Eid ul Fitr é o dia após o Ramadan em que os muçulmanos celebram a conclusão do Ramadan e os grandes cultos nele.
Aqui estão sete benefícios e pérolas de sabedoria por trás do Eid ul Fitr.
Aqui aprenderemos o seguinte:
- 1. Comemorar a conclusão do Ramadan
- 2. Submeter-se às ordens de Deus:
- 3. Adorar a Allah sendo feliz
- 4. O feriados dá uma sensação de Unidade
- 5. Celebrar o Eid ul Fitr aumenta a devoção:
- 6. Ganhar empatia pelos outros:
- 7. Feriado de Reflexões e Realizações
1. Comemorar a conclusão do Ramadan
Eid ul Fitr é em primeiro lugar uma celebração de completar a adoração de Allah (Deus) no Ramadan com sucesso. O Eid ul Fitr está diretamente ligado ao jejum do Ramadan, afinal se chama (O feriado da quebra do jejum)
Quebrar o jejum é uma das duas alegrias para quem jejua.
O Profeta Muhammad (que a paz esteja com ele) disse:
Há duas alegrias para o jejuador: a alegria quando quebra o jejum e a alegria quando encontra seu Senhor”. (Autêntico)
“ لِلصَّائِمِ فَرْحَتَانِ فَرْحَةٌ حِينَ يُفْطِرُ وَفَرْحَةٌ حِينَ يَلْقَى رَبَّهُ.
A alegria de quebrar o jejum vem no final do dia e também no final do mês, no eid ul fitr!
A segunda alegria é quando o Criador, que nos criou nesta vida, nos revive novamente. –Quando Ele nos trouxer de volta para prestar contas de nossas ações, as boas e as más.
Naquela época, jejuar sinceramente por amor a Ele e receber as recompensas disso se torna uma verdadeira alegria ao estar diante Dele.
Além disso, ao celebrar a conclusão do Ramadan, os muçulmanos celebram a ajuda de Allah. Sem a ajuda de Allah, ninguém seria capaz de completar o jejum de uma hora sequer!
Um dos grandes benefícios que um muçulmano obtém do Ramadan é que ele fica confiante em sua capacidade. À medida que se tem a certeza de que, por mais difícil que pareça, é fácil quando recorremos à ajuda de Deus.
Os muçulmanos se privam de todas as necessidades humanas básicas por um mês inteiro sem um dia de folga. Fazer isso os faz perceber suas capacidades e se tornarem confiantes de que, com a ajuda do Criador, qualquer assunto na vida se tornará fácil.
2. Submeter-se às ordens de Deus:
O Islam, em geral, significa submeter-se à vontade do Criador e Suas ordens.
A submissão (ou seja, o Islam) é claramente demonstrada no jejum do Ramadan e também é demonstrada pela quebra do jejum no Eid.
Embora jejuar em qualquer dia do ano seja uma boa ação, mas não uma obrigação. No Ramadan, o jejum é uma obrigação. No dia do Eid, no entanto, o jejum é proibido
Isso mostra a submissão às ordens de Deus como tudo o que Ele declara que seguimos, que é a própria essência do Islam.
Os muçulmanos jejuam para Allah (Deus) e quebram o jejum para Allah..
Os muçulmanos vivem para Allah, morrem por Allah e adoram Allah de todo o coração.
“Diga: “Certamente minha oração, meus ritos, minha vida e minha morte são para Allah – Senhor de todos os mundos. Nenhum parceiro com ele, isso é o que me foi ordenado e eu sou o primeiro dos muçulmanos.
”قُلْ إِنَّ صَلَاتِى وَنُسُكِى وَمَحْيَاىَ وَمَمَاتِى لِلَّهِ رَبِّ ٱلْعَـٰلَمِينَ ١٦٢ لَا شَرِيكَ لَهُۥ ۖ وَبِذَٰلِكَ أُمِرْتُ وَأَنَا۠ أَوَّلُ ٱلْمُسْلِمِينَ ١٦٣
(Alcorão)
3. Adore a Allah sendo feliz
Celebrar feriados é uma forma de adoração que muitas vezes não é vista como tal. Os feriados existem em todas as nações, com diferentes horários, formas e meios de celebração.
Feriados tornam-se parte da identidade, e é exatamente por isso que são um culto oculto.
No Islam, existem apenas dois feriados, Eid ul Fitr e Eid ul Adha. Esses são parte da identidade muçulmana e ambos refletem o valor do Islam.
