Eu Quero Ser Muçulmano, Mas Estou Com Medo E Tenho Muitos Desafios

Acredita no Islão, mas hesita em dar o próximo passo para se tornar muçulmano?

por Shannon Abulnasr

 Acredita no Islão, mas hesita em dar o próximo passo para se tornar muçulmano?  Muitas pessoas se enquadram neste cenário, mas hesitam por várias razões.  Satanás é um inimigo da humanidade e prometeu que trará corrupção à terra e fará com que as pessoas se afastem de Deus.

[Satanás] disse: “Porque você me colocou em erro, eu certamente vou sentar-se à espera deles em seu caminho reto.  Então eu irei a eles de diante deles e de trás deles e à sua direita e à sua esquerda, e você não achará a maioria deles grata [a você].”

[Alcorão 7: 16-17]

Quando alguém descobre a verdade no Islão e decide aceitar a fé, Satanás introduz a palavra mas.  “Quero tornar-me muçulmano, mas…” Satanás sabe manipular toda a humanidade.

As razões mais comuns que as pessoas dizem, mas, na verdade, são equívocos de que Satanás sussurrou para você se afastar do Islã.  Não deixeis que tais coisas coloquem uma barreira entre vós e o Islão.

Vamos esclarecer alguns desses equívocos que Satanás sussurra às pessoas.

Os meus amigos e familiares não aprovarão a minha escolha.

A aprovação da família não é um requisito para aceitar o Islão.   No Islão, consideramos que todos nascem muçulmanos.  A humanidade nasce em um estado de fitra (submissão a Deus) naturalmente, e é criada na religião mantida por seus pais, seja cristianismo, budismo, Judaísmo, hinduísmo etc.  Quando uma pessoa descobre o Islã mais tarde na vida e o Aceita como sua fé, ela está voltando à sua fé original.

Aconselha-se a soltar lentamente dicas e falar sobre religião em geral para tornar o assunto conhecido para aqueles ao seu redor, para que eles saibam que você está aprendendo sobre várias religiões, para que não seja um choque muito grande quando você decidir contar a eles sobre sua escolha.

A desaprovação dos pais sobre a sua escolha de aceitar o Islão não deve conter ninguém.  Se tem medo de que eles dificultem a sua vida, pode sempre optar por manter o seu Islão em segredo, praticando em segredo.  Enquanto você é obrigado a respeitar seus pais e tratá-los com bondade, você está proibido de segui-los em qualquer coisa que vá contra o Islã.  Isso não significa que você deva cortar todos os laços com sua família se eles discordarem.  É de extrema importância manter boas relações com a família no Islão.

Não há muçulmanos ou uma mesquita onde eu moro.

Não ter muçulmanos ou uma mesquita ao seu redor não é motivo para não aceitar o Islã.  O Islão é uma crença e um modo de vida, não algo que só é praticado num determinado local, ou em torno de um grupo de pessoas.  Se você tem os meios e a capacidade de se mover, é encorajado a se mudar para uma área povoada por muçulmanos, onde você pode se encontrar e interagir com outros muçulmanos, e frequentar uma mesquita regularmente.

Se você não puder se mudar para uma área habitada por muçulmanos, ainda poderá viver como muçulmano e aprender e praticar o Islã.  A internet abre muitas oportunidades para os Novos Muçulmanos aderirem às comunidades islâmicas online, e muitas foram até desenvolvidas especialmente para apoiar os Novos Muçulmanos em particular.

Eu não sei muito sobre o Islã, onde ou como aprender mais sobre isso?

 Não é obrigatório ter um vasto conhecimento sobre o Islão antes de se tornar muçulmano.  Conhecer os fundamentos é suficiente – os cinco pilares do Islão, os seis artigos de fé, e acreditar na unicidade de Deus (monoteísmo), e que Mohamed é o seu último mensageiro.  Só isso é suficiente para começar.

