O que é o Ramadan? – Guia Muçulmano e Não Muçulmano 2024

O Ramadan é considerado um dos meses mais sagrados do ano para os muçulmanos. É o nono mês

O Ramadan é considerado um dos meses mais sagrados do ano para os muçulmanos. É o nono mês do calendário do ano lunar islâmico. No Ramadan, os muçulmanos comemoram a revelação do Alcorão e jejuam de comida e bebida durante as horas de sol como forma de se aproximar de Deus e cultivar o autocontrole e a gratidão.. 

Aqui aprenderemos o seguinte:

  • O que os muçulmanos fazem durante o Ramadan?
  • Por que os muçulmanos jejuam durante o Ramadan?
  • Como jejuar no Ramadan como muçulmano?
  • O que os muçulmanos comem durante o Ramadan?
  • Os muçulmanos podem beber água durante o Ramadan?
  • Por que os muçulmanos celebram o Ramadan?
  • Os muçulmanos podem ouvir música durante o Ramadan?
  • Os muçulmanos podem fazer sexo durante o Ramadan?
  • Você pode participar do Ramadan se não for muçulmano?
  • Os muçulmanos trabalham durante o Ramadan?
  • Como cumprimentar os muçulmanos durante o Ramadan?
  • Os muçulmanos podem viajar durante o Ramadan?
  • O jejum do Ramadan é obrigatório?

O que os muçulmanos fazem durante o Ramadan ?

Os muçulmanos praticam o jejum (abster-se de comer, beber e ter relações sexuais durante o dia; do amanhecer ao anoitecer) como uma obrigação religiosa.

Por que os muçulmanos jejuam durante o Ramadan ?

Os muçulmanos jejuam para o seguinte:

1. O jejum é um meio de adoração (o principal motivo):

O jejum é mais do que apenas abstinência; é um meio de adoração que ajuda os muçulmanos a sentirem uma conexão mais próxima e profunda com Allah  الله. O jejum permite que cada indivíduo entenda o que significa ficar sem e aprender a ter paciência consigo mesmo e com os que estão ao seu redor, bem como a compaixão pelos menos afortunados.

2. O jejum cultiva a piedade:

Além disso, o jejum cultiva a autodisciplina, bem como a piedade e a consciência de Deus. Embora jejuar pareça não fazer nada, restringir-nos voluntariamente é um ato consciente intencional, que requer constantemente força de vontade, e o que alimenta isso durante o jejum é lembrar que o jejum é para Allah, estamos fazendo isso por Ele e, portanto, O mantemos no coração quase o dia inteiro!

Quando Allah Todo-Poderoso estabelece a razão para prescrever o jejum no Ramadan, Ele diz:

 “يَٰٓأَيُّهَا ٱلَّذِينَ ءَامَنُواْ كُتِبَ عَلَيۡكُمُ ٱلصِّيَامُ كَمَا كُتِبَ عَلَى ٱلَّذِينَ مِن قَبۡلِكُمۡ لَعَلَّكُمۡ تَتَّقُونَ (183)” سورة البقرة 

“Ó fiéis, está-vos prescrito o jejum, tal como foi prescrito( a vossos antepassados, para que temais a Deus.” [Alcorão 2:183]

3. O jejum é para libertar a escravidão aos desejos:

O jejum é para libertar a escravidão aos desejos:

Os seres humanos desfrutam livremente de alimentos e bebidas e respondem a todas as necessidades físicas de seus corpos ao longo dos onze meses do ano. Este mês de Ramadan é uma chance de libertar a escravidão aos desejos físicos e, em vez disso, alimentar e elevar seu ser interior, conectando-o com seu Criador por meio de Suas palavras.

4. Entenda a dor e o sofrimento:

O ato de jejuar permite que o indivíduo entenda a dor e o sofrimento de milhões em todo o mundo que vivem suas vidas na pobreza e na fome, deixando o participante se sentindo mais fundamentado e grato por tudo o que Allah الله lhes deu.

5. O jejum aumenta a produtividade:

Além disso, o jejum também abre portas para fazer mais, enquanto libera tempo, resta-nos descobrir como podemos usar esse tempo de forma produtiva. E enquanto nos abstemos temporariamente de coisas que são boas como comer, isso nos dá coragem e vontade de abandonar qualquer mau hábito com o qual estamos lutando e pensamos que não podemos prescindir; afinal, pudemos sair comendo e bebendo!

6. O jejum ensina a ser grato e agradecido:

Através do jejum, a pessoa fica agradecida por aquilo que lhe foi dado incondicionalmente pelo Criador, o que às vezes as pessoas dão como certo. Em essência, ser grato e agradecido ajuda a pessoa a se aproximar de Allah, (Ash-Shakoor) (O Apreciativo). Ele aprecia até mesmo os menores atos de bondade de Suas criaturas – embora Ele seja (Al-Ghanyy) (O Livre de qualquer Necessidade). Mas, o foco durante o jejum no Ramadan é essencialmente na alma.

