Hadiths e Versículos do Alcorão sobre o Ramadan – Em árabe e Português

O que é Jejum no Islam? O jejum no Islam é chamado de “Sawm” ou “Siyam” no Alcorão.

O que é Jejum no Islam?

O jejum no Islam é chamado de “Sawm” ou “Siyam” no Alcorão. “Sawm” significa abster-se de tudo o que quebra rápido como; comida, bebida, fumo, sexo ou o que diminui sua recompensa; dizer palavrões, ficar com raiva e gritar … etc. A pessoa que jejua deve ser agradável, com bom humor e ânimo. Os muçulmanos jejuam desde o amanhecer (Fajr) até o pôr do sol (Maghrib). O jejum deve ser associado à intenção antes da chamada para a oração do Fajr.

  O jejum no Islam começou no segundo ano da Hijra. Muçulmanos de todo o mundo esperam ansiosamente pelo Ramadan, pois é um período de maior paz interior e bem-estar.

Aqui aprenderemos o seguinte:

  • O que é Jejum no Islam?
  • Versículos do Alcorão sobre o Ramadan em árabe e sportuguês. Hadith sobre o Ramadan em árabe e português. 
  • Quando os muçulmanos começam a jejuar o Ramadan? 
  • Quem deve jejuar no Ramadan? 
  • Quais são os pilares do jejum? 
  • O que invalida o jejum Coisas que não invalidam o jejum. Conclusão.

Versículos do Alcorão sobre o Ramadan em árabe e Português

Existem quatro versículos no Glorioso Alcorão que falam sobre o jejum no Ramadan. Eles são:

Versos No.183, 184, 185 e 187 na Sura Al-Baqara (a novilha);

1. O primeiro versículo: por que jejuar?

No primeiro verso, Allah mencionou a prescrição do jejum acompanhado de um de seus principais frutos:

 ” يَـٰٓأَيُّهَا ٱلَّذِينَ ءَامَنُوا۟ كُتِبَ عَلَيْكُمُ ٱلصِّيَامُ كَمَا كُتِبَ عَلَى ٱلَّذِينَ مِن قَبْلِكُمْ لَعَلَّكُمْ تَتَّقُونَ

“Ó crentes! O jejum é prescrito para você – como foi para aqueles antes de você – então talvez você se lembre de ˹Allah˺.

2. O segundo versículo: quem está isento do jejum?

Neste versículo, Allah, o Todo-Poderoso, mencionou aqueles que têm desculpas para quebrar o jejum.

Então, Allah, o Todo-Poderoso, mencionou que aquele tinha a opção de jejuar ou não jejuar e alimentar uma pessoa necessitada todos os dias.

No entanto, esta segunda parte do versículo é revogada, pois o jejum passou a ser obrigatório para todos aqueles que são capacitados.

 أَيَّامًۭا مَّعْدُودَٰتٍۢ ۚ فَمَن كَانَ مِنكُم مَّرِيضًا أَوْ عَلَىٰ سَفَرٍۢ فَعِدَّةٌۭ مِّنْ أَيَّامٍ أُخَرَ ۚ وَعَلَى ٱلَّذِينَ يُطِيقُونَهُۥ فِدْيَةٌۭ طَعَامُ مِسْكِينٍۢ ۖ فَمَن تَطَوَّعَ خَيْرًۭا فَهُوَ خَيْرٌۭ لَّهُۥ ۚ وَأَن تَصُومُوا۟ خَيْرٌۭ لَّكُمْ ۖ إِن كُنتُمْ تَعْلَمُونَ

“˹Jejum a˺ número prescrito de dias. Mas quem de vocês estiver doente ou em viagem, então ˹deixe-os jejuar˺ um número igual de dias ˹após o Ramaḍan˺. Para aqueles que só conseguem jejuar com extrema dificuldade, a compensação pode ser feita alimentando uma pessoa necessitada ˹por cada dia não jejuado˺. Mas quem se oferece para dar mais, é melhor para eles. E jejuar é melhor para você, se você soubesse.

3. O terceiro verso: Alcorão revelado pela primeira vez no Ramadan

Neste versículo, Allah, o Todo-Poderoso, fala sobre a relação entre o Ramadan e o Alcorão na primeira parte do versículo. Então, é a parte revogatória que torna o jejum obrigatório para os que se dão, isentando apenas os de escusas. Antes disso, a pessoa tinha a escolha mencionada no versículo anterior.

