O que é Shahadah no Islam? – Um Guia Completo

Shahadah no Islam é o seu portão para se tornar um muçulmano. Para acreditar na verdade, basta declarar

Shahadah no Islam é o seu portão para se tornar um muçulmano. As religiões ao redor do mundo diferem no que pedem de você para serem aceitos por elas. Alguns têm rituais, iniciações ou batismos, enquanto outros são até exclusivos, e apenas certas raças podem fazer parte delas. O Islam não é nada disso. Para acreditar na verdade, basta declarar que acredita na verdade. Essa é a Shahadah, as palavras pelas quais qualquer um pode se tornar um muçulmano.

Aqui vamos aprender o seguinte:

• O que é Shahadah?

• O que a Shahadah implica?

• 5 Principais Benefícios da Shahadah

• A Shahadah tem que ser em público?

• Existe um lugar certo para dizer a Shahadah?

• Por que Shahadah é em árabe?

• Por que a Shahadah é importante?

• 7 Condições da Shahadah

• O que significa pronunciar A Shahadah?

• O que fazer depois de fazer Shahadah?

• Você ainda não fez sua Shahadah?

 • O que é Shahadah?

• Shahadah é uma palavra árabe, que significa testemunho. Shahadah significa testemunhar que não há nenhum deus exceto Allah (Deus), e que Muhammad é Seu último profeta e mensageiro. Shahadah é a porta para o Islam, dizendo que a Shahadah é como alguém entra no Islam, também negar qualquer parte dela torna a pessoa um não-muçulmano.

• A Shahadah em árabe (Kalimah Shahadah):

أشهد أن لا إله إلا الله وأشهد أن محمدا رسول الله

• Transliteração Shahadah:

• Ash-hadu An La illaha illa Allah, w ash-hadu Ana Muhammadan Rasul Allah.

• Tradução (Shahadah Significado):

• Testifico que não há divindade além de Allah, e que Muhammad é Seu mensageiro.

• (Aqui está um vídeo de 24 segundos mostrando como proferir a Shahadah)

• O que a Shahadah implica?

• Glorificar a Allah e Seu Mensageiro e obedecer a Allah e Seu Mensageiro.

• Negar a divindade exceto de Allah.

• Negar a obediência, exceto através do Mensageiro de Allah.

Shahadah é um reconhecimento de que toda a humanidade tem um Deus. Foi Ele quem criou os céus, a terra e tudo mais. Ele enviou todos os mensageiros para lembrar a humanidade d’Ele e do propósito de sua criação. Ele enviou Adão, Noé, Abraão, Moisés, Jesus e, finalmente, Muhammad (paz e bênçãos sobre todos eles).

Ele é o Deus que criou todos os pares, mas permanece Al-Ahad – um dos nomes de Allah – o Absolutamente Único.

Diga: Ele é Allah Ahad (o Único). Allah é o Autossuficiente (independente de todos, enquanto todos são dependentes d’Ele). Ele não gerou, nem foi gerado. E não há ninguém comparável a Ele. [Alcorão 112] (1)

• 5 Principais Benefícios da Shahadah

1. você será, literalmente, como um recém-nascido, puro, sem nenhum pecado. Sim! Uma vez que você pronuncia a Shahadah, todos os seus pecados anteriores, maiores e menores, são diretamente perdoados. Então, parabéns pelo novo nascimento!

2. Isso o humilha e o ajuda a perceber que Allah é o Deus, e você é Seu ‘abd (servo/adorador). Você clama por Ele, acredita n’Ele, submete-se às Suas ordens que são baseadas em Seu incomparável Conhecimento, Sabedoria e Misericórdia, e Ele te sustenta, te ajuda, te protege, te cura e te recompensa além da conta.

3. O conhecimento sobre Allah, Seus Nomes e Atributos estão no cerne do Islam. Quanto mais se sabe sobre Seu Criador, mais se aproxima de seu Criador.

4. o conhecimento sobre os mensageiros de Allah e suas jornadas dá à pessoa a luz para seguir em sua própria vida e a força para preservar e permanecer paciente, independentemente de todas as dificuldades.

5. Quando lemos o Alcorão, podemos refletir sobre os dois conceitos anteriores para fortalecer nossa (Shahadah).

• A Shahadah tem que ser em público?

NÃO é necessário ter uma mesquita em seu bairro ou anunciar seu Islam em uma mesquita!

Se você não tem uma mesquita próxima ou não pode chegar à mesquita por qualquer outro motivo, isso não tem nada a ver com abraçar o Islam e se tornar um muçulmano.

  Se você pode chegar a uma mesquita, isso seria ótimo! Se você não pode, ainda pode abraçar o Islam e se tornar um muçulmano mesmo sem uma mesquita!

Existe um lugar certo para dizer Shahadah?

Nem, você precisa estar em um determinado lugar, nem existe nenhum processo complicado para ser muçulmano. Basicamente, é muito simples e natural. Como, Allah já vê você e ouve seu coração e mente. Ele é O Próximo O que tudo ouve, tudo vê. Assim, se você acredita, então você apenas pronuncia a Shahadah diretamente, e Ele a aceita.

Quando você faz isso, você se torna oficialmente um muçulmano. Então aprendemos e crescemos pouco a pouco.

• Por que Shahadah é em árabe?

Shahadah na verdade não precisa ser em árabe. Não é necessário ser muçulmano para dizê-lo em árabe. Dizê-lo em seu idioma também funciona desde que as condições sejam atendidas. Recomenda-se dizer em árabe apenas para cobrir todas as bases, já que o Profeta disse em árabe.

O árabe era a língua do Profeta. Além disso, o Alcorão está em árabe, mesmo que seus significados possam ser traduzidos, para ler a palavra milagrosa de Deus é preciso aprender árabe. O árabe é essencial para os muçulmanos. Allah levou em consideração a dificuldade de aprendê-lo e tornou fácil aproximar-se d’Ele sem o idioma, se não puder aprendê-lo. No entanto, é altamente recomendável aprender a língua para acessar a tradição islâmica.

• Por que a Shahadah é importante?

Shahadah é importante por muitas razões:

• Shahadah é uma declaração de fé. Representa plenamente o Islam e permanece como é a mensagem do profeta Muhammad e todos os mensageiros antes dele.

• Shahadah representa a crença pura em Deus, Sua unicidade absoluta, e que Ele é o único digno de adoração. E adorá-Lo só pode ser feito seguindo Seus profetas e Seus mensageiros.

• Shahadah é o núcleo do Islam, sua pedra angular, e a estrela que guia os muçulmanos para a segurança do caminho reto de Allah, em um mar de opiniões e especulações conflitantes e falaciosas.

• A Shahadah é tanto uma afirmação quanto uma negação. Afirmação de Allah e negação de qualquer outro deus que não Allah.

• Shahadah é a porta para o Islam, bem como a chave para o paraíso:

Allah – Glorificado seja Ele – garantiu a quem o dissesse que acabaria no paraíso. Mesmo que a pessoa leve uma vida ruim que a leve ao inferno, essa boa ação garantirá que ela não fique lá para sempre, ao contrário daqueles que a negam.

O profeta que a paz esteja com ele faz disso a condição para a salvação:

مَنْ مَاتَ وَهُوَ يَعْلَمُ أَنَّهُ لاَ إِلَهَ إِلاَّ اللَّهُ دَخَلَ الْجَنَّةَ ‏”‏ ‏.‏

“Aquele que morreu sabendo (muito bem) que não há deus senão Allah entrou no Paraíso.

  (Sahih Muslim)

• inclui a crença e o reconhecimento de que existe um caminho certo que nos ajuda a crescer ao longo da vida enquanto nos conectamos com nosso Criador como Ele, o Onisciente, desejou para nós.