Como jejuar no Ramadan como muçulmano?

Os muçulmanos são obrigados a jejuar todos os dias, do amanhecer ao pôr do sol (ou do amanhecer ao anoitecer). O jejum é um ato obrigatório de adoração que é a abstinência de comida, bebida e atividade sexual com o cônjuge durante o dia, mas essa é a quantidade mínima de jejum. 

Na verdade, o Mensageiro ﷺ e estudiosos muçulmanos seguindo seus passos explicaram que o jejum não é apenas a adoração diurna, mas o compromisso dia e noite para agradar ao Senhor com o que Ele gosta.

Jejuar é impedir-se de se envolver em qualquer comportamento que desagrade a Deus. Simplesmente é um “campo de treinamento para bom comportamento” para agradar a Deus dia e noite por trinta dias.

قال رسول الله صلى الله عليه وسلم‏:‏ ‏ “‏ من لم يدع قول الزور والعمل به فليس لله حاجة في أن يدع طعامه وشرابه‏”‏ ‏(‏‏(‏رواه البخاري‏)‏‏)‏‏.

Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ele) relatou: 

O Profeta (ﷺ) disse: “Se alguém não evita mentiras e falsa conduta, Allah não precisa que ele se abstenha de comida e bebida.” [Al-Bukhari].

O que os muçulmanos comem durante o Ramadan ?

Recomenda-se que, antes do amanhecer, os muçulmanos comam uma refeição pré-jejum conhecida como suhur. Essa refeição geralmente se assemelha ao café da manhã, mas em algumas culturas pode incluir mais alimentos semelhantes ao jantar. 

Após o pôr do sol, os muçulmanos quebram o jejum com iftar, uma refeição que geralmente começa com tâmaras e água ou leite, seguida de jantar. Os muçulmanos podem fazer um lanche à noite entre essas duas refeições, e a hidratação é incentivada, especialmente quando o Ramadan cai durante o verão.

Para suhur, iftar e lanches, os muçulmanos podem chegar ao pôr do sol com mais facilidade comendo refeições ricas em fibras para sustentar a saciedade por períodos mais longos, frutas e vegetais para manter os estoques de eletrólitos e muitos líquidos para manter a hidratação.

Os muçulmanos podem beber água durante o Ramadan ?

Não, o jejum durante o Ramadan significa abstinência de todos os alimentos ou bebidas, incluindo água e goma de mascar, desde o amanhecer até o pôr do sol.

Por que os muçulmanos celebram o Ramadan ?

O Ramadan é um mês de intenso rejuvenescimento espiritual com foco maior na devoção, durante o qual os muçulmanos passam mais tempo lendo o Alcorão e realizando orações especiais.

Os muçulmanos podem ouvir música durante o Ramadan ? 

Não é permitido ouvir música, seja no Ramadan ou em qualquer outro mês. Em vez disso, o Ramadan é um mês sagrado que os muçulmanos esperam todos os anos para fazer cada minuto em adoração a Deus Todo-Poderoso e carregar a bateria de Iman (a fé interior) e aumentar o poder espiritual que todo muçulmano precisa para continuar o ano inteiro até o próximo Ramadan.

Os muçulmanos podem fazer sexo durante o Ramadan ?

O jejum do Ramadan é apenas do amanhecer ao pôr do sol, portanto, durante esse período, é proibido comer, beber e ter relações sexuais. Após o pôr do sol, é permitido ter relações sexuais até o amanhecer do dia seguinte.

Você pode participar do Ramadan se não for muçulmano?

O jejum do Ramadan é o terceiro pilar do Islam. Qualquer um que queira aprender sobre o Islam pode praticar este ato de adoração apenas como uma nova experiência, não como um ato de adoração ao Deus Todo-Poderoso.

Os muçulmanos trabalham durante o Ramadan ?

Claro, há muitas grandes batalhas que ocorreram no Ramadan. Praticar o trabalho durante o Ramadan é uma coisa boa, se não for bom, os companheiros do Profeta Muhammad não lutariam pela causa de Allah durante grandes batalhas, como a batalha de Badr, que ocorreu no Ramadan.

Como cumprimentar os muçulmanos durante o Ramadan ?

Os muçulmanos aumentam as boas ações no Ramadan, como preparar refeições para os pobres, iluminar as ruas e espalhar alegria e felicidade para todos os parentes, vizinhos e pessoas ao redor de suas comunidades.

Os muçulmanos podem viajar durante o Ramadan ?

Sim, porém eles têm permissão para praticar o jejum naquele dia em outro horário.

Qual é a importância do Ramadan no Islam ?

O Ramadan é o mês mais sagrado do ano islâmico, porque o sagrado Alcorão foi revelado ao Profeta Muhammad durante este mês sagrado.

