O que, onde, por que e como os muçulmanos vão durante o  Hajj? 

Por que esses milhões de pessoas se reúnem anualmente em Mecca, na Arábia Saudita, nessa época do ano?

Por que esses milhões de pessoas se reúnem anualmente em Mecca, na Arábia Saudita, nessa época do ano? Como é feita a peregrinação no Islam? E por que é tão importante para os muçulmanos?

Neste artigo, esclarecemos essas dúvidas comuns e muito mais.

Aqui aprenderemos o seguinte:

  • Hajj em poucas palavras
  • O que os muçulmanos fazem em um hajj ?
  • Por que os muçulmanos fazem o Hajj?
  • Como os muçulmanos se preparam para o hajj ?
  • Como os muçulmanos se vestem para o hajj?
  • A História do Hajj
  • Conclusão

Hajj em poucas palavras

Hajj em árabe significa peregrinação. É uma jornada transformadora para a cidade sagrada “Mecca” no mês de “Dhul-Hijjah” (o 12º mês do calendário islâmico), no qual mais de dois milhões de muçulmanos fazem específicos rituais do Hajj de acordo com o Alcorão e Sunnah. Semelhante a outras formas de religião, o Hajj envolve a alma, a mente e o corpo na adoração a Allah.

Dada a sua importância, é considerado o quinto pilar do Islam. Portanto, todo muçulmano, homem ou mulher, é obrigado a realizar o Hajj, se tiver os meios financeiros e físicos para fazê-lo pelo menos uma vez na vida. O Hajj trata de deixar as preocupações e armadilhas deste mundo para trás para se aproximar de Allah em um ambiente único onde se exercitam os altos princípios, valores e objetivos do Islam. 

O que os muçulmanos fazem em um hajj ?

O hajj consiste em muitas etapas com muitos detalhes. No entanto, no contexto deste artigo, iremos apenas passar rapidamente por algumas das principais etapas:

1- Circunavegação da Caaba “Tawaf” 

Tawaf  é um dos principais ritos da peregrinação e refere-se a andar em círculos ao redor da Caaba no sentido anti-horário. Um Tawaf consiste em sete circuitos completos, cada um começando e terminando na pedra negra, que está situada dentro da Caaba. 

Tem uma mensagem profunda: os muçulmanos devem agir de maneira consistente com a adorável sinfonia da obediência, assim como os elétrons giram em torno do núcleo e o sol gira em torno da terra em total rendição aos comandos do Criador.

2- Colinas Safa e Marwa.

Depois de realizar o Tawaf, o peregrino realizará o que é conhecido como Sa’i (caminhada e corrida entre as duas colinas de Safa e Marwa). Ele/ela começa o Sa’i na colina de Safa e caminha em direção à colina de Marwa. Isso completa uma volta.

O peregrino retornará então a Safa para completar a segunda volta até a sétima volta. Este é um ritual importante em memória da esposa do Profeta Abraão (AS) Hagar,  e sua luta no deserto em busca de água para seu filho, o Profeta Ismael (AS). Sa’i simboliza a luta contínua que encontramos ao longo de nossas vidas, como a própria Hagar experimentou.

3- De pé no Monte de “Arafat”

O ritual mais importante do Hajj é o “Dia da Resistência”, quando os muçulmanos se reúnem na planície de Arafat, e recitam orações do meio-dia ao pôr do sol. A cerimônia destina-se a conceder aos muçulmanos a absolvição de seus pecados e, se o ritual for perdido, o peregrino não consegue concluir o Hajj. 

Em todo o mundo, é recomendado que os muçulmanos que não compareceram ao hajj jejuem neste dia. O Monte de Arafat foi onde o amado Profeta Muhammad (ﷺ) entregou o sermão final.

4- Rami (Apedrejar o Diabo)

Os peregrinos realizam o ato de Rami apedrejando o Jamraat al-Aqabah. Sete pedras são lançadas na estrutura da coluna. O apedrejamento de Jamrat é realizado em memória do ato do Profeta Abraão (AS) quando o diabo tentou desencorajá-lo de seguir o comando de Allah (الله). Em resposta, o Profeta Abraão (AS) jogou pedrinhas para fazer o demônio ir embora..

5- Nahr

Após a conclusão de Rami, no dia 12 de Dhul-Hijjah, os peregrinos muçulmanos são aconselhados a realizar o sacrifício de um animal; pode ser um camelo ou cordeiro. A carne do animal sacrificado deve ser distribuída aos necessitados.

6- Halq e Taqsir

significa raspar a cabeça, enquanto Taqsir significa encurtar ou cortar o cabelo. Depois de realizar o sacrifício sagrado, os homens peregrinos são aconselhados a ter suas cabeças completamente raspadas ou cortadas. Embora proibidas de raspar a cabeça, as mulheres são aconselhadas a cortar uma mecha de cabelo. O ato de Halq e Taqsir simboliza a completa devoção de um muçulmano a Allah (ﷺ) e o desapego das aparências mundanas.

Por que os muçulmanos fazem o Hajj?

