Quem escreveu o Alcorão? – Exame real para o autor do Alcorão

Você provavelmente já ouviu falar do Livro Sagrado chamado 'Alcorão'! O que você sabe sobre isso? Talvez você

 Você provavelmente já ouviu falar do Livro Sagrado chamado ‘Alcorão’! O que você sabe sobre isso? Talvez você se pergunte quem escreveu o Alcorão? É realmente de origem divina? E quem é o verdadeiro autor do ‘Alcorão’? 

Neste artigo, discutiremos a origem do Alcorão em detalhes. Iremos criticar e analisar todas as possibilidades disponíveis até chegarmos a uma conclusão objetiva.. 

Aqui aprenderemos o seguinte:

  • Quem escreveu o Alcorão? Autores do Alcorão? 
  • As origens do Alcorão O que é o Alcorão? 
  • O Alcorão depende de fontes bíblicas? 
  • Muhammad ﷺ escreveu o Alcorão? 
  • O Alcorão foi escrito por uma fonte de Meca? 
  • Waraqah escreveu o Alcorão? 
  • O ferreiro escravo romano escreveu o Alcorão? 
  • O profeta Muhammad ﷺ escreveu o Alcorão durante suas viagens? O Diabo (Satanás) Escreveu o Alcorão? 
  • Qual é a verdadeira origem do Alcorão? 
  • O que os estudiosos ocidentais dizem sobre “quem escreveu o Alcorão”?

Daremos respostas a algumas perguntas frequentes sobre o Alcorão, como: O Alcorão é de origem humana? O Alcorão depende de fontes bíblicas? Muhammad (que a paz e as bênçãos estejam com ele) escreveu o Alcorão? Os judeus e os cristãos escreveram o Alcorão? O povo de Meca escreveu o Alcorão? E por último, mas não menos importante, o diabo escreveu o Alcorão? Além disso, vamos nos referir aos testemunhos de estudiosos ocidentais e árabes sobre esta pesquisa. Também discutiremos o milagre linguístico do Alcorão e sua superioridade..

Introdução | O que é o Alcorão?

O Alcorão é um livro sagrado que foi revelado há 14 séculos. Os muçulmanos acreditam que o Alcorão é a revelação final de Allah (o nome árabe para o Único Deus) e que foi enviado ao profeta Muhammad ﷺ como uma orientação para a humanidade.

O Alcorão chama as pessoas a adorarem Allah, o Único Deus verdadeiro. Ele contém muitas histórias das nações passadas e seus profetas, como Adão, Noé, Abraão, Lot, Moisés, Jesus e outros. Afirma o fato de que todos os profetas e mensageiros anteriores vieram com a mesma mensagem de Deus.

O Alcorão afirma que é uma confirmação das escrituras originais previamente reveladas. No entanto, as escrituras anteriores foram corrompidas pelas pessoas e foram parcial ou totalmente perdidas.

O Alcorão recupera sua mensagem pura. Ele não apenas contém detalhes sobre as crenças dos judeus e cristãos, mas também avalia, corrige e comenta sobre elas.

Quem escreveu o Alcorão? O Alcorão é de origem humana?

Os muçulmanos argumentam que o Alcorão foi escrito pelos escribas do profeta Muhammad ﷺ depois de ser revelado por Deus. Alguns críticos argumentam que os seres humanos escreveram o Alcorão e que ele é de origem humana. No entanto, examinando o conteúdo do Alcorão, encontramos muitas referências históricas, religiosas e culturais sofisticadas que podem ser desafiadoras para um ser humano conhecer..

O Alcorão depende de fontes bíblicas?

O Alcorão não pode ter origem bíblica, como alguns críticos sugeriram! Gabriel Reynolds, professor cristão de Estudos Islâmicos e Teologia na Universidade de Notre Dame (EUA), escreveu um livro em 2018 chamado “O Alcorão e a Bíblia”, no qual tentou argumentar como o Alcorão discutiu, avaliou , e até citou textos da Bíblia, do Talmude e de outros escritos antigos.

Na verdade, essa afirmação não é verdadeira por várias razões, pois a Bíblia foi acessível pela primeira vez a pessoas de língua árabe quando traduzida para o árabe, mesmo que parcialmente, décadas após a morte do profeta Muhammad ﷺ. 