Os feriados são importantes para todas as pessoas, pois fornecem um momento sagrado do ano para comemorar e ser feliz. Mas isso é apenas um benefício dos feriados; isso não é um objetivo em si.
É por isso que é fundamental celebrar os feriados que Allah (Deus) criou como feriados. Seja feliz, reúna-se com a família e aproveite seu tempo enquanto adora a Allah…
Ser feliz é uma adoração pela qual os muçulmanos são recompensados quando é por causa de Allah!
4. Os Feriados dão uma sensação de Unidade
Grande parte do motivo pelo qual os feriados são sagrados é porque eles dão um senso de unidade a todos os muçulmanos em todo o mundo.
É sempre notável e comovente ver a nação islâmica em todo o mundo unida na celebração do feriado, seja quebrando o jejum após o Ramadã no Eid ul Fitr, ou no grande feriado depois dele, ou seja, Eid ul Adha.
Começar o dia com as ruas cheias de pessoas indo para a Masjid (Mesquita) para realizar a oração do feriado, e todos ao redor do mundo fazendo a mesma coisa ao mesmo tempo realmente solidifica o senso de fraternidade, independentemente da cor ou da borda.
Dize: “Na graça de Allah e em Sua misericórdia – nisso então, que eles se regozijem; é melhor do que o que eles acumulam”
قُلْ بِفَضْلِ ٱللَّهِ وَبِرَحْمَتِهِۦ فَبِذَٰلِكَ فَلْيَفْرَحُوا۟ هُوَ خَيْرٌۭ مِّمَّا يَجْمَعُون
(Alcorão)
5. Celebrar o Eid ul Fitr aumenta a devoção:
A principal sabedoria por trás do Ramadan é que ele ajuda os muçulmanos a estarem atentos a Deus e os aproxima de Allah. Os cultos no Ramadan aumentam a piedade aos trancos e barrancos.
“Ó vós que crestes, foi decretado sobre vós o jejum, como foi decretado sobre aqueles que vos antecederam, para que vos lembreis de Deus.
يَـٰٓأَيُّهَا ٱلَّذِينَ ءَامَنُوا۟ كُتِبَ عَلَيْكُمُ ٱلصِّيَامُ كَمَا كُتِبَ عَلَى ٱلَّذِينَ مِن قَبْلِكُمْ لَعَلَّكُمْ تَتَّقُون
(Alcorão)
E já vimos como a celebração do eid ul fitr está entrelaçada com o Ramadan.
6. Ganhar empatia pelos outros:
Estar no lugar de outra pessoa faz com que a pessoa se sinta e se relacione com o que ela sente.
Muitos neste mundo podem se abster de comida ou água… não por escolha, mas devido à pobreza ou incapacidade de encontrar comida ou água.
O jejum humilha os muçulmanos e os coloca no lugar dos outros para que possam ter empatia.
Além disso, para perceber o que eles estão passando e ajudá-los. Antes do Eid, há uma instituição de caridade obrigatória. Todo muçulmano, velho ou jovem, tem que alimentar os necessitados.
7. Feriado de Reflexões e Realizações
Quase todos os muçulmanos têm realizações de despertar no dia do eid ul fitr.
Observar toda a experiência após o término e comparar como eles a veem no dia anterior e no dia seguinte ao Ramadan geralmente nos dá uma grande percepção de nossa própria natureza e capacidades.
Comparar esses dois dias, um dia antes e um dia depois do Ramadan, faz você se lembrar da verdade do tempo neste mundo.
Antes de começar, o Ramadan parece tão longo que duraria uma eternidade! Muitos têm esse medo sutil e intimidação de como eu jejuaria por tanto tempo! Parece que você está entrando em um desafio muito difícil.
No dia do eid ul fitr, o dia logo após o Ramadan, quando você olha para trás, descobre não apenas que o tempo passou rápido e antes de perceber, mas também vê como o jejum foi fácil e até se sente pronto para jejuar. outro mês!
No Eid ul fitr, os muçulmanos reservam um tempo para refletir e internalizar essas realizações, pois a experiência do Ramadan reflete a realidade da vida.
Essa vida fugaz, que parece durar uma eternidade, acabará antes mesmo de percebermos!
Alcançar algo na vida pode parecer difícil quando você olha de fora, mas quando você começa a dar passos, pede a ajuda de Allah e deixa os resultados com Ele, você descobre que é fácil.
No final, o trabalho árduo, por mais árduo que seja, acabará e só restará a recompensa das ações.
Otros idiomas: