Muhammad foi um profeta de Deus? Ou Ele inventou?!

Embora os críticos do Islam tentem há anos provar que o profeta Muhammad inventou o Alcorão a partir

Embora os críticos do Islam tentem há anos provar que o profeta Muhammad inventou o Alcorão a partir de si mesmo, esse ainda é um dos tópicos difíceis que impedem seus propósitos. No entanto, o próprio Alcorão é uma evidência clara que prova que Muhammad não poderia inventar o Alcorão.

Em um artigo anterior sobre quem é o autor do Alcorão, discutimos todas as probabilidades da fonte do Alcorão. Neste artigo, vamos nos concentrar mais na relação de Muhammad com o Alcorão. Apresentarei algumas razões pelas quais o Profeta Muhammad não poderia ser o autor do Alcorão.

1.  A alta conduta moral de Muhammad

Sempre enxergamos as ações e atitudes das pessoas através de seus atributos, valores, contexto, etc. Não há dúvida de que a conduta moral é um fator especial para necessariamente confiar e acreditar nas afirmações alheias. Temos que usar um critério semelhante com o profeta Muhammad, que afirma receber revelação de Deus. Muhammad era conhecido entre as pessoas como “o honesto” e “o confiável”. As pessoas costumavam manter suas propriedades com ele durante suas longas viagens. Muitas pessoas acreditaram nele devido à sua conduta moral elevada.

      Para imaginar até que ponto eles confiaram nele, ouça o que aconteceu no início do recebimento da revelação. Ele subiu o Monte Safa em Mecca (uma pequena montanha que se pode ver facilmente o que está por trás) e disse:

 ‘Você vê? Se eu informar que cavaleiros estão subindo a encosta desta montanha, você acreditará em mim?’ Eles disseram: ‘Nunca ouvimos você mentir.’ Então ele disse: “Eu sou um aviso claro para você de uma punição severa vindoura’” [Bukhari, Hadith 4971]

 Até mesmo seus inimigos eram claros sobre esse assunto. Por exemplo, quando perguntados sobre sua honestidade, ninguém negou. Ibn Abbas (um dos companheiros do Profeta) narrou um testemunho de Abu Sufyan (um importante inimigo pagão que mais tarde abraçou o Islam após seu domínio sobre a Arábia) na frente de Heráclio. O último perguntou-lhes sobre o Profeta: “Você já o acusou de mentir antes de sua afirmação (de ser um Profeta)? …, Ele quebra suas promessas?” e perguntas semelhantes às quais Abu Sufyan respondeu com “Não”.

Como uma pessoa verdadeira e justa que não pode mentir contra as pessoas mentiria contra o Onisciente, o Todo-Poderoso?

leia também:

Um breve guia para se tornar um muçulmano: abraçando o Islã de A a Z

O que é Shahadah no Islam? – Um Guia Completo

2. The linguistic variance between Muhammad’s speech and the Qur’an

  Atualmente, estudiosos estão realizando pesquisas modernas para discutir a questão de uma forma que não envolva preconceitos e subjetividade humana. Em 2012, um estudo foi realizado pela revista Literary and Linguistic Computing para determinar se o Alcorão foi feito por Muhammad ou não. O estudo foi baseado na discriminação computacional do autor. Os pesquisadores usam esse método para identificar a autenticidade de relacionar um texto a um determinado autor.

  Por exemplo, eles aplicaram esse método ao Novo Testamento. Eles concluíram que as cartas atribuídas a Paulo não poderiam ter sido escritas pelo mesmo autor. O estudo realizou 16 experimentos comparando vocabulário similar, números, citações de animais, bigramas finais especiais… etc. no Alcorão e Hadiths (ditos de Muhammad). A pesquisa concluiu que o Alcorão e os Hadiths são de duas fontes diferentes devido às diferenças pronunciadas entre ambos.

 “Assim, três séries de experimentos são feitas e comentadas. A primeira série de experimentos analisa os dois livros de forma global… Trata-se de nove experimentos diferentes. A segunda série de experimentos analisa os dois livros de forma segmentar (quatro segmentos diferentes de texto são extraídos de cada livro). Trata-se de cinco experimentos diferentes. A terceira série de experimentos faz uma atribuição automática de autoria dos dois livros de forma segmentar, empregando vários classificadores e vários tipos de recursos. Os tamanhos dos segmentos estão mais ou menos no mesmo intervalo (quatro segmentos de texto diferentes…). Trata-se de dois experimentos diferentes. … na verdade, todos os resultados desta investigação mostraram que os dois livros deveriam ter dois autores diferentes. O Alcorão não foi escrito pelo Profeta Muhammad e também pertence a um autor único.”    

[H. Sayoud, Discriminação do autor entre o Sagrado Alcorão e as declarações do Profeta, em Literary and Linguistic Computing 27(4):427-444 ·(2012) DOI]

3. O conteúdo do Alcorão

     O conteúdo do Alcorão estava além da capacidade de Muhammad produzir. Parece que todas as impossibilidades se reuniram se ele fosse produzir um livro tão abrangente. O Alcorão tem referências históricas, culturais e religiosas sofisticadas. Isso sugere que aquele por trás do Alcorão deveria ter um amplo conhecimento das escrituras anteriores, antigos escritos multilíngues de rabinos e monges, manuscritos ocultos descobertos apenas recentemente e a história das nações anteriores. Muhammad era um homem analfabeto que vivia entre pessoas analfabetas em Meca, no coração do deserto, longe de qualquer civilização. O povo de Meca eram árabes pagãos que não tinham nenhum conhecimento das escrituras anteriores. Além disso, as escrituras anteriores não foram completamente traduzidas para o árabe (e a maioria delas permaneceu sem ser descoberta), exceto no século 20-21.

Supor que um homem analfabeto, em uma sociedade de analfabetos, vivendo no deserto, 14 séculos atrás tinha todo esse conhecimento é como supor que um bebê vivendo em uma ilha distante e remota escreveu um dicionário multilíngue.

4. As profecias do Alcorão

     O conteúdo do Alcorão contém muitas profecias futuras que, mais tarde, se tornaram realidade. Se Muhammad foi o produtor do Alcorão, como ele ousaria prever algo que, se fosse falso, destruiria sua credibilidade?

  Por exemplo:

* Deus prometeu ao Seu Profeta – em tempos de guerra e dificuldades onde nenhum dos muçulmanos foi capaz de respirar – ele protegerá sua vida contra o assassinato

“Ó Mensageiro, proclama o que te foi revelado por teu Senhor, porque se não o fizeres, não terás cumprido a Sua Missão. Deus te protegerá dos homens, porque Deus não ilumina os incrédulos”    

[Alcorão 5 – 67]

O Profeta não foi assassinado, e há uma estranha história narrando um incidente quando um descrente tentou matá-lo.

[Hadith de Sahih Muslim.]

* O Alcorão profetizou a derrota da Pérsia na época em que conseguiram a vitória sobre os bizantinos. E era quase impossível prever que isso poderia acontecer.

“Os bizantinos foram derrotados na terra mais próxima. Mas eles, após a derrota, vencerão dentro de três a nove anos. A Allah pertence o comando antes e depois. E naquele dia os crentes se alegrarão”.  

[Alcorão 30- 2:4]

*  Deus deu boas novas aos crentes de que eles entrariam em segurança em Mecca após longos anos de sofrimento:

“Certamente Allah mostrou a Seu Mensageiro a visão em verdade. Você certamente entrará em al-Masjid al-Haram, se Allah quiser, em segurança, com suas cabeças raspadas e [cabelos] curtos, sem temer [ninguém]. Ele sabe o que vós ignorais, e vos concedeu, não obstante isso, um triunfo imediato.”  [Alcorão 48 – 27]

E em 538 Ac. O Profeta e os crentes entraram em Makkah (Al-Masjid al-Haram) sem uma gota de sangue.

* Deus promete no Alcorão que Ele o preservará de quaisquer mudanças. Ele disse:

“De fato, fomos nós que revelamos o Alcorão e, de fato, seremos seus guardiões.”   [Alcorão 15 – 9]

O Alcorão nunca foi atualizado desde a morte de Muhammad. Ele foi preservado por mais de 14 séculos.

Como alguém poderia fazer todas essas profecias além do Onisciente?

5. A incapacidade de Muhammad de entender algumas das revelações por conta própria

     Se Muhammad fosse o próprio por trás do Alcorão, certamente teria entendido o que estava produzindo. No entanto, às vezes ele esperava que a revelação esclarecesse o significado das revelações anteriores que ele não conseguia entender sozinho. Por exemplo, Deus revelou:

“Quer mostrem o que está dentro de vocês ou o escondam, Allah os levará a prestar contas” ”

[Alcorão  2-284]

Os companheiros do Profeta disseram:

“Como podemos ser julgados por algo que não fizemos?” O Profeta disse a eles: “Diga, nós ouvimos e obedecemos.”  

[Sahih Muslim]

Ele não sabia o significado pretendido do versículo e esperou pela revelação que veio depois com o esclarecimento:

“O Mensageiro crê no que foi revelado por seu Senhor e todos os fiéis crêem em Deus… (285) Deus não impõe a nenhuma alma uma carga superior às suas forças. Beneficiar-se-á com o bem quem o tiver feito e sofrerá mal quem o tiver cometido…”

[Alcorão  2-285:286]

Se Muhammad fosse o único por trás do Alcorão, ele facilmente esclareceria o que ele quis dizer. No entanto, ele não tinha mais explicações sobre o entendimento do versículo e teve que esperar a nova revelação para esclarecê-lo.

6. Muhammad interpretou mal algumas das revelações

     Em uma ocasião, o Alcorão foi revelado impedindo o Profeta de orar pelos hipócritas nem pedir perdão por eles.

Deus disse:

“Quer implores, quer não (ó Mensageiro) o perdão de Deus para eles, ainda que implores setenta vezes, Deus jamais os perdoará, porque negaram Deus e Seu Mensageiro. Allah não guia as pessoas desafiadoramente desobedientes”.   [Qur’an 9-80]

A bondade de Muhammad o levou a entender que ele tinha duas opções: seja para pedir perdão por eles ou não. Então, ele disse:

Allah me deu a escolha. …” Então ele acrescentou: “Eu irei (apelar a Allah por causa deles) mais de setenta vezes.”  [Sahih Al-Bukhari]

 Mais tarde, um versículo foi revelado corrigindo seu entendimento da revelação anterior. Disse:

“E não reze (a oração fúnebre, Muhammad), sobre qualquer um deles que morreu – nunca – ou fique em pé em seu túmulo. Na verdade, eles não acreditaram em Allah e em Seu Mensageiro e morreram enquanto eram desafiadoramente desobedientes.”   [Qur’an 9-84]

Muhammad obedeceu a Deus e nunca mais orou pelos hipócritas. Se Muhammad fosse o autor, saberia exatamente o que quis dizer, não condenaria seu próprio ato. É evidente que ele estava no lugar de um aprendiz.

7. A intermitência da revelação

    O Alcorão foi revelado em partes ao longo da vida do Profeta Muhammad. Ele não apenas narrou histórias valiosas das nações anteriores, mas também comentou ocasiões que aconteceram durante sua vida para que as pessoas pudessem aprender. Revendo as páginas da história, descobrimos que alguns incidentes foram usados pelos hipócritas para espalhar rumores negativos sobre o Profeta e sua família. Obviamente, se Muhammad era quem estava por trás do Alcorão, ele teria facilmente formado alguns versos para se desculpar e a seus entes queridos. Pelo contrário, Muhammad esperou dezenas de dias pela revelação, apesar da dificuldade da situação.

Por exemplo, os hipócritas acusaram a esposa do Profeta (Aisha) de adultério, uma acusação que difama profundamente sua missão profética e o sobrecarrega. Muhammad sabia que ela era inocente e disse:

… Por Allah, não sei nada sobre minha família, exceto o bem. E eles acusaram uma pessoa sobre a qual eu nada sei, exceto o bem. E ele nunca entrou em minha casa, exceto em minha companhia…   [Sahih Al-Bukhari]

No entanto, ele não podia tomar uma decisão a não ser por revelação, então disse à esposa:

“Ó ‘Aisha! Fui informado de tal e tal sobre você; se você é inocente, então Allah logo revelará sua inocência. E se você cometeu um pecado, arrependa-se diante de Allah e peça a Ele que o perdoe. Pois quando uma pessoa confessa seu pecado e pede perdão a Allah, Allah aceita seu arrependimento”   [Sahih Al-Bukhari]

E, finalmente, o Alcorão revelou sua inocência. Disse:

“Aqueles que lançam a calúnia, constituem uma legião entre vós; não considereis isso coisa ruim para vós; pelo contrário, é até bom. Cada um deles receberá o castigo merecido por seu delito, e quem os liderar sofrerá um severo castigo. (11)
Por que, quando ouviram a acusação, os fiéis, homens e mulheres, não pensaram bem de si mesmos e disseram: É uma calúnia evidente? (12)
Por que eles [que caluniaram] não apresentaram quatro testemunhas? E quando eles não apresentam as testemunhas, então são eles, aos olhos de Allah, que são os mentirosos.” 
 [Qur’an 24-11:13]

 Se ele não fosse um profeta, por que não evitou esses falsos rumores que poderiam destruir a reputação de sua família, bem como sua missão profética desde o primeiro dia?

A explicação lógica disso é que ele estava esperando pelas revelações de Deus.

8. Repreensões do Alcorão

O Alcorão repreendeu e culpou severamente Muhammad por algumas ações, e isso obviamente não é dele mesmo.

Por exemplo, quando o Profeta prometeu a sua esposa que não beberia o mel dado a ele por sua outra esposa, Deus disse:

“Ó profeta, por que te absténs daquilo que Deus te concedeu, procurando, com isso, agradar as tuas esposas, quando sabes que Deus é Indulgente, Misericordiosíssimo?”   [Alcorão  66-1]

Quando Muhammad permitiu que os hipócritas não se juntassem à batalha, Deus o corrigiu dizendo:

“Que Allah o perdoe, [Ó Muhammad]; por que você deu permissão a eles [para ficarem para trás]? [Você não deveria] até que fosse evidente para você quem era verdadeiro e você soubesse [quem eram] os mentirosos.”   [Alcorão 9-43]

Certa vez, Muhammad se afastou de um cego e o deixou para falar com os líderes em busca de sua orientação. Deus criticou severamente sua ação dizendo:

“Tornou-se austero e voltou as costas, Quando o cego foi ter com ele. E quem te assegura que não poderia vir a ser agraciado, Ou receba (admoestação) e, a lição lhe será proveitosa? Quanto ao opulento, Tu o atendes, Não tens culpa se ele não crescer (em conhecimentos espirituais). Porém, quem a corre a ti, E é temente, Tu o negligenciais! Qual! Em verdade, (o Alcorão) é uma mensagem de advertência. Quem quiser, pois, que preste atenção.”   [Alcorão 80-1:12]

Após a batalha de Badr, o Profeta tinha duas opções em relação aos cativos: aceitar um resgate ou executá-los, pois estavam dispostos a varrer os muçulmanos. O Profeta escolheu o primeiro, mas Deus o culpou:

“Não é dado a profeta algum fazer cativos, antes de lhes haver subjugado inteiramente a região. Vós (fiéis), ambicionais o fútil da vida terrena; em troca, Deus quer para vós a bem-aventurança do outro mundo, porque Deus é Poderoso, Prudentissimo. Se não fosse por um decreto prévio de Deus, Ter-vos-ia açoitado um severo castigo, pelo que havíeis arrebatado (de resgate).”   [Alcorão 8-67:69]

Como alguém culparia severamente suas próprias escolhas e se envergonharia na frente de seus seguidores e inimigos também?

9. A superioridade da linguagem do Alcorão 

 TO estilo linguístico do Alcorão sugere que há uma entidade superior falando. Ele ordena que Muhammad diga que ele não era mais do que um homem recebendo revelação de Deus. Ele não teve benefício ou dano para ninguém, nem conheceu o invisível, exceto por meio de Deus.

Deus disse no Alcorão:

“Dize: Sou tão-somente um mortal como vós, a quem tem sido revelado que o vosso Deus é um Deus único.”   