 شَهْرُ رَمَضَانَ ٱلَّذِىٓ أُنزِلَ فِيهِ ٱلْقُرْءَانُ هُدًۭى لِّلنَّاسِ وَبَيِّنَـٰتٍۢ مِّنَ ٱلْهُدَىٰ وَٱلْفُرْقَانِ ۚ فَمَن شَهِدَ مِنكُمُ ٱلشَّهْرَ فَلْيَصُمْهُ ۖ وَمَن كَانَ مَرِيضًا أَوْ عَلَىٰ سَفَرٍۢ فَعِدَّةٌۭ مِّنْ أَيَّامٍ أُخَرَ ۗ يُرِيدُ ٱللَّهُ بِكُمُ ٱلْيُسْرَ وَلَا يُرِيدُ بِكُمُ ٱلْعُسْرَ وَلِتُكْمِلُوا۟ ٱلْعِدَّةَ وَلِتُكَبِّرُوا۟ ٱللَّهَ عَلَىٰ مَا هَدَىٰكُمْ وَلَعَلَّكُمْ تَشْكُرُونَ

Ramaḍan é o mês em que o Alcorão foi revelado como um guia para a humanidade com provas claras de orientação e o padrão ˹para distinguir entre o certo e o errado˺.

Portanto, quem estiver presente neste mês, jejue. Mas quem estiver doente ou em viagem, então ˹deixe-os jejuar˺ um número igual de dias ˹após o Ramaḍan˺. Allah deseja facilidade para você, não dificuldades, para que você possa completar o período prescrito e proclamar a grandeza de Allah por guiá-lo, e talvez você seja grato.

4. O quarto verso: regras da noite do Ramadan

Depois de mencionar o dia do Ramadan nos versículos anteriores, este versículo nos fala sobre algumas regras da noite no Ramadan:

 أُحِلَّ لَكُمْ لَيْلَةَ ٱلصِّيَامِ ٱلرَّفَثُ إِلَىٰ نِسَآئِكُمْ ۚ هُنَّ لِبَاسٌۭ لَّكُمْ وَأَنتُمْ لِبَاسٌۭ لَّهُنَّ ۗ عَلِمَ ٱللَّهُ أَنَّكُمْ كُنتُمْ تَخْتَانُونَ أَنفُسَكُمْ فَتَابَ عَلَيْكُمْ وَعَفَا عَنكُمْ ۖ فَٱلْـَٔـٰنَ بَـٰشِرُوهُنَّ وَٱبْتَغُوا۟ مَا كَتَبَ ٱللَّهُ لَكُمْ ۚ وَكُلُوا۟ وَٱشْرَبُوا۟ حَتَّىٰ يَتَبَيَّنَ لَكُمُ ٱلْخَيْطُ ٱلْأَبْيَضُ مِنَ ٱلْخَيْطِ ٱلْأَسْوَدِ مِنَ ٱلْفَجْرِ ۖ ثُمَّ أَتِمُّوا۟ ٱلصِّيَامَ إِلَى ٱلَّيْلِ ۚ وَلَا تُبَـٰشِرُوهُنَّ وَأَنتُمْ عَـٰكِفُونَ فِى ٱلْمَسَـٰجِدِ ۗ تِلْكَ حُدُودُ ٱللَّهِ فَلَا تَقْرَبُوهَا ۗ كَذَٰلِكَ يُبَيِّنُ ٱللَّهُ ءَايَـٰتِهِۦ لِلنَّاسِ لَعَلَّهُمْ يَتَّقُونَ”

Foi permitido que você tenha intimidade com sua esposa durante as noites anteriores ao jejum. Seus cônjuges são uma vestimenta para você, assim como você é para eles. Allah sabe que vocês estavam se enganando. Então Ele aceitou seu arrependimento e perdoou você. Então agora você pode ter intimidade com eles e buscar o que Allah prescreveu para você. ˹Você pode˺ comer e beber até ver a luz do amanhecer quebrando a escuridão da noite, então completar o jejum até o anoitecer. Não tenha intimidade com seus cônjuges enquanto estiver meditando nas mesquitas. Estes são os limites estabelecidos por Allah, então não os exceda. É assim que Allah torna Suas revelações claras para as pessoas, para que elas possam se lembrar d’Ele”.

Hadith sobre o Ramadan em árabe e português

Existem muitos hadith abordando o jejum do Ramadan:

1. Jejuar em um dos pilares do Islam 

O jejum na Shari’a islâmica é uma espécie de adoração a Allah (como um dever religioso obrigatório), conforme mostrado no seguinte Hadith

بنى الإسلام على خمس : شهادة أن لا إله إلا الله ، إقام الصلاة ، إيتاء الزكاة ، وصوم رمضان وحج البيت لمن استطاع إليه سبيلا

O Mensageiro de Allah ﷺ disse: “O Islam é baseado em cinco pilares: o testemunho de que não há deus senão Allah e que Muhammad ﷺ é o Mensageiro de Allah, estabelecer a oração, pagar o Zakat e jejuar no Ramadan”.

(Bukhari & Muslim)

É um dos pilares do Islam.

2. Perdoa seus pecados:

Allah, o Todo-Poderoso expia todos os pecados dos muçulmanos do ano passado jejuando no Ramadan. Isso é afirmado no seguinte Hadith:

الصلاة إلى الصلاة ، والجمعة إلى الجمعة ورمضان إلى رمضان ،مكفرات لما بينهما مالم ترتكب الكبائر” .

O Mensageiro de Allah ﷺ disse: “As cinco Salat diárias (orações), sexta-feira (oração) até a próxima sexta-feira (oração) e o jejum do Ramadan são a expiação dos pecados cometidos, desde que os pecados graves sejam evitados. (Muslim)

O jejum do Ramadan faz com que os pecados sejam perdoados. Isso é mostrado no seguinte Hadith:

 قال رسول الله( صلى) قال ،” من صام رمضان إيمانا واحتسابا ،غفر له ماتقدم من ذنبه “

Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ele) relatou:

O Mensageiro de Allah ﷺ disse: “Aquele que observa o jejum durante o mês do Ramadan com fé enquanto busca sua recompensa de Allah, terá seus pecados passados perdoados” (Al-Bukhari e Muslim).

Leia: O que é o Ramadan? – Guia Muçulmano e Não Muçulmano

3. Um Escudo no Dia da Ressurreição: 

O jejum e o Alcorão intercedem pelo servo muçulmano em jejum no Dia da Ressurreição.

” الصيام والقرآن يشفعان للعبد يوم القيامة ،يقول الصيام : أى رب ، إنى منعته الطعام في النهار فشفعنى فيه، ويقول القرآن : منعته النوم بالليل ، فشفعنى فيه ، فيشفعان 

Abdullah b. Amr (Que Allah esteja satisfeito com eles) relatou: O Mensageiro de Allah ﷺ disse, ” O jejum e o Alcorão intercedem por um homem. O jejum diz: “Ó meu Senhor! Eu o mantive longe de comida e dos desejos durante o dia, então aceite minha intercessão por ele. O Alcorão diz: “Eu o impedi de dormir à noite, então aceite minha intercessão por ele. Então a intercessão deles por ele é aceita”.  ( Hadith Sahih).

4. Uma maneira de entrar no Jannah:

O muçulmano em jejum entra no Paraíso pelo portão Ar-Rayyan

” إن فى الجنة باب يقال له ” الريان” ، يقال له يوم القيامة: أين الصائمون ؟ هل لكم إلى الريان؟ من دخله لم يظمأ بعده أبدا ، فإذا دخلوا ، أغلق عليهم ، فلم يدخل فيه أحد غيرهم”

O Mensageiro de Allah ﷺ disse: “No Paraíso, há um portão chamado ” Ar-Rayyan. Será dito no Dia da Ressurreição: “Onde estão aqueles que costumavam jejuar? Você gostaria de entrar através de Ar-Rayyan? Quem entrar por ela nunca mais sentirá sede. Então, quando eles tiverem entrado, ela será fechada atrás deles, e ninguém, exceto eles, entrará por ela.

(Sunan an-Nassa’i/ 2237)

O jejum leva o muçulmano a entrar no Paraíso. Isso é mostrado no seguinte Hadith:

 سأل رجل رسول الله( صلى):” إذا صليت الصلاة المفروضة، وصمت رمضان، وأحللت الحلال، وحرمت الحرام، أأدخل الجنة؟! فأجابه: نعم”.

Jabir (que Allah esteja satisfeito com ele) relatou:

Certa vez, um homem disse ao Mensageiro de Allah ﷺ “Devo entrar no paraíso caso diga as orações obrigatórias, observe o jejum no Ramadan e trate como lícito o que foi permitido?

(pela Shari’a islâmica e me nega o que é proibido e não acrescenta nada?! ” O Profeta respondeu afirmativamente.”