شَهۡرُ رَمَضَانَ ٱلَّذِيٓ أُنزِلَ فِيهِ ٱلۡقُرۡءَانُ هُدٗى لِّلنَّاسِ وَبَيِّنَٰتٖ مِّنَ ٱلۡهُدَىٰ وَٱلۡفُرۡقَانِۚ فَمَن شَهِدَ مِنكُمُ ٱلشَّهۡرَ فَلۡيَصُمۡهُۖ وَمَن كَانَ مَرِيضًا أَوۡ عَلَىٰ سَفَرٖ فَعِدَّةٞ مِّنۡ أَيَّامٍ أُخَرَۗ يُرِيدُ ٱللَّهُ بِكُمُ ٱلۡيُسۡرَ وَلَا يُرِيدُ بِكُمُ ٱلۡعُسۡرَ وَلِتُكۡمِلُواْ ٱلۡعِدَّةَ وَلِتُكَبِّرُواْ ٱللَّهَ عَلَىٰ مَا هَدَىٰكُمۡ وَلَعَلَّكُمۡ تَشۡكُرُونَ

“O mês de Ramadan foi o mês em que foi revelado o Alcorão, orientação para a humanidade e vidência de orientação e Discernimento. Por conseguinte, quem de vós presenciar o novilúnio deste mês deverá jejuar; porém, quem se achar enfermo ou em viagem jejuará, depois, o mesmo número de dias. Deus vos deseja a comodidade e não a dificuldade, mas cumpri o número (de dias), e glorificai a Deus por ter-vos orientado, a fim de que (Lhe) agradeçais.” [Alcorão 2:185]

Além disso, o jejum do Ramadan é um dos pilares do Islam.

Qual é o propósito do jejum em geral e do Ramadan em particular?

O jejum do Ramadan tem muitos propósitos, dos quais são os seguintes:

  • Submeter-se a Allah, que estabelece esta regra
  • Para obter retidão (taqwa)
  • Para aprender paciência e resistência
  • Para inclinar o autocontrole
  • Ajudar o muçulmano a sentir a dor dos pobres e, posteriormente, ter em seu coração ser misericordioso, compassivo e doador

São apenas os dias do Ramadan que são especiais ou também as noites do Ramadan?

As noites do Ramadan são tão especiais quanto seus dias, pois os muçulmanos são recomendados a envidar todos os esforços para agradar a seu Senhor com todos os tipos e tipos de atos de adoração e com orações em particular. 

As recompensas por todos os atos de adoração e boas ações são multiplicadas. Muhammad ﷺ deu o exemplo fazendo orações extras e se esforçando ainda mais durante os últimos dez dias e noites na esperança de ganhar as recompensas da “Noite do Decreto” durante a qual a revelação do Alcorão começou.

Por que o Ramadan é tão especial?  

Isso é muito grande O Ramadan é muito especial no Islam e para os muçulmanos por vários motivos:

  • A revelação do Alcorão começou em uma das noites dos últimos dez dias do Ramadan. Foi durante o ano 610 d.C.
  • “A noite do Decreto” ou “A noite do Poder” que é uma noite abençoada quando Deus emancipa os muçulmanos de entrar no Inferno, dá bênçãos e altera decretos se Ele quiser.
  • O jejum do Ramadan é um dos cinco pilares do Islam.
  • Todas as recompensas de boas ações são multiplicadas, assim como os pecados por todas as más ações.
  • Por jejuar sinceramente no Ramadan, por fé e na esperança de recompensa, um muçulmano será perdoado de todos os seus pecados anteriores, desde que os pecados maiores não sejam cometidos.
  • Existem vários Hadiths que dão boas novas aos muçulmanos sobre perdão, emancipação do fogo do Inferno e grandes recompensas para aqueles que se comportam bem e são sinceros.

من صام رمضان إيمانًا واحتسابًا، غفر له ما تقدم من ذنبه ‏”‏

Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ele) relatou:

O Profeta ﷺ disse: “Aquele que observa o jejum durante o mês do Ramadan com fé enquanto busca sua recompensa de Allah, terá seus pecados passados perdoados.”

[Al-Bukhari e Muslim].

O jejum do Ramadan é obrigatório?

O jejum do Ramadan é uma obrigação para todo muçulmano adulto, são e capaz. É um dos cinco pilares do Islam. É a abstinência de comida, bebida e atividade sexual com o cônjuge durante o dia.

O jejum não é um dia de adoração como ensinado por Muhammad ﷺ, é um dia inteiro e uma noite de observância sincera de Deus; abstendo-se de todas as más ações e pecados dia e noite, bem como do jejum diurno. Mesmo os não-muçulmanos tentam o “Desafio do Jejum” pelos benefícios à saúde descobertos recentemente.

Otros idiomas:

English Español

Share
Pin It

About Abeer Eltahan

Abeer El Tahhan is a pediatrician and a Quran and Arabic tutor. Abeer is deeply involved in Islamic studies and dawah activities. She is fluent in Arabic and English.

Leave a Comment