[Alcorão 18:110]

“Dize: Eu não vos digo que possuo os tesouros de Deus ou que estou ciente do incognoscível, nem tampouco vos digo que sou um anjo; não faço mais do que seguir o que me é revelado.”   [Alcorão 6-50]

“Dize: Eu mesmo não posso lograr, para mim, mais benefício nem mais prejuízo do que o que for da vontade de Deus. E se estivesse de posse do incognoscível, aproveitar-me-ia de muitos bens, e o infortúnio jamais me açoitaria. Porém, não sou mais do que um admoestador e alvissareiro para os crentes.”   [Alcorão 7-188]

“Esta) é uma revelação do Senhor do Universo.E se Muhammad tivesse inventado algumas [falsas] palavras sobre Nós, Nós o teríamos agarrado pela mão direita; Então Teríamos cortado a aorta dele. E nenhum de vós teria podido impedir-Nos”   [Qur’an 69-43:47]

“Ó Mensageiro, proclama o que te foi revelado por teu Senhor, porque se não o fizeres, não terás cumprido a Sua Missão.”   [Qur’an 5-:67]

Os comandos eram claros para Muhammad através de todo o Alcorão, indicando sua servidão e a superioridade da fonte do Alcorão.

10. Variações psicológicas e emocionais

Qualquer poesia ou qualquer peça de literatura é afetada pelos sentimentos pessoais e pelo ambiente de seu autor. Você pode sentir a dor e a felicidade do autor através de suas palavras. Mas o Alcorão foi afetado pelo estado psicológico de Muhammad? O Alcorão foi revelado em partes ao longo da vida do Profeta, por isso foi contemporâneo de todos os incidentes que aconteceram nos 23 anos da mensagem. No entanto, nenhum dos principais sofrimentos e tristezas do Profeta foram expressos no Alcorão.

Alguns incidentes importantes aconteceram durante esse período. Por exemplo, Muhammad perdeu seu tio que o protegeu e sustentou, bem como sua amada esposa em um ano que ele chamou de “o ano da tristeza”. No entanto, nada foi mencionado nessa preocupação.

 Muhammad perdeu todos os seus filhos e filhas, exceto um. Seus companheiros foram severamente torturados. Os líderes de Mecca (o lugar onde ele morava) o rejeitaram. Olhando através do Alcorão, não encontramos os sentimentos de Muhammad nem os nomes de seus entes queridos. No entanto, encontramos uma mensagem clara do Onisciente dando mais planos, ensinamentos, advertências, legislação, … etc.

11. O desafio de produzir um livro semelhante

Deus lançou um desafio à humanidade para provar que o Alcorão é a sua palavra.

“E se tendes dúvidas a respeito do que revelamos ao Nosso servo (Mohammad), componde uma surata semelhante à dele (o Alcorão), e apresentai as vossas testemunhas, independentemente de Deus, se estiverdes certos.”   [Qur’an 2:23]

 Se você diz que este livro é formado por Muhammad ou qualquer ser humano, faça o seguinte: reúna todos os poetas humanos e os autores mais eloqüentes e produza um capítulo como o do Alcorão.

leia também:

O que é o Islam? Um guia simples e fácil para não-muçulmanos

Seu melhor guia de 2022 para os 5 pilares do Islam

Conclusão

O Alcorão reflete surpreendentemente sobre sua fonte de várias maneiras. Pesquisas computacionais modernas de discriminação de autores mostraram as diferenças pronunciadas entre a fala de Muhammad e o Alcorão. Além disso, o conteúdo abrangente do Alcorão, as profecias, o estilo linguístico único, as repreensões, a intermitência, bem como a incapacidade de Muhammad de interpretar parte dele sem revelação, tudo mostra que o Alcorão é do Onisciente, o Onisciente que enviou o Alcorão como guia para a humanidade.

Mais recursos:

um breve guia ilustrado para compreender o islÃ
A Verdadeira Religião de Deus
ebooks gratuitos em português

Outras línguas:

English

Share
Pin It

About Samaa Mohammad

Samaa Muhammad is an academic Pharmacy Lecturer, web writer, and Islamic researcher. Besides Samaa's work in the academic field at Cairo University, She has been researching in several Islamic fields; such as The Quran and Sunnah. Moreover, she reads in comparative religion, especially Christianity and Judaism. Samaa Muhammad has several articles discussing The authorship of The Quran and The Bible, The True God, and The True Religion as well. Her articles are academic, objective, and well-discussed. Samaa believes everyone has the right to ask, read, and learn. So, she is always keen on self-learning and helping others to learn as well.

Leave a Comment