5. O mês do Ramadan é o melhor mês do ano para os muçulmanos

O mês do Ramadan é o mês das orações noturnas, recitando e lendo o Alcorão, dando esmolas e caridade. É um mês em que as portas do Paraíso se abrem e as do Inferno se fecham, as boas ações se multiplicam, a invocação é respondida e os pecados são perdoados.

قال رسول الله( صلى) : ” إذا كان أول ليلة من شهر رمضان ،صفدت الشياطين ،ومردة الجن، وغلقت أبواب النار فلم يفتح منها، وفتحت أبواب الجنة فلم يغلق منها باب ، وينادى منادى : ياباغى الخير أقبل ، وياباغى الشر أقصر ، ولله عتقاء من النار ، وذلك كل ليلة .”

Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ele) relatou:

O Mensageiro de Allah ﷺ disse: “Na primeira noite do mês do Ramadan, os demônios são algemados, os gênios são contidos, os portões do fogo são fechados para que nenhum portão entre eles seja aberto. Os portões do Paraíso são abertos para que nenhum o portão entre eles seria fechado. E um chamador (um anjo) chama: Ó buscadores do bem; chegue perto! Ó buscadores do mal! Pare! Pois há aqueles a quem Allah, o Todo-Poderoso liberta do fogo. E isso é todas as noites”.

 قال رسول الله( صلى) : أتاكم رمضان ؛ شهر مبارك ، فرض الله عز وجل عليكم صيامه ، تفتح فيه أبواب السماء ، وتغلق فيه أبواب الجحيم ، وتغل فيه مردة الشياطين ، لله فيه ليلة خير من ألف شهر ، من حرم خيرها ، فقد حرم “.

Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ele) relatou:

O Mensageiro de Allah ﷺ disse: “Chegou a você o Ramadan; um mês abençoado, que Allah, o Todo-Poderoso, ordenou que você jejuasse. Nela, os portões do Céu são abertos e os portões do Inferno são fechados e todo demônio é acorrentado. Nele Allah, o Todo-Poderoso tem uma noite que é melhor do que mil noites. Quem é privado de sua bondade, é de fato privado.’

(Sunan An-Nasa’i / 2106)

Quando os muçulmanos começam a jejuar durante o Ramadan?

Os muçulmanos esperam ansiosamente para testemunhar o crescente do Ramadan no vigésimo nono dia de Shaban todos os anos. A aparência do crescente deve ser associada ao pôr do sol daquele dia. O crescente aparece primeiro, depois o sol se põe, após o que o crescente também desaparece. Este Hadith profético ilustra esse ponto.

Abu Hurairah (MEU Allah esteja satisfeito com ele) relatou:

قال رسول الله( صلى ) : صوموا لرؤيته ، وافطروا لرؤيته ،وإن غم عليكم أتموا عدة شعبان ثلاثين يوما”.

O Mensageiro de Allah ﷺ disse: “Jejue quando você o vir e quebre o seu jejum quando o vir, e se o tempo estiver nublado, trate Sha’ban como tendo trinta dias”.

(Al- Bukhari & Muslim)

Leia: O mês de Shaban 2023 e seus dias de jejum – Guia completo

Quem deve jejuar no Ramadan?

Estudiosos muçulmanos concordaram unanimemente que o muçulmano adulto, são e saudável que não está em viagem deve jejuar no Ramadan.

A mulher deve estar pura de menstruação e sangramento de parto. O idoso, a mãe grávida e lactante, o doente, a criança que não atingiu a puberdade e aqueles que fazem trabalhos pesados ou condenados à servidão penal não podem jejuar no Ramadan. O infiel e o insano também não jejuam.

Isso é mostrado no seguinte Hadith:

قالت عائشة( أم المؤمنين، رضى الله عنها): كنا نحيض أيام رسول الله( صلى) فيأمرنا بالقضاء، ولانقضى الصلاة”.

Aisha (que Allah esteja satisfeito com ela relatou:

“Nós menstruávamos durante o tempo do Mensageiro de Allah ﷺ, então, quando estávamos puras, fomos ordenadas a compensar os dias perdidos, mas não fomos ordenadas a compensar as orações perdidas”

Ali b. Abi Talib (que Allah esteja satisfeito com ele) relatou:

سمعت رسول الله ( صلى ) يقول ،” رفع القلم عن ثلاث : الطفل حتى يحتلم ، والنائم حتى يستيقظ ، والمجنون حتى يفيق “.

