O que é o Eid no Islam? – Guia Completo 2023 

Eid é um dia lindo e adorável para rezar, cuidar, amar, sorrir e celebrar uns com os outros

Eid é um dia lindo e adorável para rezar, cuidar, amar, sorrir e celebrar uns com os outros e agradecer a Deus por nos dar este dia maravilhoso. Os muçulmanos têm dois Eids legislados por Allah Todo-Poderoso; Eid-ul-Fitr e Eid-ul-Adha. Eles são diferentes dos festivais artificiais cheios de corrupção e materialismo.

Aqui aprenderemos o seguinte:

  • O que é Eid?
  • A história do Eid no Islam
  • Qual é o propósito do Eid no Islam?
  • O que é o Eid Al-Fitr?
  • O que é Eid al Adha?
  • Quais são as diferenças entre Eid al fitr e Eid al Adha?
  • Qual é a diferença entre os dois Eids islâmicos e outros festivais?
  • Eids muçulmanos VS Halloween como um exemplo
  • Conclusão

O que é Eid?

Para começar, a palavra Eid significa algo que é habitual, repetitivo ou um evento recorrente. Também pode ser usado para um local específico que as pessoas visitam periodicamente. Pode significar um período de tempo em que uma determinada ação é feita regularmente. O plural de Eid é A’yad, que significa: dias de reunião. A palavra Eid é derivada da palavra árabe ‘Ada, que significa retornar. E os muçulmanos voltam a este evento todos os anos.

E Ibn-ul-Araby disse: “A razão pela qual é chamada assim é porque ela retorna com felicidade todos os anos”. A palavra Eid, dizem algumas pessoas, também é derivada da palavra árabe ‘Adah (عادة), que significa um costume ou uma tradição. Os muçulmanos estão acostumados a celebrar o Eid todos os anos; portanto, a palavra Eid. 

A história do Eid no Islam

Os dois eids no Islam foram legalizados no segundo ano islâmico.

Narrou Anas ibn Malik:

Quando o Mensageiro de Allah (ﷺ) veio a Medina, as pessoas tiveram dois dias em que se envolveram em jogos. Ele perguntou: O que são esses dois dias (qual é o significado)? Eles disseram: Costumávamos nos engajar neles no período pré-islâmico.

O Mensageiro de Allah (ﷺ) disse: Allah os substituiu por algo melhor do que eles, o dia do sacrifício (Eid-ul-Adha) e o dia da quebra do jejum (Eid-ul-Fitr).”    [Abu Dawood]

Qual é o propósito do Eid no Islam?

Eids no Islam visam agradecer a Allah Todo-Poderoso pelo que Ele nos concedeu e nos guiou. Além disso, o Eid para os muçulmanos é um dia de recompensa, felicidade e regozijo. Os dias de Eid são uma recompensa de Allah para Seus servos por sua paciência nas dificuldades e pela realização de ‘ibadah/adoração.

Além disso, a sabedoria da legislação do Eid é para entretenimento. E porque uma pessoa precisa de entretenimento, Allah legislou o Eid. Foi narrado que Aisha (esposa do profeta Muhammad) disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) disse naquele dia – ou seja, o dia em que os abissínios brincaram na mesquita:

Os judeus devem saber que há espaço para lazer em nossa religião. Fui enviado com uma religião monoteísta tolerante.”

Eid para os muçulmanos não é apenas um dia de alegria e regozijo, é também um dia de adoração. De fato, todo ato que os muçulmanos fazem com boa intenção é considerado um ato de adoração. Quando um muçulmano sorri para seu irmão/irmã, esse sorriso é uma adoração.

Os muçulmanos estão se regozijando com o que Allah concedeu a eles de Sua generosidade e com o que Ele os guiou a realizar de ‘ibadat (adoração) ordenada. Os muçulmanos têm dois Eids; Eid-ul-Fitr e Eid-ul-Adha.

O que é o Eid al fitr?