Os muçulmanos fazem o Hajj simplesmente porque é uma ordem de Deus, conforme o Capítulo 2:

وَأَتِمُّوا۟ ٱلْحَجَّ وَٱلْعُمْرَةَ لِلَّهِ 

“Complete a peregrinação (Hajj) e a peregrinação menor (Umrah) para Allah…” 

[Alcorão 2:196

E de acordo com o Capítulo 3:

إِنَّ أَوَّلَ بَيْتٍۢ وُضِعَ لِلنَّاسِ لَلَّذِى بِبَكَّةَ مُبَارَكًۭا وَهُدًۭى لِّلْعَـٰلَمِينَ فِيهِ ءَايَـٰتٌۢ بَيِّنَـٰتٌۭ مَّقَامُ إِبْرَٰهِيمَ ۖ وَمَن دَخَلَهُۥ كَانَ ءَامِنًۭا ۗ وَلِلَّهِ عَلَى ٱلنَّاسِ حِجُّ ٱلْبَيْتِ مَنِ ٱسْتَطَاعَ إِلَيْهِ سَبِيلًۭا ۚ وَمَن كَفَرَ فَإِنَّ ٱللَّهَ غَنِىٌّ عَنِ ٱلْعَـٰلَمِينَ 

“Certamente a primeira Casa (Sagrada), erigida para o gênero humano, é a de Bakka, onde reside a bênção servindo de orientação à humanidade. Encerra sinais evidentes; lá está a Estância de Abraão, e quem quer que nela se refugie estará em segurança. A peregrinação à Casa é um dever para com Deus, por parte de todos os seres humanos, que estão em condições de empreendê-la; entretanto, quem se negar a isso saiba que Deus pode prescindir de toda a humanidade.”

[Alcorão 3:96-97]

 

Além disso, há muitos benefícios para o Hajj a jornada no nível individual e comunitário. O Hajj é uma oportunidade única de renovação da fé e arrependimento a Deus, durante o qual o muçulmano treina boas maneiras como paciência, sacrifício, generosidade e pontualidade.

Além disso, ele se esforça para ficar longe dos pecados, passando longos dias em atos justos como louvar a Deus, orar, estudar o Alcorão, jejuar e fazer outros ritos do hajj. Ele se purifica de traços malignos como egoísmo e ganância fazendo sacrifícios e distribuindo sua carne entre os pobres no final do hajj.

Neste encontro multinacional, muçulmanos de várias nações interagem e se conhecem. Eles se lembram de que Deus os vê igualmente e que o único critério de diferenciação entre os seres humanos é a piedade.

يَـٰٓأَيُّهَا ٱلنَّاسُ إِنَّا خَلَقْنَـٰكُم مِّن ذَكَرٍۢ وَأُنثَىٰ وَجَعَلْنَـٰكُمْ شُعُوبًۭا وَقَبَآئِلَ لِتَعَارَفُوٓا۟ ۚ إِنَّ أَكْرَمَكُمْ عِندَ ٱللَّهِ أَتْقَىٰكُمْ ۚ إِنَّ ٱللَّهَ عَلِيمٌ خَبِيرٌۭ

“Ó humanos, em verdade, Nós vos criamos de macho e fêmea e vos dividimos em povos e tribos, para reconhecerdes uns aos outros. Sabei que o mais honrado, dentre vós, ante Deus, é o mais temente. Sabei que Deus é Sapientíssimo e está bem inteirado.” 

[Alcorão 49:13]

Curiosamente, os muçulmanos podem negociar durante esta jornada, o que mostra como o Islam oferece um belo equilíbrio entre nossas necessidades espirituais e materialistas. (Você pode explorar as recompensas e benefícios do hajj em detalhes neste  artigo

Como os muçulmanos se preparam para o hajj?

No geral, uma abordagem equilibrada e uma atitude positiva serão os melhores amigos dos muçulmanos durante esta viagem. Os ingredientes de um Hajj bem-sucedido são a preparação antes da viagem, paciência extra durante a viagem e esforço sincero para melhorar a si mesmo após a viagem.

Mantendo os seguintes passos em mente, eles devem se lembrar de pedir continuamente a Allah para ajudá-los na jornada. Só Ele pode tornar o difícil fácil e sem a Sua ajuda estamos perdidos.

1- Preparação Física:

  1. Reunir suprimentos necessários para não esquecer nada.
  2. Escrever algumas súplicas para memorizar ou repetir com frequência. Além disso, podem anotar algumas notas ou reflexões que ajudarão a preservar a experiência. 

2- Preparação Espiritual e Mental

  1. Ler notas e artigos sobre os ritos do Hajj com antecedência para entrar no estado de espírito espiritual adequado. 
  2. Saber o que esperar e definir as expectativas.
  3. Avaliar-se antes de partir para o Hajj. Como afirmou um experiente Hajji: “Olhe para suas fraquezas e falhas pessoais. Arrependa-se de todos os pecados que está cometendo e de todas as fraquezas que tem. Não vá ao Hajj com a intenção de continuar cometendo algum pecado conhecido quando voltar. Sua intenção precisa ser que você a interrompa e lute contra ela.”

Como os muçulmanos se vestem para o hajj?

