Guia completo de 2024 para o casamento inter-religioso no Islam – é permitido?!

O casamento, conforme mencionado no Alcorão, é um grande passo em nossas vidas.

O casamento, conforme mencionado no Alcorão, é um grande passo em nossas vidas. É uma encruzilhada, depois da qual a vida pode melhorar ou piorar. Encontrar um parceiro de vida adequado é um grande desafio e quando ele vem de origens diferentes, a decisão pode se tornar mais difícil.

Neste artigo, as regras do casamento muçulmano ou nikah sem regras de conversão. Além disso, discutiremos os ensinamentos islâmicos como no Alcorão e na Sunnah, mas tenha em mente que o grau de adesão do seu noivo a esses ensinamentos varia de uma pessoa para outra. 

O casamento inter-religioso é permitido no Islam?

O Islam só aceita o casamento inter-religioso se:

  • Ser do Povo do Livro (ou seja, Judia e Cristã) 
  • Apenas um homem muçulmano para uma mulher judia ou cristã; embora não seja preferível a fim de salvar a religião do homem e das crianças.
  • Esta mulher judia ou cristã deveria ser casta, nem adúltera nem amante..
  • As mulheres muçulmanas não podem se casar com um homem judeu ou cristão. 

Por que Nikah com homem não muçulmano não é permitido?

Algumas das razões para não aceitar nikah com homens não-muçulmanos são as seguintes:

  1. Porque Allah, o Todo-Poderoso, que criou os humanos e os conhece bem, legisla esta regra.
  2. Manter a religião é a principal prioridade no Islam. As mulheres podem ser facilmente afetadas pelos seus maridos, e o resultado será um inferno de fogo eterno em troca de um prazer potencial limitado. É uma espécie de misericórdia.
  3. Os homens são os cuidadores das mulheres no Islam e responsáveis por elas. Assim, esta posição de responsabilidade não pode ser atribuída a um não-muçulmano para não estragar a religião da mulher e das crianças.
  4. O muçulmano já acredita em todos os livros originais e profetas enviados por Allah (entre eles estão Moisés e Jesus), enquanto o não-muçulmano não acredita no Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos estejam com ele). Assim, o modo como uma mulher pode estar em harmonia com um homem nega totalmente a essência de sua vida.

Para mais informações sobre o casamento no Islam, leia:

Casei-me com um homem não muçulmano. E daí?!

Se uma mulher muçulmana se casar com um homem não-muçulmano, o casamento será inválido. Seu casamento não é permitido e você tem duas opções:

  1. De chamá-lo para o Islam e se ele realmente aceitar isso e se tornar muçulmano, então você poderá continuar seu casamento.
  2. Se ele recusar, então você terá que deixá-lo imediatamente, porque continuar assim é adultério.

Se você for sincero em sua decisão Allah o Todo-Poderos  lhe proporcionará tudo de melhor. Sua felicidade eterna merece.

Um cristão pode casar com um muçulmano sem se converter?

Se o marido for muçulmano, sim, a mulher não deve se converter. No entanto, se o marido for cristão e a esposa muçulmana, este casamento não é válido. 

O que devo esperar como uma garota cristã com meu noivo muçulmano?

Vamos destacar alguns aspectos do estilo de vida de um marido muçulmano e como a vida pode ser com ele sob o mesmo teto. 

1) Um marido muçulmano acredita no único Deus verdadeiro

Para começar, o pilar mais importante da fé no Islam é acreditar no Único Deus verdadeiro, o Criador dos céus e da terra. O capítulo 112 do Alcorão descreve quem é Deus em palavras diretas e concisas:

قُلْ هُوَ ٱللَّهُ أَحَدٌ ١ ٱللَّهُ ٱلصَّمَدُ ٢ لَمْ يَلِدْ وَلَمْ يُولَدْ ٣ وَلَمْ يَكُن لَّهُۥ كُفُوًا أَحَدٌۢ
Diga: “Ele é Allah, [que é] Único, Allah, o Refúgio Eterno. Ele não gerou nem foi gerado, nem há para Ele qualquer equivalente.”

[Alcorão 112:1-4]

Boas notícias! Seu noivo muçulmano está adorando o mesmo Deus que Abraão, Isaque, Moisés e Jesus adoraram. Ele acredita que Deus é perfeito e O descreve pelos Seus mais belos nomes como o Todo-Misericordioso, o Onisciente, o Que Tudo Vê, o Oniouvinte, o Onisciente, etc. 

Além disso, ele rejeita descrevê-Lo com qualquer tipo de imperfeição ou fraqueza humana. Na verdade, seu objetivo final na vida é agradar ao Senhor dos céus e da terra e levar uma vida justa de acordo com os ensinamentos de Deus. Esse é um terreno comum muito bom, sobre o qual ambos podem estabelecer a sua vida.