Além disso, o Talmud foi traduzido pela primeira vez no século 21 e foi nessa época que os outros escritos (como apócrifos, manuscritos e livros ocultos) foram descobertos apenas dezenas de anos atrás. Além disso, o Alcorão comenta e corrige a Bíblia em muitos versículos.

No entanto, os orientalistas ainda se apegam arbitrariamente à humanidade da fonte do Alcorão.

Quem são os possíveis autores do Alcorão?

Os orientalistas afirmam que o autor do Alcorão deve ser Muhammad ﷺ, um estudioso bem informado que o ensinou. A fonte do Alcorão foi um dos debates significativos do Orientalismo durante séculos. Eles não acreditam em intervenção sobrenatural, então tiveram que levantar a hipótese da fonte natural de tal conhecimento acumulado.

Muhammad ﷺ escreveu o Alcorão?

Se contextualizarmos o profeta Muhammad ﷺ e seu ambiente, teremos mais insights sobre este assunto e chegaremos a uma conclusão sólida e convincente no final.

O profeta Muhammad ﷺ nasceu no início do século 7 em Meca. Ele era analfabeto como a maioria da comunidade de Meca. As tribos locais costumavam chamá-lo de “A pessoa mais honesta e confiável” (Al-Sadiq Al-Ameen). Ele foi criado entre o povo de Meca que era pagão e não tinha ou se importava com nenhum conhecimento das escrituras anteriores ou. Isso porque eles estavam a milhares de quilômetros de distância de qualquer civilização.

Se revisarmos a biografia de Muhammad ﷺ, os lugares que ele visitou e as pessoas com quem viveu, chegaremos à conclusão de que Muhammad ﷺ não poderia ser o autor do Alcorão.

  1. Muhammad ﷺ reconheceu que não escreveu o Alcorão
  2. A Alta Conduta Moral de Muhammad
  3. Muhammad (PBUH) Didn’t Aim for Leadership or Wealth
  4. Muhammad ﷺ não almejava liderança ou riqueza
  5. A variação linguística entre o discurso de Muhammad e o Alcorão
  6. As profecias do Alcorão estão além da capacidade de conclusão de Muhammad
  7. TO conteúdo do Alcorão estava além da capacidade de autoria de Muhammad
  8. Muhammad interpretou mal algumas das revelações
  9. A Intermitência da Revelação
  10. O Alcorão repreendeu Muhammad ﷺ em certas ocasiões
  11. Ausência de variações psicológicas e emocionais no Alcorão – O Alcorão foi afetado pelo estado psicológico de Muhammad ?

Discutimos os 11 argumentos acima em detalhes em outro artigo. Muhammad foi um profeta de Deus? Ou Ele inventou?! Convido você a ler a discussão lá.

De onde veio o Alcorão? – As Origens do Alcorão

Obviamente, Muhammad ﷺ não é o autor do Alcorão, o Alcorão. 

Dado que o Profeta ﷺ era analfabeto, a noção de estudo dedicado dos livros não árabes da Bíblia Hebraica, Novo Testamento, Talmud e outras fontes que ainda não foram descobertas não pode ser um argumento sólido para a fonte do Alcorão. 

Portanto, os críticos do Islam não dependem desse argumento. Portanto, ainda nos deparamos com as outras duas possibilidades, ou seja, ele aprendeu com um estudioso bem informado, internacional e multilíngue que o acompanhou ao longo de sua vida, ou o Onisciente e Todo-Poderoso o ensinou. 

Podemos concordar agora que Muhammad ﷺ não poderia ser o autor do Alcorão, mas vamos elaborar mais para saber quem é o autor do Alcorão. É importante considerar duas coisas ao lidar com esse ponto.

Em primeiro lugar, Muhammad viveu ou visitou quatro lugares ao longo de sua vida; Bani Sa’idah, onde sua ama de leite viveu até os quatro anos de idade, e Meca, onde foi criado e viveu até os 53 anos. Além disso, ele fez duas viagens comerciais à Síria que duraram alguns meses. O primeiro com o tio aos 12 anos, o outro aos 25. Por fim, viveu em Medina, onde viveu os últimos dez anos da sua vida, dos 53 aos 63 anos.

E a segunda coisa a considerar é que o Alcorão foi revelado em partes ao longo da vida do Profeta. Desde o início da revelação aos 40 anos até sua morte aos 63 anos.

O Alcorão foi escrito por uma fonte de Meca?

 Em primeiro lugar, vamos ver onde fica Meca. Meca fica na Península Arábica. Na época da revelação do Alcorão (mais de 1400 anos atrás), estava longe de qualquer civilização. Seu povo era -como mencionado anteriormente- pagãos e analfabetos. 

Por exemplo, Tom Holland, um orientalista cético radical, discorre sobre a importância desta questão dizendo:

“O fator chave sobre o relato tradicional é que Muhammad recebeu sua primeira revelação em Meca. E Meca fica a uma distância fabulosa do mundo do Império Romano. … Não havia judeus nem cristãos em Meca. … Muhammad era analfabeto … se for esse o caso,… então como explicar este texto que está cheio dessas referências culturais sofisticadas, exceto por um milagre. Parece que, se confiarmos no relato muçulmano de como o Alcorão surgiu, o Divino deve realmente ter penetrado neste Milagre.”

[A Origem do Islam, um vídeo do YouTube no Rancho Mirage]

O povo de Meca na época do profeta não conseguiu encontrar um candidato adequado que pudesse ter ensinado Muhammad

Quando os habitantes de Meca procuraram alguém que pudesse ensinar Muhammad ﷺ em Meca, eles não encontraram ninguém. No entanto, havia dois homens possíveis que eram considerados candidatos; Waraqah Ibn Nawfal e um ferreiro escravo romano.

Waraqah escreveu o Alcorão?

Waraqah não poderia ter escrito o Alcorão. Ele era um estudioso cristão monoteísta que acreditava em um Deus e Jesus (AS) como seu Mensageiro.

É impossível para ele ser o autor, pois ele conheceu Muhammad ﷺ depois de já ter recebido a revelação.

Waraqah disse a Muhammad ﷺ que o seguiria. No entanto, ele morreu alguns dias após este incidente e a revelação continuou por 23 anos após sua morte.

O ferreiro escravo romano escreveu o Alcorão para o profeta Muhammad?

O ferreiro escravo romano não poderia ter escrito o Alcorão. Ele era um falante não qualificado e não árabe. Além disso, não há evidências de que ele tivesse um conhecimento tão sofisticado quanto o mencionado no Alcorão.

Ser um romano (e muito menos ser um escravo e um ferreiro), não faz de você um estudioso multilíngue ditado do cristianismo, judaísmo, história antiga … etc.

Deus comenta esta afirmação no Alcorão. [Alcorão 16-103]

O profeta Muhammad escreveu o Alcorão durante suas viagens?

Muhammad ﷺ viajou duas vezes em viagens comerciais. Discutiremos ambos nos próximos parágrafos.

A. A Primeira Viagem Comercial do Profeta Muhammad ﷺ à Síria

A primeira vez foi na companhia de seu tio aos 12 anos. A importância dessa viagem para os críticos do Islam é que ele conheceu ali um monge judeu chamado “Buhayra”.

Este monge hospedou a caravana porque viu sinais de profecia escritos em suas escrituras sobre este grupo que mais tarde ele reconheceu no jovem futuro Profeta ﷺ. 

O monge aconselhou seu tio a levá-lo de volta a Meca porque se os judeus o vissem, eles o matariam como fizeram com os profetas anteriores. Então, seu tio seguiu seu conselho e mandou Muhammad ﷺ de volta.

Alguns críticos podem argumentar que Buhayra foi o professor de Muhammad ﷺ e isso não é possível por muitos motivos;

  • A reunião não ultrapassou algumas horas, o que não é suficiente para que alguém receba o Alcorão com suas referências detalhadas.
  • Todas as pessoas da caravana compareceram à reunião e ninguém acusou Muhammad ﷺ de aprender com Buhayra, embora mais tarde alguns deles se tornassem seus inimigos.
  • Outros na viagem teriam aprendido o mesmo conhecimento que ele adquiriu.
  • Muhammad ﷺ era tão jovem (12 anos) e a revelação começou aos 40 anos.
  • Além disso, quem ler a narração deste incidente descobrirá que o monge era o questionador e Muhammad ﷺ era o que respondia, não o contrário. 

B. A Segunda Viagem Comercial do Profeta Muhammad ﷺ à Síria

A segunda vez foi aos 25 anos, quando saiu como líder de uma caravana comercial. Essa jornada durou alguns meses que foram consumidos principalmente no caminho.

A história não inclui nenhuma referência dele aprendendo nada com ninguém. A maioria dos habitantes de Meca eram comerciantes (por períodos mais longos) que também não eram estudiosos (ser um comerciante não é igual a um estudioso, ou seja, argumentar o contrário conteria preconceito por trás).

