus nomes”. E quando ele lhes informou seus nomes, Ele disse: “Eu não lhes disse que conheço os [aspectos] invisíveis dos céus e da terra? E eu sei o que você revela e o que você escondeu. (33)” 

قَالَ يَـٰٓـَٔادَمُ أَنۢبِئْهُم بِأَسْمَآئِهِمْ ۖ فَلَمَّآ أَنۢبَأَهُم بِأَسْمَآئِهِمْ قَالَ أَلَمْ أَقُل لَّكُمْ إِنِّىٓ أَعْلَمُ غَيْبَ ٱلسَّمَـٰوَٰتِ وَٱلْأَرْضِ وَأَعْلَمُ مَا تُبْدُونَ وَمَا كُنتُمْ تَكْتُمُونَ

Os anjos não falaram (permanecendo em silêncio)

  • A grande reviravolta que mudou tudo

A história termina aqui? 

Na verdade não, 

Então Deus ordenou aos anjos:

Dissemos aos anjos: “Prostrai-vos diante de Adão”; então eles se prostraram, exceto Iblis. Ele recusou e foi arrogante e tornou-se um dos incrédulos. ( 34)” 

وَإِذْ قُلْنَا لِلْمَلَـٰٓئِكَةِ ٱسْجُدُوا۟ لِـَٔادَمَ فَسَجَدُوٓا۟ إِلَّآ إِبْلِيسَ أَبَىٰ وَٱسْتَكْبَرَ وَكَانَ مِنَ ٱلْكَـٰفِرِينَ ٣٤

[Alcorão 2:30-34]

Todos os anjos se prostraram, exceto um de Jin. Ele é “Iblis”. Ele alcançou um lugar sagrado semelhante ao de um anjo, mas por ser Jin, ele tinha livre arbítrio. Ele foi elevado por ser bom voluntariamente, mas agora desobedeceu voluntariamente! 

Iblis recusou-se a se prostrar diante de Adam, pois ele era arrogante e venenoso com Adam e isso se tornou sua queda.

  • Iblis justificando o pecado!  

Deus perguntou a Iblis:

[Allah] disse: “Ó Iblis, o que te impediu de se prostrar diante daquilo que Eu criei com Minhas mãos? Você era arrogante [então], ou você [já] estava entre os arrogantes? (75)”  

قَالَ يَـٰٓإِبْلِيسُ مَا مَنَعَكَ أَن تَسْجُدَ لِمَا خَلَقْتُ بِيَدَىَّ ۖ أَسْتَكْبَرْتَ أَمْ كُنتَ مِنَ ٱلْعَالِينَ ٧٥

Iblis respondeu:

Ele disse: “Eu sou melhor que ele. Você me criou do fogo e o criou do barro (76)” 

قَالَ أَنَا۠ خَيْرٌۭ مِّنْهُ ۖ خَلَقْتَنِى مِن نَّارٍۢ وَخَلَقْتَهُۥ مِن طِينٍۢ ٧٦

 Allah  ordenou:

[Allah]  disse: “Então saia dessa. Pois, de fato, você é rejeitado (77) E sobre você está Minha maldição até o Dia do julgamento (78)” 

قَالَ فَٱخْرُجْ مِنْهَا فَإِنَّكَ رَجِيمٌۭ  ٧٧ وَإِنَّ عَلَيْكَ لَعْنَتِىٓ إِلَىٰ يَوْمِ ٱلدِّينِ ٧٨

  • Iblis admitiu seu pecado?

Não, ele não fez isso, ao contrário, ele se tornou mais vaidoso e astuciosamente apelado,

Ele disse: “Meu Senhor, então me perdoe até o dia em que eles ressuscitarem. (79)” 

قَالَ رَبِّ فَأَنظِرْنِىٓ إِلَىٰ يَوْمِ يُبْعَثُونَ ٧٩

Deus disse:

[Allah] disse: “Então, de fato, vocês são daqueles que foram perdoados. (80) Até o dia do tempo bem conhecido. (81)” 

قَالَ فَإِنَّكَ مِنَ ٱلْمُنظَرِينَ ٨٠ إِلَىٰ يَوْمِ ٱلْوَقْتِ ٱلْمَعْلُومِ ٨١

Iblis  respondeu:

“Pela sua honra, certamente enganarei todos eles. (82) Exceto, entre eles, Teus servos genuínos. (83)” 

قَالَ فَبِعِزَّتِكَ لَأُغْوِيَنَّهُمْ أَجْمَعِينَ ٨٢ إِلَّا عِبَادَكَ مِنْهُمُ ٱلْمُخْلَصِينَ ٨٣

Deus concluiu,

[Allah] disse: “A verdade [é o Meu juramento], e a verdade eu digo. (84) Eu certamente encherei o Inferno com você e aqueles que te seguem todos juntos. (85)”

قَالَ فَٱلْحَقُّ وَٱلْحَقَّ أَقُولُ ٨٤لَأَمْلَأَنَّ جَهَنَّمَ مِنكَ وَمِمَّن تَبِعَكَ مِنْهُمْ أَجْمَعِينَ ٨٥

[Alcorão 38:75-85] 

Iblis não parou no seu nível de desafiar a Deus. Ele foi ainda mais longe a ponto de ter um ódio e uma inveja insuperáveis por Adão, culpando-o por suas próprias falhas. Ele chegou ao ponto de jurar pela honra de Deus que desviaria todos os descendentes de Adão e nos faria juntar-nos a ele no castigo eterno do fogo do inferno!

  • Eve’s Creation 

Depois disso, Deus criou Eva do (lado) de Adão para ser sua parceira e entrar no Paraíso com ele.

Deus lhes disse:

E nós dissemos: “Ó Adão, habitem, você e sua esposa, no Paraíso e comam dele com [facilidade e] abundância de onde quiserem, mas não se aproximem de uma determinada árvore, para que não se tornem transgressores.” 

وَقُلْنَا يَـٰٓـَٔادَمُ ٱسْكُنْ أَنتَ وَزَوْجُكَ ٱلْجَنَّةَ وَكُلَا مِنْهَا رَغَدًا حَيْثُ شِئْتُمَا وَلَا تَقْرَبَا هَـٰذِهِ ٱلشَّجَرَةَ فَتَكُونَا مِنَ ٱلظَّـٰلِمِينَ 

Adão e Eva viveram por algum tempo no lindo jardim do Paraíso. E com o tempo esqueceram-se da ordem que lhes foi dada e a sua vontade enfraqueceu. Iblis veio e continuou sussurrando para eles e seduzindo-os com todo tipo de mentiras. 

Ele lhes disse: “Vocês querem que eu os guie até a árvore que lhes concederá a eternidade e um reinado que nunca termina?” E Ele lhes deu pesadas promessas do próprio Allah de que ele só quer o que é bom para eles! 

Eles o seguiram e desobedeceram a Allah, e assim que o fizeram, descobriram que todas as promessas de Iblis eram mentiras. Em vez disso, apenas fez com que seus órgãos cobertos ficassem expostos. Allah ordenou que eles não comessem por causa deles, mesmo que não soubessem o que era.

 Mas muito mais importante do que comer de uma árvore é que eles desobedeceram a Allah. Isso é um pecado. Mas preste atenção à palavra de Allah quando ele diz: “Allah perdoa todos os pecados.”

…E dissemos: “Desçam, [todos vocês], como inimigos uns dos outros, e vocês terão na terra um lugar de assentamento e provisão por um tempo.” 

وَقُلْنَا ٱهْبِطُوا۟ بَعْضُكُمْ لِبَعْضٍ عَدُوٌّۭ ۖ وَلَكُمْ فِى ٱلْأَرْضِ مُسْتَقَرٌّۭ وَمَتَـٰعٌ إِلَىٰ حِينٍۢ 

  • O Arrependimento de Adão

Deus viu que Adão e Eva se arrependeram do seu pecado; Então Ele os ensinou como se arrepender diante Dele e apagar aquele pecado e qualquer culpa que ele pudesse ter sobre eles.