Você será capaz de aprender mais a fundo depois de abraçar o Islã, e não deve haver pressa, caso contrário, você pode ficar sobrecarregado.  Não espere saber tudo de uma vez.  Você aprenderá mais com o tempo, desde que faça um esforço constante no aprendizado.

O Profeta Muhammad SAW disse: “um crente nunca fica saciado de ouvir as coisas boas até chegar ao paraíso.”

[At-Tirmidhi Hadith] 78

Se você mora em uma comunidade muçulmana, a mesquita local pode ter aulas para ajudá-lo em seu primeiro passo de aprendizado como um novo muçulmano.  Se você não vive em uma comunidade muçulmana, existem inúmeros sites e até mesmo universidades islâmicas que oferecem educação gratuita sobre o Islã.

Ainda não sei rezar!

Não seja duro consigo mesmo!  Ninguém deve saber rezar antes de aceitar o Islão.  Você vai aprender como parte de seus primeiros estudos como um novo muçulmano.  Pode levar algumas semanas para aprender completamente as orações corretamente, então seja paciente, você aprenderá.  No entanto, será necessário um esforço da sua parte para o conseguir.  Não vai acontecer da noite para o dia.  Faça o que puder enquanto estiver aprendendo.  O Islão é fácil, mas as pessoas tornam-no difícil, por isso mantenham-se positivos!

Ainda não sei Árabe!

 Allah criou toda a humanidade, e embora a humanidade fala várias línguas, não é necessário saber árabe para se tornar um muçulmano.  Muitas pessoas podem dizer que você deve orar em árabe, mas você não pode fazer isso se você é novo no Islã, e o árabe não é sua língua nativa.

 Deus não incumbe a uma alma, a não ser a sua capacidade.”

[Alcorão 2:286]

Existem guias para aprender a orar e ensinar-lhe árabe, e você acabará por aprender a orar em árabe.  É ideal aprender a oração em sua língua nativa para que você entenda completamente o que está sendo dito e os significados por trás disso.  Depois de ter o básico da oração e entender o que está sendo dito na oração, você pode começar a aprender em árabe.  Mais uma vez, seja paciente, virá com o tempo.

Eu estaria abandonando Jesus?

Resposta simples-absolutamente não!  Os muçulmanos acreditam que ele é um profeta enviado aos israelitas, acreditam que ele é o Messias e o mantêm em alta honra.  Os muçulmanos acreditam em seu nascimento virginal e em seus milagres, e até atribuem mais milagres a ele do que os cristãos.

O Alcorão enfatiza que Jesus era um ser humano que, como todos os outros profetas, havia sido divinamente escolhido para espalhar a mensagem de Deus.

Enquanto os muçulmanos acreditam que ele foi enviado com a mensagem de Deus, eles rejeitam que ele é divino (sendo parte de uma trindade).  O aspecto do monoteísmo para os muçulmanos é que Deus é um, sem ter parceiros associados a ele.  Ele não é gerado, nem gera.

Os muçulmanos não acreditam que ele morreu pelos pecados das pessoas, porque o Islã ensina que só Deus apaga os pecados e não pune uma pessoa pelos pecados de outra.  Os muçulmanos não acreditam que ele foi crucificado, mas acreditam que Jesus foi elevado no momento da crucificação para estar com Deus até o Dia do Juízo começar e que ele retornará como o Messias.

Você sabia que Jesus (A.S) é mencionado cinco vezes mais no Alcorão do que Muhammad S.A.W?  Outro facto interessante é que um capítulo inteiro é dedicado a Maria, a mãe de Jesus!  Então, não, você não estará abandonando Jesus!  Você realmente ganhará ainda mais apreço por ele.

Tenho de mudar o meu nome?

Não, você não precisa mudar seu nome para ser muçulmano.  Os nomes podem ser mantidos desde que não estejam associados a algo negativo ou contra as crenças islâmicas, ou representem os nomes de outros deuses em várias religiões.