Por esse motivo, os críticos do Islam não levam em consideração essa jornada ao procurar possíveis fontes do Alcorão porque não prova nada.

Judeus e cristãos em Medina escreveram o Alcorão?

Judeus e cristãos não poderiam ter escrito o Alcorão. Muhammad ﷺ migrou para Medina 13 anos após o início da revelação, lá ele conheceu judeus e cristãos. Alguns críticos argumentam que Muhammad ﷺ pode ter aprendido com eles. Antes de tomar uma decisão, devemos saber o seguinte:

 #1. A maioria dos eventos históricos foi revelada em Meca antes da migração para Medina. 

Como eles poderiam ensiná-lo antes mesmo de vê-lo? 

#2. Eles às vezes entenderam mal a revelação 

Como é que eles ensinam algo que não conseguem entender? 

Por exemplo, foi narrado pela autoridade de Udai Ibn Hatim (RA), que é um ex-muçulmano cristão. Ele veio perguntar ao Profeta Muhammad ﷺ da Surat Bara’ah (capítulo nº 9):

“ٱتَّخَذُوٓا۟ أَحْبَارَهُمْ وَرُهْبَـٰنَهُمْ أَرْبَابًۭا مِّن دُونِ ٱللَّهِ…”

Tomaram por senhores seus rabinos e seus monges em vez de Deus

[Qur’an 9:31]

He asked Prophet Muhammad ﷺ: “We did not worship them”. Prophet Muhammad replied, “Didn’t they make some unlawful things – which Allah had prescribed- as lawful and then you followed them? And they made lawful things – which Allah had prescribed- as unlawful and then you followed them? This is the kind of worship they receive.’”  

[Tirmidhi 3095, Tabarani 218 and as-Sunan al-Kubra of Bayhaqi 20137]

“Eles (judeus e cristãos) tomaram seus estudiosos e monges como senhores além de Allah”.

[Alcorão 9:31]

Ele perguntou ao Profeta Muhammad ﷺ: “Nós não os adoramos”. O profeta Muhammad respondeu: “Eles não fizeram algumas coisas ilegais – que Allah prescreveu – como lícitas e então você as seguiu? E eles fizeram as coisas lícitas -que Allah havia prescrito- como ilegais e então você os seguiu? Este é o tipo de adoração que eles recebem.’”

[Tirmidhi 3095, Tabarani 218 e as-Sunan al-Kubra de Bayhaqi 20137]

#3. Eles costumavam sentar com o Profeta ﷺ e ouvi-lo.

Havia pessoas entre judeus e cristãos que aceitavam o Islã, e outras que o rejeitavam apesar de saberem que ele era um verdadeiro Profeta.

Por exemplo, Safiyya, filha de Hoyay ibn Akhtab (um líder judeu), narrou: “Quando o Profeta ﷺ veio a Medina e ficou em Qiba’, meu pai e meu tio foram até ele. Eles não voltaram até o pôr do sol. Fui até eles como costumava fazer, mas nenhum deles voltou para mim por causa da dor que sentiam. Eu ouvi meu tio perguntando ao meu pai “É ele (o Mensageiro que estamos esperando)??”, meu pai respondeu “Sim, por Allah”, meu tio disse “Você o conhecia?”, ele respondeu “sim”, ele perguntou “O que há dentro de você em relação a ele?”, ele respondeu “Sua inimizade, por Allah, enquanto eu viver.”

#4. The prophet (PBUH) corrected their mistakes

The Qur’an contains many verses that condemn their wrong beliefs and acts.

For example,

“They have certainly disbelieved who say, ‘Allah is the Messiah (Jesus), the son of Mary’ ”   

[Quran 5-72]

“And the Jews say, ‘The hand of Allah is chained.’ Chained are their hands, and cursed are they for what they say.” 

 [Qur’an 5-64]

#5. Nenhuma narração histórica menciona tal coisa.

Prof. Dirazz concluiu sua pesquisa sobre esta questão. Ele disse:

“quem aprecia a santidade da história e acredita em seus eventos sabe que o Profeta Muhammad não teve um professor humano. Para aqueles que afirmam que um Humano ensinou Muhammad ﷺ, por favor, diga-nos o nome dele, quem viu ou narrou esta referência? Que tipo de conhecimento ele ouviu? Quando aconteceu e onde? Muhammad nasceu em Marte? Ou ele foi criado em um mundo diferente do nosso?”

