Dawah no Islam: Por que os muçulmanos pregam o Islam?

Dawah no Islam nunca foi fácil. Costumamos ver pessoas vindo até nós dizendo: “Pare de vir para os

Dawah no Islam nunca foi fácil. Costumamos ver pessoas vindo até nós dizendo: “Pare de vir para os países de outras pessoas e tentar transformá-los em um muçulmano e retorne a seus próprios países…” esse é um dos comentários que costumamos receber quando tentamos ensinar as pessoas sobre o Islam, e sim, essas alegações são bastante insultantes.

Independentemente das estrelas; o homem tem razão; por que nós, como muçulmanos, não paramos de tentar transformar não-muçulmanos em muçulmanos?! Quero dizer, não somos suficientes? Cerca de 1,6 bilhão de muçulmanos no mundo em 2010 – aproximadamente 23% da população global – não são suficientes para fazer o que o Islam lhes diz para fazer?! Bem, sim, eles estão quietos o suficiente, mas não é como se estivéssemos nos preparando para a guerra, então estamos reunindo o maior número possível. Este não é o objetivo do Islam.

Aqui vamos aprender o seguinte:

• O que é Dawah?

• Intenção e objetivos do Dawah no Islam;

• Por que os muçulmanos pregam?

• Quais são os benefícios de Dawah no Islam?

• Importância de Dawah

• Dawah no Islam é nosso dever

• Dawah no Islam é convidativo, não forçado

O que é Dawah?

Dawah no Islam significa chamar outras pessoas para ler e entender melhor o Islam. Essa leitura os aproximaria do Islam tornando-se muçulmanos se achem o Islam mais razoável. Ou não entendendo mal o Islam.

Intenção e objetivos de Dawah no Islam

As metas e objetivos da dawah são que o Islam visa espalhar a verdade, a unidade de Deus e a mensagem do profeta Muhammad ﷺ. O Islam é uma religião que ensina as pessoas a se renderem ao criador que criou tudo.

O Islam é uma religião que permite às pessoas ir além do que seus olhos podem ver, acreditar que Allah é Aquele que merece nossa adoração e que os nomes e atributos de Allah não são dados a ninguém além d’Ele (SWT).

Por que os muçulmanos pregam?

O Islam é derivado da raiz árabe “Salama”: paz, pureza, submissão e obediência. No sentido religioso, o Islam significa submissão à vontade de Deus e obediência à Sua lei.

O que isso tem a ver com vocês muçulmanos convertendo as pessoas ao Islam? Bem, deixe-me corrigir a pergunta primeiro, é reverter as pessoas ao Islam em vez de convertê-las. Acreditamos que todas as pessoas são genuínas e inatamente muçulmanas por acreditarem na submissão e obediência – o significado da palavra Islam – e isso foi mencionado no Alcorão:

“E de quando o teu Senhor extraiu das entranhas do filhos de Adão os seus descendentes e os fez testemunhar contra si próprios, dizendo: Não é verdade que sou o vosso Senhor? Disseram: Sim! Testemunhamo-lo! Fizemos isto com o fim de que no Dia da Ressurreição não dissésseis: Não estávamos cientes.”

Al-A’raaf / The Heights (172)

“Volta o teu rosto para a religião monoteísta. É a obra de Deus, sob cuja qualidade inata Deus criou a humanidade. A criação feita por Deus é imutável. Esta é a verdadeira religião; porém, a maioria dos humanos o ignora.”

Ar-Room / The Romans (30)

Quais são os benefícios de Dawah no Islam?

Os benefícios da dawah são estabelecer o caminho para que as pessoas pensem em seu destino e encontrem o verdadeiro caminho para Allah. Esses versos revelam como os seres humanos nasceram no Fitrah (Fitrah significa, nascido inato com) de adorar a Deus e mais ninguém.

A Fitrah foi mencionada quando Abu Hurayrah narra que o Mensageiro de Allah (ﷺ) disse:

“Nenhuma criança nasce exceto no Fitrah e então seus pais o fazem judeu, cristão ou mago. Assim como um animal produz um animal jovem perfeito: você vê alguma parte de seu corpo amputada?”,

Então, ao contar às pessoas sobre o Islam, estamos tentando atualizar seu Fitrah, estamos tentando deixá-los voltar dentro de sua alma interior para seu verdadeiro Deus, para o único Deus “Allah”.

E aqui vem o seu papel de investigação, você deve investigar por que devo seguir o que me ensinaram quando criança. É a verdade? Por que devo segui-los? Por que não posso ler mais sobre outras religiões? O que os outros estão dizendo é sensato? Ao fazer isso, você está no caminho de encontrar a verdade e retornar ao seu eu inocente original.

A Importância de Dawah

Dawah é nosso dever. É nosso dever corrigir muitos equívocos entre os não-muçulmanos sobre o Islam e consertar a deterioração feita por grupos terroristas sob o nome de Islam.

Na verdade, devemos aumentar nossos esforços mais do que nunca para enfrentar essas alegações falsificadas que estão sendo espalhadas no ocidente pela mídia e por grupos terroristas, tornou-se nosso principal dever contar às pessoas sobre os ensinamentos islâmicos da maneira certa e correta. Sem falar que é

Esses versículos são a prova de como o Alcorão mencionou a importância de fazer Dawah, a importância de dizer às pessoas sobre a verdade, como eles podem chegar a ela e o que eles devem fazer para cumpri-la.

Dawah no Islam é nosso dever

Então, para responder à pergunta “por que nós, como muçulmanos, não paramos de tentar transformar não-muçulmanos em muçulmanos?” não podemos parar, porque faz parte da nossa religião fazer “Dawah” que é convidar as pessoas a ouvir sobre o Islam, como mencionado no Alcorão:

“Convoca (os humanos) à senda do teu Senhor com sabedoria e uma bela exortação; dialoga com eles de maneira benevolente, porque teu Senhor é o mais conhecedor de quem se desvia da Sua senda, assim como é o mais conhecedor dos encaminhados.”

AN NÁHL 125

“quem é mais eloqüente do que quem convoca (os demais) a Deus, pratica o bem e diz: Certamente sou um dos muçulmanos?”

Fussilat 33

Dawah no Islam é convidar, não forçar

Bons muçulmanos estão tentando refletir a imagem boa e correta do Islam, em vez daqueles que destruíram muitos dos principais bloqueios do Islam por seu comportamento imprudente.

Mais recursos:

um breve guia ilustrado para compreender o islÃ
A Verdadeira Religião de Deus
ebooks gratuitos em português

Outras línguas:

English

Share
Pin It

Leave a Comment