O Islã é a mensagem de todos os profetas?  – Discussão completa de 2022

Este artigo discute brevemente os Mensageiros e Profetas no Islã.  Começa esclarecendo o verdadeiro significado do Islã e

 Este artigo discute brevemente os Mensageiros e Profetas no Islã.  Começa esclarecendo o verdadeiro significado do Islã e mostrando que o Islã é a mensagem universal de todos os profetas.  Também responderemos a algumas das perguntas mais comuns: Quantos profetas existem no Islã?  Quem foi o primeiro profeta no Islã?  Qual é a diferença entre um profeta e um mensageiro?  A ordem cronológica dos Profetas no Islã, os Profetas Comuns entre o Islã e o Cristianismo e, por último, mas não menos importante, Por que Deus enviou tantos profetas?

 “Ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, o Islã não é algo que começou há 1.440 anos.  A mensagem do Islã é tão antiga quanto a humanidade”.

 Aqui aprenderemos o seguinte:

 • Por Que Profetas e Mensageiros Foram Enviados?

 • Todos os profetas e mensageiros foram enviados com o mesmo credo?

 • O Islã é a religião de todos os profetas?

 • Quais são as diferenças entre as mensagens dos profetas?

 • Quantos Profetas Existem no Islã?

 • Quais são os nomes dos profetas e mensageiros no Islã?

 • Quais são as diferenças entre um profeta e um mensageiro?

 • Quem foi o primeiro profeta no Islã?

 • Qual é a Ordem Cronológica dos Profetas e Mensageiros no Islã?

 • Por que Deus enviou muitos profetas?

 • A Preservação da Revelação Final de Deus a Muhammad (S.A.W.S)

 • O Islã é a Mensagem Universal?

 • Existem Profetas Comuns no Islã e no Cristianismo?

 • Qual é a verdadeira mensagem de Todos os Profetas e Mensageiros?

Introdução |  Por Que Profetas e Mensageiros Foram Enviados?

 Na verdade, todas as pessoas nasceram com o puro primitivismo da verdade ‘fitrah’ que Deus (Allah) criou dentro delas.  No entanto, as pessoas se esquecem da verdade e se desviam nesta vida mundana.

 Nosso Criador (Allah) nos enviou muitos profetas e mensageiros ao longo dos tempos para nos lembrar de nosso criador, guiar-nos em Seu caminho e ensinar Sua verdadeira religião.  Além disso, Ele nos deu as habilidades intelectuais adequadas pelas quais poderíamos reconhecer a verdade e distingui-la da falsidade.

Todos os profetas e mensageiros foram enviados com o mesmo credo?

 Todos os profetas e mensageiros foram enviados com o mesmo credo.

 Para entender isso, precisamos esclarecer o significado do Islã em resumo.  O significado central do Islã é a submissão ao Único Deus Verdadeiro (Allah) e adorá-lo sozinho, sem parceiros.  Isso é realmente o que é chamado de credo islâmico ‘Aqeeda’.

 O credo islâmico representa a verdade que não muda com a mudança de tempo ou lugar.  É o fato último que é consistente até o infinito.  E assim, todos os Profetas foram enviados pelo Único Deus Verdadeiro com a mesma mensagem;  Islamismo.

 Deus diz no Alcorão: “Nunca enviamos um mensageiro antes de você ˹Ó Profeta˺ sem revelar a ele: “Não há deus ˹digno de adoração exceto Eu, então adore-Me ˹somente˺.”

(Alcorão 21:25)

O Islã é a religião de todos os profetas?

 Como esclarecemos anteriormente, todos os profetas e mensageiros foram enviados com o mesmo credo islâmico da Unicidade de Deus e submissão a Ele.

 É por isso que o Islã existe desde o início dos tempos, pois é a verdadeira religião de Deus enviada a toda a humanidade.

 Deus diz no Alcorão: “Diga, ˹O Profeta Muhammad, ˺” “Acreditamos em Allah e no que nos foi revelado e no que foi revelado a Abraão, Ismael, Isaque, Jacó e seus descendentes;  e o que foi dado a Moisés, Jesus e outros profetas de seu Senhor – não fazemos distinção entre nenhum deles e a Ele nos submetemos ˹plenamente˺.” 

(Alcorão 3:84)

 Isso é tão claro e simples: (Você tem apenas um Deus, um Criador que criou tudo e enviou profetas e mensageiros com uma mensagem. Portanto, você deve acreditar nele, adorá-lo sozinho sem associar nenhum parceiro e seguir os ensinamentos de Seus profetas ).

Quais são as diferenças entre as mensagens dos profetas?