Eid al fitr é o festival que Allah Todo-Poderoso legisla para os muçulmanos após terminarem o jejum do mês do Ramadan, o quarto pilar do Islam. A previsão é que seja no dia 21 de abril deste ano.

O que é o Eid al Adha?

Eid al adha é o festival que Allah legisla para os muçulmanos após a realização do hajj, o quinto pilar do Islam. Espera-se que este ano seja em 28 de junho.

O pano de fundo é que Ibrahim, conhecido como Abraão nas tradições cristã e judaica, foi ordenado por Deus a sacrificar seu filho adulto. Ele obedeceu e levou Ismael (Ismail ou Ismael) para uma montanha. Quando ele estava prestes a sacrificar seu filho, um anjo o deteve e lhe deu um carneiro para sacrificá-lo no lugar de seu filho.

Quais são as diferenças entre Eid al fitr e Eid al Adha?

Entre as diferenças entre eid al fitr e eid al adha são:

  •  Eid-ul-Fitr é comemorado durante o primeiro dia do mês islâmico de Shawwal todos os anos. Como se sabe, jejuar é difícil. Então Allah dá a Seus crentes Eid-ul-Fitr (uma festa) após o mês do Ramadan.
  • Mas Eid-ul-Adha vem depois de realizar o Hajj (peregrinação) no dia 10 de Dhul Hijjah de acordo com o calendário islâmico. O Hajj (peregrinação) também é difícil, por isso é seguido pelo Eid-ul-Adha. Assim, todo ato árduo de adoração é seguido por um Eid (dias de festividade)

Leia: Beneficios do Eid Al Fitr

Qual é a diferença entre os dois Eids islâmicos e outros festivais?

A principal diferença é que os festivais islâmicos foram legislados por Allah, mas os outros festivais são feitos pelo homem. Assim, os dois dias islâmicos de eids são sagrados, mas os outros dias de festivais feitos pelo homem não são. Portanto, os muçulmanos não comemoram esses dias, especialmente festivais pagãos como o Halloween.

Portanto, é pecaminoso e haram se os muçulmanos celebram ou participam de festivais pagãos, pois envolvem os elementos mais malignos do politeísmo e da descrença.

Eids muçulmanos VS Halloween como um  Exemplo

As celebrações dos muçulmanos são um momento de felicidade e regozijo. Nas festividades, os muçulmanos vestem roupas novas e boas, perfumam, sorriem e acompanham seus filhos e esposas (família) à oração congregacional. Além disso, os muçulmanos estão em constante lembrança de Allah, proferindo as mais belas palavras expressando sua gratidão e agradecimento a Ele por dar a eles este presente cheio de alegria e felicidade. Eid é uma celebração que abraça e mostra amor, fraternidade, paz e felicidade, e promove os valores de solidariedade e compaixão entre todos.

Pelo contrário, o Halloween é uma celebração anual baseada nas doutrinas pagãs celtas e europeias e tradicionalmente aplicada à noite de 31 de outubro. É derivado de rituais envolvendo espíritos mortos e adoração ao diabo e simboliza o início do Ano Novo do antigo druida, que afirma que os mortos revisitam suas casas nessa época. Em essência, o Halloween representa o Ano Novo dos adoradores do diabo.

Monsenhor Negri diz em seu artigo “As Cabeças de Abóbora Vazias”, “O Halloween é completamente diferente de nossas tradições, e nos é imposto comercialmente como moda. E traz por trás da manifestação da festa, alegria e diversão, novas ideias de idolatria e aspectos anticristãos da vida e morte”.

O Halloween é uma celebração assustadora e horrível que inspira medo e horror e simboliza o mal e o derramamento de sangue em sua origem. Festas inovadoras pagãs que geram violência e medo e infundem intimidação nos jovens ensinam violência às crianças e eliminam a compaixão e a misericórdia entre jovens e velhos.

Conclusão

As celebrações dos muçulmanos são sagradas e promovem os valores de solidariedade e compaixão entre todas as pessoas. Lembre-se de Halloween para nos contar a diferença entre as duas experiências.

Otros idiomas:

English

Share
Pin It

Leave a Comment