• A segunda metade da shahadah é sobre acreditar no Mensageiro de Allah:

Isso significa não seguir nenhum ato de obediência e adoração a menos que seja do Mensageiro de Allah, o Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele). Em outras palavras, seguir o Mensageiro de Allah em sua maneira de obedecer e adorar a Allah. É assim que você, como muçulmano, deve adorar e obedecer a Deus.

• 7 Condições da Shahadah

Shahadah não são palavras vazias recitadas e magicamente nos concede salvação e paraíso!

A Shahadah tem condições de ser válida para tornar alguém muçulmano, concede-lhe a salvação, a chave do paraíso e da felicidade nesta vida e na próxima. Portanto, preste atenção a essas condições e cumpra-as para ser um vencedor.

1. Conhecimento

A primeira condição é o conhecimento oposto à ignorância. O significado das palavras deve ser conhecido pela pessoa que as diz. Dizê-lo sem saber seu significado ou entender o que ele implica pode muito bem ser o mesmo que não dizer nada.

Allah diz afirmando esta condição:

فَاعْلَمْ أَنَّهُ لا إِلَهَ إِلاَّ اللَّه 

“E saiba que não há Deus senão Allah”

[Alcorão, 47:19]

2. Aceitação

A segunda condição é a aceitação que é oposta à negação. Aqueles que dizem a Shahadah, conhecendo seu significado, mas não com a intenção de aceitá-la (dizendo-a como referência, por exemplo), obviamente não seria válido para eles. É preciso aceitar a Shahadah sem negação.

Deus diz:

  وَمَا يَجْحَدُ بِآيَاتِنَا إِلا كُلُّ خَتَّارٍ كَفُوٍر 

3. Certeza

A terceira condição é a certeza que é oposta à dúvida. Conhecer a Shahadah e aceitá-la com dúvida no coração também a anula. Para ser muçulmano é preciso cortar a dúvida com a espada da certeza e convicção inabalável nas palavras que está dizendo. Allah citou Seus Mensageiros exortando seu povo a afastar qualquer dúvida em Allah, dizendo:

أَفِى ٱللَّهِ شَكٌّۭ فَاطِرِ ٱلسَّمَـٰوَٰتِ وَٱلْأَرْضِ

“Existe alguma dúvida sobre Allah, o Originador dos céus e da terra? ”

[Alcorão, 14:10]

4. Sinceridade

A quarta condição é a sinceridade que é oposta à hipocrisia. A sinceridade do coração é uma condição crítica para aceitar as palavras da boca. Aqueles que mentem e dizem com a boca o que não está em seus corações estão apenas se enganando, enquanto Allah sabe o que está nos corações e Ele – Glorificado seja Ele – não pode ser enganado.

Deus diz:

ِإِلَّا ٱلَّذِينَ تَابُوا۟ وَأَصْلَحُوا۟ وَٱعْتَصَمُوا۟ بِٱللَّهِ وَأَخْلَصُوا۟ دِينَهُمْ لِلَّهِ فَأُو۟لَـٰٓئِكَ مَعَ ٱلْمُؤْمِنِينَ ۖ وَسَوْفَ يُؤْتِ ٱللَّهُ ٱلْمُؤْمِنِينَ أَجْرًا عَظِيمًۭا 

“Exceto aqueles que se arrependem, se corrigem, se apegam a Allah e são sinceros em sua religião por Allah,  estes contar-se-ão, assim, entre os fiéis, e Deus lhes concederá uma magnífica recompensa.”.

[Alcorão, 4:146]

5. Honestidade

A quinta condição é a honestidade que é oposta à mentira. E Allah testará esta honestidade. Essa é a Sua promessa em Seu livro. Ele aceita apenas os honestos e nos testará com o bem e o mal e deixará claro o honesto dos mentirosos. Allah enfatiza a importância da honestidade dizendo:

فَلَيَعْلَمَنَّ ٱللَّهُ ٱلَّذِينَ صَدَقُوا۟ وَلَيَعْلَمَنَّ ٱلْكَـٰذِبِينَ

“Allah certamente reconhecerá os honestos e certamente reconhecerá os mentirosos. “

[Alcorão, 29:3]

6. Amor

A sexta condição é o Amor oposto ao ódio. Há pessoas que sabem a verdade, mas odeiam. O amor a Allah, Seus mensageiros e sua mensagem é uma condição crítica para se tornar um muçulmano. Aqueles que têm ódio em seus corações têm suas ações anuladas como se nunca tivessem sido feitas!