Alguns exemplos de nomes que precisariam ser alterados são “Dennis” porque é uma variação de “Dionísio”, que era o deus grego do Vinho e da fertilidade, e “Laverne”, que era a deusa romana da primavera.  Nomes como” João “ou” Maria “ não precisam ser alterados, porque têm bons  significados  e não vão contra as crenças islâmicas.

Muitos novos muçulmanos, especialmente mulheres, mudam incorretamente seu sobrenome (nome de família) para o de seu marido.  Isto não é aceitável porque o Islão ensina que a humanidade deve manter o seu nome de família, sendo o da família do seu pai.  É garantir uma compreensão adequada da própria linhagem.

Muitos Novos Muçulmanos mantêm seus nomes, mas preferem seguir a versão árabe de seu nome.  Um exemplo seria se uma mulher nascesse como “Maria”, mas optasse por” Maryam”, que é o típico árabe.  No entanto, não é necessário alterar legalmente os nomes com bons significados, a menos que se deseje fazê-lo, se deseja tudo bem.

Tenho muitos pecados.

A humanidade peca, todos o fazem.  A boa notícia, porém, é que aceitar o Islã apaga todos os seus pecados anteriores!  Independentemente da gravidade ou do número de seus pecados, sua lousa será limpa!  Deus promete o perdão dos pecados no Alcorão:

 Diga aos incrédulos: se (agora) desistirem( da incredulidade), seu passado lhes será perdoado “ [Alcorão 8: 38]

Assim, ao aceitar o Islã, você será como um bebê recém-nascido, puro e sem pecado.  Mesmo que receeis continuar a pecar, isto não vos deve fazer hesitar.  Se pecar no futuro, você deve buscar o perdão de Deus e tentar evitar fazê-lo novamente.  Deus é o Misericordioso e perdoa todos os pecados.

Preciso de testemunhas para dizer a minha declaração de fé (shahada).

 Tornar-se muçulmano é uma questão pessoal que está apenas entre você e Deus.   Quando decide fazer a sua declaração de fé, embora seja aconselhável ter testemunhas, não é necessário fazê-lo.  As testemunhas dar-vos-ão as boas-vindas de braços abertos e conhecerão-vos, e facilitarão o encontro com os outros e o apoio.  No entanto, se estiver sozinho quando declarar  a sua shahada, será muçulmano, mesmo sem testemunhas.  Deus é a melhor testemunha.  Ao contrário de outras religiões, não há cerimônia formal ou tradição a seguir porque é uma questão de coração, não uma performance.

Tenho de ter um certificado que declare a minha fé?

 Não.  Não é necessário ter um certificado comprovativo de que é muçulmano.

No entanto, se você tiver a oportunidade de ir fazer a peregrinação (Hajj-um dos cinco pilares do Islã), precisará obter um para poder viajar para Mekka.   Recomenda-se que obtenha um certificado da sua fé, bem como que elabore um testamento islâmico para o caso da sua morte.  Isso garantirá que sua religião seja conhecida e que você terá um enterro Islâmico.  Isto é importante porque a sua família pode não ser muçulmana e pode tentar enterrá-lo de acordo com as práticas de outra religião.

Então, agora que você tem todos esses equívocos sobre aceitar respondidos….você está pronto para se tornar um muçulmano?

 Para se tornar muçulmano, basta recitar a declaração de fé com toda a sinceridade:

“Presto testemunho de que não há Deus senão Allha.

E dou testemunho de que Mohamed é o Mensageiro de Allah.”

Em seguida, repita este mesmo testemunho em árabe da seguinte forma:

 “Ash hadu anlla ilaha illallah,

Wa Ash hadu anna Muhammadan rasul ullah”

Mais recursos:

um breve guia ilustrado para compreender o islÃ
A Verdadeira Religião de Deus
ebooks gratuitos em português

Outras línguas:

English

Share
Pin It

Leave a Comment