Ouvi o Mensageiro de Allah dizer “A pena foi levantada de três: a criança até atingir a puberdade, o adormecido até que acorde e o insano até que recupere sua sanidade”. ( Musnad Ahmad /940 , livro 5 , No.367)

Quais são os pilares do jejum?

Existem dois pilares principais para o jejum: 

a) A intenção 

A intenção deve ser feita antes do amanhecer (Fajr) todas as noites do mês do Ramadan.

 قال رسول الله( صلى)،” من لم يجمع الصيام قبل الفجر فلا صيام له”.

Hafsah (que Allah esteja satisfeito com ela) relatou: O mensageiro de Allah ﷺ disse:

“Quem não forma sua intenção de jejuar antes de Al-Fajr (o amanhecer), su jejum não será aceito.”

(relatado pelos cinco Imames)

Não é necessário expressar a intenção com a língua. Está no coração, o que significa que o muçulmano pretende jejuar no dia seguinte fazendo sahur e pretendendo abster-se de tudo o que quebra seu jejum para o prazer de Allah.

قال رسول الله (صلى الله عليه وسلم) ،” إنما الأعمال بالنيات ، وإنما لكل امرىء مانوى…

O Mensageiro Muhammad ﷺ disse: “As ações devem ser julgadas apenas pela intenção e um homem terá apenas o que pretendia ……

(Sahih Muslim/ 1907).

b) Sem quebrar o jejum

Abster-se de tudo o que quebra o jejum desde o amanhecer (Al-Fajr) até o pôr do sol (Maghrib).

  Esta regra é ilustrada no versículo nº 187 da Sura “Al-Baqara”.

O que invalida o jejum

O muçulmano deve evitar fazer qualquer coisa que possa invalidar seu jejum. Coisas que invalidam o jejum e requerem qadaa’ (compensar os dias perdidos:

a) Fazer-se vomitar deliberadamente.

b) Comer, beber ou fumar.

c) O início da menstruação

ou sangramento pós-parto mesmo no último minuto antes do pôr do sol.

d) Relação sexual (quer resulte em ejaculação ou não) ou outro contato sexual que resulte em ejaculação para homens ou secreções vaginais para mulheres.

e) Comer, beber ou ter relações sexuais após Al-Fajr ou antes do pôr do sol, na suposição errônea de que ainda é permitido fazer essas ações.

Coisas que não invalidam o jejum

Coisas que não invalidam o jejum

a) Tomar banho ou duche.

b) Usar perfumes, usar lentes de contato ou usar colírios.

c) Tomar injeção ou fazer exame de sangue.

d) Usar miswak (escova de dentes) e enxaguar o mouse e o nariz com água.

e) Comer, beber ou fumar sem querer (esquecer que estava jejuando), mas o muçulmano deve parar no momento em que se lembrar e continuar jejuando.

f) Dormir durante o dia e ter um sonho molhado. Ele se lava e continua jejuando. O mesmo acontece com os casais que têm relações sexuais antes do amanhecer, mas não podem ghusl (lavar-se), fazem jejum e lavam-se durante o dia.

g) O beijo entre o marido e a mulher é permitido, mas eles devem evitá-lo para que não leve à relação sexual completa.

Conclusão

O jejum é claramente refletido na saúde, bem-estar e espírito do muçulmano que jejua. Ele é contente, calmo, seguro de si, tolerante, paciente e generoso. Ele é como os anjos.

  Em resumo, o jejum orienta o muçulmano a ser piedoso e justo. Isso é melhor demonstrado no Verso No.183 da Sura Al-Baqara. Portanto, taqwa (piedade, temor a Allah) é o resultado do jejum, que leva à boa moral e boas maneiras. Este fato é melhor demonstrado no seguinte Hadith:

قال رسول الله ( صلى الله عليه وسلم ) ،” إذا كان صوم أحدكم ، فلا يرفث ولايصخب، فإن سابه أحد أو قاتله ، فليقل : إنى صائم”.

Abu Hurairah narrou:

O Mensageiro de Allah ﷺ disse: “Quando alguém de vocês estiver fazendo jejum em um dia, ele não deve se entregar a linguagem obscena nem levantar a voz e se alguém o insultar ou tentar brigar com ele, ele deve dizer: Eu estou de jejum”.

(Bukhari & Muslim)

  Referências :

1- Fiqh As-Sunna (por Sheikh Sayyed Sabeq, volume 1, páginas 431-473)

2- Islamonline (O significado e as regras do jejum).

3- islamweb

Otros idiomas:

EnglishFrançais


Share
Pin It

Leave a Comment