 A diferença entre as mensagens dos Profetas está nas decisões e leis ‘sharia’, não no credo ‘Aqedah’.

 Deus enviou Seus profetas e mensageiros em diferentes épocas e lugares.  É por isso que Ele deu a cada um deles ensinamentos específicos e regras ‘sharia’ que se adequam ao seu lugar e tempo revelados.  No entanto, todos aprenderam o mesmo credo islâmico.

 Deus (Allah) diz no Alcorão: “Para cada um de vocês, ordenamos um código de lei e um modo de vida”. 

(Alcorão 5:48)

Quantos Profetas Existem no Islã?

 Deus havia enviado tantos profetas para pessoas de todo o mundo em diferentes épocas.  O número exato de Profetas e mensageiros é desconhecido.  No entanto, os estudiosos muçulmanos estimam que sejam mais de cem mil.

 Deus diz no Alcorão: “Não há comunidade que não tenha um admoestador”

(Alcorão 35:24)

 Devemos acreditar neles, amá-los e respeitá-los, quer saibamos seus nomes exatos ou não.  Na verdade, esse é um aspecto essencial do credo islâmico.

Quais são os nomes dos profetas e mensageiros no Islã?

 Existem apenas vinte e cinco profetas e mensageiros mencionados no sagrado Alcorão.  Na verdade, não sabemos os nomes dos outros.

 Deus disse no Alcorão: “Já enviamos mensageiros antes de você.  Contamos a você as histórias de alguns deles, enquanto outros não.”

(Alcorão 40:78)

 Os mais famosos entre eles são: Abraão, Moisés, Jesus e Muhammad, que a paz esteja com todos eles.  Nos parágrafos seguintes, mencionaremos os nomes exatos dos vinte e cinco profetas mencionados, dispostos em ordem cronológica.

Quais são as diferenças entre um profeta e um mensageiro?

 A diferença entre um Profeta e um Mensageiro é que o Profeta não vem com novos conjuntos de regras que são chamados de shari’ah ou um sistema para viver de acordo.  Por outro lado, o Mensageiro é enviado com um novo conjunto de regras que é exclusivo dos sistemas que existiam em seu tempo.

 Tanto o profeta quanto o mensageiro receberam revelação de Deus, mas o profeta não precisaria chamar outra nacionalidade, enquanto podemos chamar o mensageiro de “um profeta multinacional”.

 Assim, por exemplo, o Profeta Jesus foi enviado para redirecionar os judeus, mas não outros e ele não ensinou um conjunto diferente de regras do que a sharia anterior de Moisés (AS).  Por outro lado, o profeta Moisés veio com um novo conjunto de regras que são únicas.  Portanto, Jesus é um Profeta, enquanto Moisés é um Mensageiro.

 Você pode chamar um mensageiro de profeta, mas não vice-versa.

Quem foi o primeiro profeta no Islã?

 O primeiro profeta do Islã foi Adão (A.S), o pai de todos os seres humanos.  No entanto, o primeiro mensageiro no Islã é Noé (A.S).

 O último profeta e mensageiro é Muhammad (S.A.W.S), aquele que Allah enviou com a mensagem final e universal a todos.

Qual é a ordem cronológica dos profetas e mensageiros no Islã?

 A ordem cronológica dos vinte e cinco Profetas e Mensageiros mencionados no Alcorão e na Sunnah (ditos do Profeta Muhammad) é: Adam, Idris, Noah, Hud, Saleh, Abrão, Lut, Shoaib, Ishmael, Isaac, Jacob, Jose, Ayyub , Dhal-Kifl, Younus, Moises, Haroun, Ilyas, Al-Yassa, David, Solomon, Zakariya, Yahia, Jesus e, finalmente, Muhammad, que a paz esteja com todos eles.

Por que Deus enviou muitos profetas?

 Como esclarecemos anteriormente, existem muitos Profetas e Mensageiros enviados por Deus às pessoas.  Eles são numerosos, diferentes no lugar de origem, diferentes na linguagem e até diferentes no seu tempo.  Nos parágrafos seguintes, discutiremos as razões por trás disso.

 Nº 1: Para lembrar as pessoas de Deus com frequência e guiá-las à verdade

 As pessoas frequentemente esquecem seu propósito na vida e ficam tão ocupadas com sua vida mundana que as desviam da verdade.  Deus frequentemente enviava profetas e mensageiros para lembrar as pessoas Dele e guiá-las à verdade para serem bem-sucedidas.

 Nº 2: A diferença de tempo e lugar entre diferentes nações

 Deus enviaria Profetas e Mensageiros especificamente para cada nação para avisá-los.  As pessoas viveram em tempos e lugares diferentes, por isso precisavam de profetas diferentes.  Aconteceu que dois profetas existiram ao mesmo tempo, mas em lugares diferentes.  Da mesma forma, dois profetas podem ter sido enviados à mesma região em épocas diferentes.