[Dirazz, an-Naba’ al-‘Adhim, p. 63]

O Diabo (Satanás) Escreveu o Alcorão?

Alguns céticos radicais sugeriram o diabo como a fonte do conhecimento cumulativo do Alcorão quando falharam em provar o que foi dito acima. Basta ler os seguintes versículos para saber se é plausível ou não: 

“Quando leres o Alcorão, ampara-te em Deus contra Satanás, o maldito.”

[Alcorão 16-98]

 “Ó fiéis, não sigais as pegadas de Satanás; e saiba, quem segue as pegadas de Satanás, que ele recomenda a obscenidade e o ilícito.”

[Alcorão 24-21]

 “Ó humanos, desfrutai de todo o lícito e do que a terra contém de salutar e não sigais os passos de Satanás, porque é vosso inimigo declarado. 169 Ele só vos induz ao mal e à obscenidade e a que digais de Deus o que ignorais.”

 [Alcorão 2-168:169]

“E Satanás dirá quando o assunto estiver concluído: ‘De fato, Allah prometeu a você a promessa da verdade. E eu prometi a você, mas eu te traí. Mas eu não tinha autoridade sobre você, exceto que eu o convidei e você respondeu a mim.’”

[Alcorão 14-22]

“Satanás lhes promete e desperta desejo neles. Mas Satanás não promete nada a eles, exceto ilusão”.

[Alcorão 4-120]

“[Os hipócritas são] como o exemplo de Satanás quando ele diz ao homem: ‘Descreia’. Mas quando ele não acredita, ele diz: ‘Na verdade, estou separado de você. Na verdade, eu temo a Allah, Senhor dos mundos.’”

[Alcorão 59-16]

Um demônio que diz às pessoas para serem justas, fazerem caridade, serem bons para com os pais e nunca seguirem o demônio, não é um demônio.

Qual é a verdadeira origem do Alcorão?

A origem do Alcorão parece divina. O estilo linguístico do Alcorão sugere que há uma entidade superior falando. Ele ordena que Muhammad diga que ele não era mais do que um homem recebendo revelação de Deus. Ele não teve benefício ou dano para ninguém, nem conheceu o invisível, exceto por meio de Deus. 

Deus disse no Alcorão:

“Dize: Sou tão-somente um mortal como vós, a quem tem sido revelado que o vosso Deus é um Deus único. ”   

[Alcorão 18:110

“Dize: Eu não vos digo que possuo os tesouros de Deus ou que estou ciente do incognoscível, nem tampouco vos digo que sou um anjo; não faço mais do que seguir o que me é revelado. ”  

[Alcorão 6-50

“Dize: Eu mesmo não posso lograr, para mim, mais benefício nem mais prejuízo do que o que for da vontade de Deus. E se estivesse de posse do incognoscível, aproveitar-me-ia de muitos bens, e o infortúnio jamais me açoitaria. Porém, não sou mais do que um admoestador e alvissareiro para os crentes.”    

[Alcorão 7-188]

“(Esta) é uma revelação do Senhor do Universo. E se (o Mensageiro) tivesse inventado alguns ditos, em Nosso nome. Certamente o teríamos apanhado pela destra(1725); E então, Ter-lhe-íamos cortado a aorta, E nenhum de vós teria podido impedir-Nos.”  

[Alcorão 69-43:47

Ó Mensageiro, anuncie o que foi revelado a você por seu Senhor. E se não o fizer, então você não transmitiu Sua mensagem”.

[Alcorão 5-:67]

Os comandos eram claros para Muhammad em todo o Alcorão, indicando sua servidão e a superioridade da fonte do Alcorão.

O desafio de produzir um livro semelhante ao Alcorão

Deus lançou um desafio à humanidade para provar que o Alcorão é a sua palavra. Deus diz no Alcorão:

“E se você está em dúvida sobre o que enviamos sobre Nosso Servo [Muhammad], então produza uma surata semelhante a ela e invoque outras testemunhas além de Allah, se você for verdadeiro”.

[Alcorão 2:23]

Se você acredita que este livro é de autoria de Muhammad ou de qualquer ser humano, faça o seguinte: reúna todos os poetas humanos e os autores mais eloquentes e produza um capítulo como o do Alcorão.

O que os estudiosos ocidentais dizem sobre “quem escreveu o Alcorão”?