2) Um marido muçulmano acredita em todos os profetas

Você sabia que um muçulmano não é muçulmano a menos que acredite em todos os profetas enviados por Deus, de Adão a Muhammad ﷺ? O Alcorão destaca este pilar da fé:

قُولُوٓا۟ ءَامَنَّا بِٱللَّهِ وَمَآ أُنزِلَ إِلَيْنَا وَمَآ أُنزِلَ إِلَىٰٓ إِبْرَٰهِـۧمَ وَإِسْمَـٰعِيلَ وَإِسْحَـٰقَ وَيَعْقُوبَ وَٱلْأَسْبَاطِ وَمَآ أُوتِىَ مُوسَىٰ وَعِيسَىٰ وَمَآ أُوتِىَ ٱلنَّبِيُّونَ مِن رَّبِّهِمْ لَا نُفَرِّقُ بَيْنَ أَحَدٍۢ مِّنْهُمْ وَنَحْنُ لَهُۥ مُسْلِمُونَ
“Dizei: Cremos em Deus, no que nos tem sido revelado, no que foi revelado a Abraão, a Ismael, a Isaac, a Jacó e às tribos; no que foi concedido a Moisés e a Jesus e no que foi dado aos profetas por seu Senhor; não fazemos distinção alguma entre eles, e nos submetemos a Ele.” [Alcorão 2:136]

Consequentemente, um verdadeiro muçulmano respeita todos os profetas e nunca pode falar mal de nenhum deles.

Para mais discussão, leia: O Islam é a mensagem de todos os profetas? – Discussão completa de 2023

3) Um marido muçulmano respeita Jesus e Maria:

Como cristã, você pode ter certeza de que suas crenças serão respeitadas e que seu noivo falará positivamente sobre Jesus e sua mãe, Maria. Veja, por exemplo, quão lindamente o Alcorão homenageia Maria:

وَإِذْ قَالَتِ ٱلْمَلَـٰٓئِكَةُ يَـٰمَرْيَمُ إِنَّ ٱللَّهَ ٱصْطَفَىٰكِ وَطَهَّرَكِ وَٱصْطَفَىٰكِ عَلَىٰ نِسَآءِ ٱلْعَـٰلَمِينَ – يَـٰمَرْيَمُ ٱقْنُتِى لِرَبِّكِ وَٱسْجُدِى وَٱرْكَعِى مَعَ ٱلرَّٰكِعِينَ
E [mencione] quando os anjos disseram: “Ó Maria, na verdade Allah te escolheu e te purificou e te escolheu acima das mulheres dos mundos. Ó Maria, seja devotamente obediente ao seu Senhor e prostre-se e curve-se com aqueles que se curvam [em oração].”

[Alcorão 3:42-43]

Para mais discussão, leia: 10 Versos de Honra sobre Maria no Alcorão

4) A família do marido muçulmano está entre suas principais prioridades

No Islam, familia é a pedra angular de uma sociedade saudável. São muitos os ensinamentos sobre como constituir uma família saudável, conectada, que viva uma vida equilibrada contribuindo efetivamente para o bem-estar da sociedade. Para ilustrar, o Profeta Muhammad estabeleceu um modelo para os muçulmanos sobre como estabelecer e manter boas relações familiares. 

عَنِ ابْنِ عَبَّاسٍ، عَنِ النَّبِيِّ ـ صلى الله عليه وسلم ـ قَالَ ‏ “‏ خَيْرُكُمْ خَيْرُكُمْ لأَهْلِهِ وَأَنَا خَيْرُكُمْ لأَهْلِي ‏”‏ ‏.‏
Foi narrado por Ibn ‘Abbas que o Profeta ﷺ disse: O melhor de vocês é aquele que é o melhor para sua família, e eu sou o melhor entre vocês para minha família.”

[Hadith]

‏أكمل المؤمنين إيمانا أحسنهم خُلقا، وخياركم خياركم لنسائهم‏”
“Os crentes que demonstram a Fé mais perfeita são aqueles que têm o melhor comportamento, e os melhores de vocês são aqueles que são os melhores para suas esposas.”

[At-tirmidhi] 

5) Um marido muçulmano assume a responsabilidade de sua família nesta vida e na outra

Além disso, um muçulmano deve exercer todos os seus esforços para cuidar da sua esposa e filhos e pensar no seu sucesso nesta vida e na vida futura. A família islâmica baseia-se na partilha de responsabilidades entre os membros da família.

O Prophet (ﷺ) disse:

أَلاَ كُلُّكُمْ رَاعٍ وَكُلُّكُمْ مَسْئُولٌ عَنْ رَعِيَّتِهِ فَالأَمِيرُ الَّذِي عَلَى النَّاسِ رَاعٍ وَهُوَ مَسْئُولٌ عَنْ رَعِيَّتِهِ وَالرَّجُلُ رَاعٍ عَلَى أَهْلِ بَيْتِهِ وَهُوَ مَسْئُولٌ عَنْهُمْ وَالْمَرْأَةُ رَاعِيَةٌ عَلَى بَيْتِ بَعْلِهَا وَوَلَدِهِ وَهِيَ مَسْئُولَةٌ عَنْهُمْ‏.‏
“Cuidado. cada um de vocês é pastor e cada um é responsável pelo seu rebanho. O Califa é um pastor do povo e será questionado sobre seus súditos (sobre como ele conduzia seus assuntos).