 Deus diz no Alcorão: “Não enviamos um mensageiro exceto na língua de seu povo para esclarecer a mensagem para eles.”

(Alcorão 14:4)

 #3: A Corrupção da Verdadeira Mensagem de Deus pelas Pessoas

 Com o passar do tempo, as pessoas tendiam a acrescentar suas próprias opiniões à verdadeira mensagem original de Deus.  Acrescentaram ideias corrompidas, mudaram suas regras e até credos.  Assim, com o tempo a mensagem original se perdeu em meio a toda aquela corrupção.

 Infelizmente, as pessoas se desviaram da verdadeira religião na medida em que mudaram o próprio núcleo dela;  a pura mensagem da unicidade de Deus e que somente Ele é digno de adoração.  Isso infelizmente abriu o caminho para a adoração humana, idolatria e até mesmo a adoração de animais, o que explica a presença de muitas religiões feitas pelo homem hoje em dia.

 Quando a corrupção acontecesse, Allah enviava outro profeta para corrigir o caminho das pessoas e guiá-las de volta à verdade e à mensagem original do Islã.

A Preservação da Revelação Final de Deus a Muhammad (S.A.W.S)

 No final dos tempos, Deus enviou o último e último mensageiro -o profeta Muhammad (S.A.W.S)- a toda a humanidade para chamá-los de volta à mesma mensagem dos profetas anteriores e corrigir a corrupção feita pelas pessoas.

 Allah garantiu a perseverança de sua mensagem.  Ele disse no Alcorão: “Certamente somos Nós que revelamos o Alcorão, e certamente somos Nós que o preservaremos.”

(Alcorão 15:9)

 E, de fato, Allah é o melhor para manter sua palavra.  O Alcorão que temos hoje é exatamente o mesmo que veio com o Profeta (S.A.W.S), nenhuma letra alterada.  Além disso, milhões de pessoas em todo o mundo o memorizam de cor o tempo todo, tornando impossível alterá-lo, mesmo que todos os livros do Alcorão tenham desaparecido da Terra.

O Islã é a Mensagem Universal?

 À luz do fato mencionado anteriormente, descobrimos que o Islã é a única religião que não tem o nome de um fundador ou de uma determinada nação.

 Por exemplo, o cristianismo tem o nome de Jesus Cristo.  Além disso, o budismo de seu fundador Gautama Buda e o judaísmo do nome da tribo de Judá (do país da Judéia).

 Isso apóia o fato da universalidade do Islã.

Existem profetas comuns no Islã e no Cristianismo?

 Profetas No Islã e no Cristianismo tendem a ser os mesmos.  O verdadeiro credo original de Jesus Cristo (A.S) era na verdade o Islã.  Eventualmente, alguns resquícios das escrituras originais do Evangelho revelado a Jesus (S.A.W.S) ainda estão presentes.  Eles se referem aos profetas do Islã como Abraão, Isaque, Davi, Salomão, Moisés e muitos outros.

 Infelizmente, hoje em dia o Cristianismo nega a missão profética do último e último Mensageiro Muhammad (S.A.W.S) em troca.

 Isso mostra que o Islã e o Cristianismo são -originalmente- gerados da mesma fonte, O Único Deus Verdadeiro.

Conclusão |  Qual é a Verdadeira Mensagem de Todos os Profetas e Mensageiros?

 O Islã é a mensagem de todos os Profetas e Mensageiros.  O significado central do Islã é a crença na unicidade e submissão de Deus a Ele, que é o fato supremo que não muda com o tempo, com a mudança de pessoas ou lugar.

 Deus enviou muitos profetas e mensageiros para guiar as pessoas ao Islã e lembrá-las dele.  No entanto, as pessoas corromperam a verdadeira mensagem e a desviaram do Islã, o que abriu caminho para o surgimento de religiões feitas pelo homem.

 Deus enviou o Mensageiro final Muhammad (S.A.W.S) para toda a humanidade como uma recuperação da verdadeira e pura mensagem de Deus e uma confirmação das revelações originais antes dele.  Onde Deus garantiu preservar sua mensagem até o fim da vida.

 Se você quiser aprender mais sobre o Islã, assine o blog Explore Islam para acessar os artigos mais abrangentes e informativos sobre o Islã.

Mais recursos:

um breve guia ilustrado para compreender o islÃ
A Verdadeira Religião de Deus
ebooks gratuitos em português

Outras línguas:

English

Share
Pin It

Leave a Comment