Allah declarou uma das razões para anular as ações dos incrédulos dizendo:

ذَٰلِكَ بِأَنَّهُمْ كَرِهُوا۟ مَآ أَنزَلَ ٱللَّهُ فَأَحْبَطَ أَعْمَـٰلَهُمْ

Isso, porque odeiam o que Allah fez descer. Então, Ele lhes anulará as obra.”

[Alcorão, 47: 9]

7. Submissão 

A sétima condição é a submissão que é oposta à negligência. Dizer as palavras com a intenção de não segui-las ou o que elas significam pode muito bem ser o mesmo que não dizê-las. Um muçulmano tem que lutar ao máximo para seguir o caminho de Deus e Seus mensageiros. As palavras da boca precisam ser confirmadas pelas ações do corpo. Palavras sem ações não ajudariam.

Allah ordena submeter-se a Ele para que se possa sobreviver:

وَأَنِيبُوٓا۟ إِلَىٰ رَبِّكُمْ وَأَسْلِمُوا۟ لَهُۥ

“E volte [em arrependimento] para o seu Senhor e submeta-se a Ele”

[Alcorão, 39:54]

O que significa pronunciar A Shahadah?

A Shahadah, ou o Testemunho de Fé, em seu significado simples é a glorificação de Allah e Seus mandamentos, e a glorificação de Seu Mensageiro e sua obediência.

É anular e negar todos os deuses, exceto Allah, e anular e negar todo ato de adoração e obediência, a menos que seja de Allah e para Allah.

Então, a Shahadah é como uma moeda de dois lados, um lado da glorificação de Allah e um lado da exclusão de qualquer outro deus que não seja Allah da divindade e unicidade.

Isto é sobre a primeira metade da Shahadah. A segunda metade é sobre acreditar no Mensageiro de Allah, o que significa não seguir nenhum ato de obediência e adoração a menos que seja do Mensageiro de Allah, o Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele). Em outras palavras, seguir o Mensageiro de Allah em sua maneira de obedecer e adorar a Allah. É assim que você, como muçulmano, deve adorar e obedecer a Allah.

• O que fazer depois de pronunciar Shahadah?

É um ato recomendado depois de pronunciar a Shahadah e abraçar o Islam para

• tome banho e troque de roupa com roupas limpas.

• então reze dois Rakahs (duas unidades não obrigatórias de Oração). Então, não se esqueça de fazer esses atos sempre que puder!

[Nota: se você está endividado, precisa pagar sua dívida. Allah perdoa nossos pecados, mas precisamos dar às pessoas seus devidos direitos se lhes devemos algo por honestidade e confiabilidade].

Conclusão – Você ainda não pronunciou sua Shahadah? :))

Quando você fizer isso, você encontrará mais de 1,8 bilhões de irmãos e irmãs ao redor do mundo caminhando nesta jornada com você e muitos deles estarão mais do que dispostos a ajudá-lo de todo o coração. Como Deus diz:

وَٱلْمُؤْمِنُونَ وَٱلْمُؤْمِنَـٰتُ بَعْضُهُمْ أَوْلِيَآءُ بَعْضٍۢ 

“Os crentes e as crentes são aliados uns dos outros…”

(Alcorão 9:71)

Referências:

Você pode ler sobre o Profeta Muhammad e o Profeta Jesus (que a paz esteja com eles) no Islam através dos seguintes links:

um breve guia ilustrado para compreender o islÃ
A Verdadeira Religião de Deus
ebooks gratuitos em português

Este artigo em outros idiomas:

English – Deutsche – Español – Français – Pусский

Crédito da foto: Luis_molinero – Freepik.com

Share