O homem é o guardião dos membros de sua família e deve ser questionado sobre eles (sobre como cuida de seu bem-estar físico e moral). Uma mulher é a guardiã da casa do seu marido e dos seus filhos e deve ser questionada sobre eles (sobre a forma como geriu a casa e criou os filhos).”

[Sahih Muslim]

 6) Uma esposa muito especial para o marido muçulmano

A relação entre o homem e a sua esposa é tão especial no Islam que Allah a considera um sinal da Sua Existência e Unidade, e uma manifestação de Poder infinito e de vasta misericórdia.

وَمِنْ ءَايَـٰتِهِۦٓ أَنْ خَلَقَ لَكُم مِّنْ أَنفُسِكُمْ أَزْوَٰجًۭا لِّتَسْكُنُوٓا۟ إِلَيْهَا وَجَعَلَ بَيْنَكُم مَّوَدَّةًۭ وَرَحْمَةً
“E um dos Seus sinais é que Ele criou para vocês companheiros para que neles encontrassem tranquilidade, e colocou entre vocês carinho e misericórdia.”

[Alcorão 30:21

Ao estudar a biografia do Profeta Muhammad ﷺ, ficamos surpresos com o adorável relacionamento entre ele e sua esposa, Aisha. Quando perguntado: “Quem dentre as pessoas é mais querido por você?” O profeta Muhammad diria, Aisha. 

Ele costumava levá-la para passear à noite e conversar alegremente com ela. Ele ouvia seu longo discurso pacientemente, sem interrupção, e interagia com ela.

Para mais informações sobre o casamento no Islam, leia:

7) Ele presta atenção à pureza e à auto-higiene

A Sharia Islâmica abrange todos os aspectos da vida, desde como governar um país até como ir ao banheiro. A pureza no Islam é tão central.

O Profeta (ﷺ) disse:

الطهور شطر الإيمان
Pureza é metade de iman (fé)

[Sahih Muslim]

 Na verdade, os muçulmanos são obrigados a prestar grande atenção à sua pureza espiritual, evitando todas as formas de politeísmo e livrando-se de doenças cardíacas como orgulho, ódio, inveja e hipocrisia. Além da pureza espiritual, eles deveriam cuidar da limpeza do seu corpo. Ao fazerem isso, eles se tornam dignos de Seu amor.

  Como afirma o Alcorão:

إِنَّ ٱللَّهَ يُحِبُّ ٱلتَّوَّٰبِينَ وَيُحِبُّ ٱلْمُتَطَهِّرِينَ
“Na verdade, Allah ama aqueles que estão constantemente arrependidos e ama aqueles que se purificam.”

[Alcorão 2:222

Assim, há um cuidado contínuo com a limpeza no dia a dia. Por exemplo, os muçulmanos oram cinco vezes por dia. Para que a oração seja válida, deve-se primeiro lavar o rosto, as mãos, a cabeça e as pernas de uma forma especial, chamada de ablução “Wudu”. Além disso, após a relação sexual, o muçulmano deve tomar um banho ritual denominado “Ghusl”. Leia: Procurando estar completamente limpo? Leia isso!

Considerações Finais – Casamento no Islam

Para concluir, o casamento é um dos relacionamentos mais fortes, que o Islam sublinha, encoraja e considera uma das práticas dos Profetas. Na verdade, o Islam atribui muita importância às regras do casamento, à etiqueta e aos direitos dos cônjuges. Assim, o Islã garante a estabilidade e permanência conjugal. Além disso, cria uma família bem-sucedida na qual os filhos são criados com estabilidade psicológica, observando a devoção e a integridade moral e exibindo excelência em vários aspectos da vida.

Desejamos a você, caro leitor, felicidade e orientação sem fim nesta vida e na outra. Para mais artigos sobre a situação das mulheres no Islam , consulte esta série: Mulheres no Islam

Share
Pin It

About Alaa M. Abdou

Alaa Abdou is an R&D engineer and student of comparative religion. Alaa has spent years working as an R&D engineer for multinational companies to develop products that make our lives better. In addition to his engineering expertise, he is deeply involved in comparative religion studies and Quran teaching. He received Ijazah in Qirat Hafs and has studied Tafseer and theology under qualified scholars. He has continuously contributed to dawaa activities in Ahlan Organization, which operates from Egypt. Alaa holds a BSc in materials science from the German University in Cairo (GUC) and an MSc from Arizona State University (ASU) in the United States, and he is fluent in Arabic and English, with intermediate proficiency in German. Alaa Abdou loves history, football, traveling, books, and fundraising for charities.

Leave a Comment