Então Adão recebeu de seu Senhor [algumas] palavras e aceitou seu arrependimento. Na verdade, é Ele quem aceita o arrependimento, o Misericordioso. Dissemos: “Desçam disso, todos vocês. E quando a orientação vier de Mim para você, quem quer que siga a Minha orientação – não haverá medo em relação a eles, nem sofrerão. E aqueles que descrêem e negam Nossos sinais – esses serão companheiros do Fogo; eles permanecerão nele eternamente.” 

فَتَلَقَّىٰٓ ءَادَمُ مِن رَّبِّهِۦ كَلِمَـٰتٍۢ فَتَابَ عَلَيْهِ ۚ إِنَّهُۥ هُوَ ٱلتَّوَّابُ ٱلرَّحِيمُ. قُلْنَا ٱهْبِطُوا۟ مِنْهَا جَمِيعًۭا ۖ فَإِمَّا يَأْتِيَنَّكُم مِّنِّى هُدًۭى فَمَن تَبِعَ هُدَاىَ فَلَا خَوْفٌ عَلَيْهِمْ وَلَا هُمْ يَحْزَنُون. وَٱلَّذِينَ كَفَرُوا۟ وَكَذَّبُوا۟ بِـَٔايَـٰتِنَآ أُو۟لَـٰٓئِكَ أَصْحَـٰبُ ٱلنَّارِ ۖ هُمْ فِيهَا خَـٰلِدُونَ 

[Alcorão  2:35-39] 

Moral da história Do primeiro pecado no Islam

Iblis foi o primeiro a pecar. Por causa de sua arrogância e inveja, ele induziu Adão e Eva a pecar com mentiras e falsas promessas. Além disso, ele pediu a Allah a imortalidade, para que pudesse dedicar sua vida e todos os seus esforços para fazer o mesmo com todos os filhos de Adão e Eva!

Allah, com toda a sua sabedoria, atendeu ao apelo de Iblis. Para nos mostrar que ele pode até aceitar o apelo de um diabo, se ele se voltar para ele, e também para testar a nossa sinceridade genuína em seguir o seu caminho, já que o diabo não tem poder sobre nós e tudo o que ele pode fazer é sussurrar e mentir, aqueles que os seguem não podem culpar ninguém menos que a si mesmos.

O que fazer quando você peca?

Quando você pecar, faça o que seus pais fizeram. Eles também foram enganados, também escorregaram, mas foram perdoados. Allah está mostrando a você o caminho para o Seu perdão; tudo que você precisa fazer é pegá-lo. 


Adão e Eva se arrependeram diante de Deus e se arrependeram do que fizeram. E assim, eles foram perdoados pelo sempre misericordioso e perdoador. Iblis não admitiu e não foi perdoado. 

Você só precisa colocar a cabeça no chão e pedir perdão a Allah, e a mais ninguém. Diga: “Perdoe-me, Allah, porque pequei” e saiba que quando você mostra sinceridade, Ele perdoa. (link do outro artigo sobre perdão e condições de arrependimento)

O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) disse: quando alguém recita o Ayat de Sajdah (prostração) e depois cai em prostração, Iblis chora em reclusão e diz: Ai de mim, o filho de Adão foi ordenado a me prostrar, ele se prostrou e o Paraíso tinha direito a ele e eu fui ordenado a me prostrar, recusei e estou condenado ao Inferno” 

 “إِذَا قَرَأَ ابْنُ آدَمَ السَّجْدَةَ فَسَجَدَ اعْتَزَلَ الشَّيْطَانُ يَبْكِي يَقُولُ يَا وَيْلِي أُمِرَ ابْنُ آدَمَ بِالسُّجُودِ فَسَجَدَ فَلَهُ الْجَنَّةُ وَأُمِرْتُ بِالسُّجُودِ فَأَبَيْتُ فَلِيَ النَّارُ ‏”‏ ‏.‏

Sahih Muslim 81a

Referências:

(1) Verso (2:30-34) do Alcorão ( Interpretação em português do significado)
https://Alcorão.com/pt/2/30-34

(2) Verso(38:75-85) do Alcorão(Interpretação em português do significado).
https://Alcorão.com/pt/38/75-85

(3) Verso (2:35-39) do Alcorão(Interpretação em português do significado).
https://Alcorão.com/pt/2/35-39

(4)  (Hadith) Sahih Muslim 81a.

Share
Pin It

Leave a Comment