O primeiro rito do hajj é usar ihram. O ihram é uma vestimenta branca sem costura composta de dois pedaços de pano ou toalha; um cobre o corpo da cintura para baixo, passando pelos joelhos, e o outro é jogado sobre o ombro. Este traje foi usado por Abraão e Muhammad. As mulheres se vestem como costumam fazer. As cabeças dos homens devem ser descobertas; homens e mulheres podem usar um guarda-chuva.

O ihram é um símbolo de pureza e simplicidade. Também indica a igualdade de todas as pessoas aos olhos de Allah. Quando o peregrino veste sua vestimenta branca, ele ou ela entra em um estado de pureza que proíbe brigas, cometer violência contra homem ou animal e ter relações conjugais.

Uma vez que ele veste suas roupas de Hajj, o peregrino não pode se barbear, cortar as unhas ou usar qualquer perfume, e ele manterá sua roupa não semeada até completar a peregrinação. Para saber mais sobre o Ihram, consulte este artigo sobre o Ihram.

A História do Hajj

Embora o Hajj seja algo que foi ensinado aos muçulmanos pelo Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos estejam com ele), sua origem remonta aos ensinamentos de outro dos amados profetas do Islam, Abraão (AS) (que significa que a paz esteja com ele), milhares de anos antes.

O Hajj, que os muçulmanos ainda realizam hoje, foi realizado pela primeira vez pelo Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos estejam com ele) no ano 628 EC, durante o mês de Dhul-Hijjah. No entanto, Dhul-Hijjah também era um mês sagrado para os árabes pagãos na Arábia pré-islâmica.

Durante este mês, os combates foram proibidos para os árabes, que também fizeram peregrinação à Caaba – a estrutura cúbica da Mesquita Sagrada (Masjid al-Haram), que na época servia para abrigar os ídolos pagãos dos árabes.

É conhecida hoje pelos muçulmanos como Baitullah, ou “a Casa de Deus”. Ele desempenha um papel importante nos ritos do Hajj, mas é uma mesquita e não algo que os muçulmanos adoram. Na verdade, a Caaba foi construída por Abraão (AS), ou Profeta Abraão, milhares de anos antes por ordem de Allah (ﷺ) – é por causa de Abraão (AS) que os muçulmanos realizam o Hajj. Para mais Caaba, verifique este artigo:xxx)

Conclusão

Todos os anos, milhões de muçulmanos de todo o mundo chegam a Mecca na jornada espiritual vitalícia do Hajj, onde a pessoa encontra Allah no contexto de reuniões diversificadas e multiculturais incomparáveis. É um grande favor que Allah (glória seja dada a Ele) concedeu a Seus servos para que eles possam se aproximar Dele e ter seus pecados perdoados. O Profeta Muhammad (ﷺ) indicou:

: قَالَ رَسُولُ اللَّهِ صَلَّى اللَّهُ عَلَيْهِ وَسلم: «مِنْ حَجَّ فَلَمْ يَرْفُثْ وَلَمْ يَفْسُقْ رَجَعَ كَيَوْمِ وَلَدَتْهُ أمه

“Se alguém fizer a peregrinação por amor de Deus sem falar imodestamente ou agir perversamente, ele voltará [livre do pecado] como no dia em que sua mãe o deu à luz.”

[Hadith]

Agora é fácil ver que por dois ou três meses, desde o momento de decidir e se preparar para o Hajj até o momento de voltar para casa, um tremendo impacto é causado nos corações e mentes dos peregrinos. Este processo envolve sacrifício de tempo, sacrifício de dinheiro, sacrifício de conforto e sacrifício de muitos desejos e prazeres físicos – e tudo isso simplesmente por causa de Allah, sem nenhum motivo mundano ou egoísta.

Juntamente com uma vida de piedade e virtuosidade constantes, a lembrança constante de Allah e o desejo e amor por Ele no peregrino deixam uma marca em seu coração, que dura anos. O peregrino testemunha a cada passo as marcas deixadas por aqueles que sacrificaram tudo de si em submissão e obediência a Allah. 

Eles lutaram contra o mundo inteiro, sofreram privações e torturas, foram condenados ao banimento, mas finalmente fizeram a palavra de Allah suprema e subjugaram os falsos poderes que queriam que o homem se submetesse a entidades diferentes de Allah.

Mais recursos:

um breve guia ilustrado para compreender o islÃ
A Verdadeira Religião de Deus
ebooks gratuitos em português

Outras línguas:

English 

Share

About Alaa M. Abdou

Alaa Abdou is an R&D engineer and student of comparative religion. Alaa has spent years working as an R&D engineer for multinational companies to develop products that make our lives better. In addition to his engineering expertise, he is deeply involved in comparative religion studies and Quran teaching. He received Ijazah in Qirat Hafs and has studied Tafseer and theology under qualified scholars. He has continuously contributed to dawaa activities in Ahlan Organization, which operates from Egypt. Alaa holds a BSc in materials science from the German University in Cairo (GUC) and an MSc from Arizona State University (ASU) in the United States, and he is fluent in Arabic and English, with intermediate proficiency in German. Alaa Abdou loves history, football, traveling, books, and fundraising for charities.

Leave a Comment