O professor David Thomas, professor emérito de cristianismo e islamismo na Universidade de Birmingham, disse::

“Precisamente o que Muḥammad sabia sobre o cristianismo e seus ensinamentos permanece obscuro. A presença cristã no Ḥijāz e em sua cidade natal, Meca, é menos fácil de identificar. É o mesmo com o Alcorão. É inegável que contém uma grande quantidade de informações detalhadas sobre os cristãos, incluindo monges e sacerdotes, e suas crenças sobre a Trindade, a Encarnação e a pessoa de Jesus. E parece claro que assume um grau avançado de conhecimento de Abraão, Moisés e outras figuras bíblicas, sobre as quais tende a comentar em vez de narrar, como se contribuísse para uma conversa contínua sobre o significado e a importância de seus atos e palavras. Mas exatamente como isso se relaciona com as crenças, doutrinas e ensinamentos cristãos contemporâneos tem sido objeto de investigações que até agora não renderam muito que esteja fora de discussão.

[David Thomas et al (eds), Christian-Muslim Relations, pp. 2-3]

Resumindo – Quem escreveu o Alcorão e como foi elaborado?

O Alcorão foi escrito por Deus Todo-Poderoso. De acordo com as evidências mencionadas acima, fica claro que não há outra possibilidade racional da fonte do Alcorão.

O conteúdo, o milagre linguístico e a superioridade do Alcorão sugerem que ele vem do Deus Todo-Poderoso. Deus diz no Alcorão:

“Não meditam, acaso, no Alcorão? Se fosse de outra origem, que não de Deus, haveria nele muitas discrepâncias.”  

[Alcorão 4:82]

Deus revelou o Alcorão ao Profeta Muhammad ﷺ ao longo de sua vida para transmitir a mensagem de Deus de todos os profetas, ensinar as pessoas e recuperar as escrituras corrompidas.

Quando Deus revelou o Alcorão ao Profeta Muhammad ﷺ, ele o memorizou e, da mesma forma, seus companheiros o fizeram. Eles escreveram o Alcorão até que o Alcorão fosse completado pela morte do Profeta Muhammad. Naquela época, o Alcorão foi reunido em um livro na época do primeiro califa Abu Bakr.

Conclusão | Qual é a fonte original do Alcorão?

Os muçulmanos acreditam que o Alcorão foi enviado por Deus à humanidade. E de acordo com a evidência acima, o Profeta Muhammad não poderia ser a fonte da escrita do Alcorão, nem qualquer uma das pessoas que ele conheceu.

É óbvio que o conteúdo do Alcorão não foi escrito por Muhammad ﷺ, que era moralmente elevado e analfabeto. E ao estudar os versículos do Alcorão, descobriríamos que ele dirigiu seu discurso a Muhammad ﷺ como um aprendiz, não como um autor. Além disso, revisando a história, descobrimos que ele não foi ensinado por nenhum ser humano.

Todo o artigo mostrou que o contexto histórico do Alcorão deve ser de Deus, e esse não é o único aspecto.

A linguagem do Alcorão é tão bonita e comovente. Seu estilo linguístico é de um alto nível de eloquência que ninguém poderia conseguir algo semelhante. Tente  ouvir. 

O ensinamento do Alcorão é a evidência mais forte de que é de Deus. Diz que é uma confirmação das revelações anteriores e nos ordena a acreditar em todos os Mensageiros e revelações que Allah enviou. Tem ensinamentos para se purificar, aprender sobre nosso Criador, o propósito de nossa vida e a vida futura e têm regras flexíveis para organizar nossas vidas desde os pequenos detalhes relativos à pequena família até toda a sociedade e o mundo inteiro. Quando você vai começar a ler?

Mais recursos:

um breve guia ilustrado para compreender o islÃ
A Verdadeira Religião de Deus
ebooks gratuitos em português

Outras línguas:

English

Share
Pin It

About Samaa Mohammad

Samaa Muhammad is an academic Pharmacy Lecturer, web writer, and Islamic researcher. Besides Samaa's work in the academic field at Cairo University, She has been researching in several Islamic fields; such as The Quran and Sunnah. Moreover, she reads in comparative religion, especially Christianity and Judaism. Samaa Muhammad has several articles discussing The authorship of The Quran and The Bible, The True God, and The True Religion as well. Her articles are academic, objective, and well-discussed. Samaa believes everyone has the right to ask, read, and learn. So, she is always keen on self-learning and helping others to learn as well.

Leave a Comment