Let’s discuss the Islam And Christmas hot topic. I kept reading about Christmas, its origin, and Santa Claus, till I came to this conclusion: Santa is coming with Islam this year!

O Islam e O Natal – O Natal é Haram no Islam? – Papai Noel Islâmico

Vamos discutir o tema quente do Islam e do Natal. Como alguém preocupado em buscar a verdade das

Vamos discutir o tema quente do Islam e do Natal. Como alguém preocupado em buscar a verdade das coisas, principalmente das mais estranhas, Papai Noel foi um rico assunto para eu satisfazer meu desejo. Continuei lendo, principalmente de fontes cristãs, sobre o Natal, sua origem e o Papai Noel, até que cheguei a esta conclusão: Papai Noel vem com o Islam este ano!

Aqui aprenderemos o seguinte:

• O Islam e O Natal

• Papai Noel com um exemplo chocante

• O que é a realidade do Natal?

• Os muçulmanos podem celebrar o Natal?

• O Natal é haram no Islam?

• Visão do Islam na Celebração do Natal e Ano Novo

• Como o Islam é “o espírito do Natal”?

• “O Espírito de Natal” no Alcorão

• Islam, Cristianismo e Natal

• O Islam e O Natal

O dia de Natal (25 de dezembro), como é vivido secularmente agora, é uma inovação festiva do século XX. Para ilustrar, existe uma figura mítica chamada Papai Noel que desempenha um papel fundamental, festejando, doando (fazendo trabalhos de caridade) e trocando presentes. Todas essas aparências foram inovadas e inseridas no cristianismo há não mais de dois séculos.

Esses fatos históricos estão prontamente disponíveis para o pesquisador, mas aqui estamos mais interessados no fato de que não tem nada a ver com o nascimento de Jesus (PECE) e que os primeiros Padres da Igreja consideravam isso um tipo de celebração pagã. Além disso, alguns chegam a dizer que é um expediente de marketing para mobilizar o comércio e vender mercadorias.

Deixando de lado as origens pagãs e as ideias inovadoras pouco ortodoxas, o que há de mais louvável e chamativo no Natal de hoje é o “espírito natalino” que tem tudo a ver:

• Compartilhamento de sentimentos calorosos e felizes

• Amizade, fraternidade, laços familiares e fortalecimento do parentesco

• Troca de presentes

• Alimentar os pobres

• Espírito de caridade

Tudo isso, envolvendo tudo e todos, é realmente maravilhoso. ISSO É ABSOLUTAMENTE ISLÂMICO!!! Oh, desculpe. Esqueci de mencionar que este é um artigo sobre Jesus ser muçulmano e como tudo o que é chamado de “espírito de Natal” é TÃO islâmico.

Papai Noel com um exemplo chocante

Cal Thomas, um colunista sindicalizado americano que costuma escrever de uma perspectiva cristã, reconheceu verdades desconfortáveis sobre o Natal em uma coluna de dezembro de 2003.

“Não tenho certeza se vale mais a pena comemorar o Natal”, começou ele, lamentando que o feriado tenha se tornado:

“Uma rua de show de renas, cenas de inverno, elfos e o substituto do deus, Papai Noel, que serve de fachada para os comerciantes que procuram jogar com a culpa que alguns pais carregam por ignorar seus filhos o resto do ano.”

Qual é a realidade do N atal?

A Enciclopédia Britânica define o Natal como uma festa cristã que celebra o nascimento de Jesus. Por meio de um estudo cuidadoso, descobre-se que a maioria dos costumes natalinos é anterior ao nascimento de Jesus Cristo e, de fato, o Natal em nossos dias é uma coleção de tradições e práticas retiradas de muitas culturas e nações.

Muito provavelmente, a data de 25 de dezembro vem de Roma e foi uma celebração do deus itálico, Saturno, e o renascimento do deus sol. Isso foi feito muito antes do nascimento de Jesus. Para saber mais sobre as origens pagãs das tradições natalinas, consulte este artigo: História do Natal – O Natal é um feriado pagão?

Os muçulmanos podem celebrar o Natal? 

Imagine um cristão celebrando o “Eid Al-Fitr”, a festa da quebra do jejum que os muçulmanos celebram após o mês do Ramadan. Como julgaríamos seu ato?

De fato, tal celebração é um ato sem sentido, porque se opõe à sua crença de que os muçulmanos estão equivocados.

 O Natal é haram no Islam?

Claro que o Natal é haram no Islam. Na seguinte Ayah, Allah afirma como é um desastre reivindicar um filho para Ele:

وَقَالُوا اتَّخَذَ الرَّحْمَٰنُ وَلَدًا لَقَدْ جِئْتُمْ شَيْئًا إِدًّا تَكَادُ السَّمَاوَاتُ يَتَفَطَّرْنَ مِنْهُ وَتَنْشَقُّ الْأَرْضُ وَتَخِرُّ الْجِبَالُ هَدًّا أَنْ دَعَوْا لِلرَّحْمَٰنِ وَلَدًا وَمَا يَنْبَغِي لِلرَّحْمَٰنِ أَنْ يَتَّخِذَ وَلَدًا
“Eles dizem: “O Mais Compassivo tem filhos”. Você certamente fez uma afirmação ultrajante, pela qual os céus estão prestes a explodir, a terra a se dividir e as montanhas a desmoronar em protesto contra a atribuição de filhos ao Mais Compassivo. Não convém à majestade do Compassivo ter filhos”.

[Alcorão 19:88-91]

Assim, é impróprio para alguém que ama verdadeiramente a Deus negligenciar o aspecto religioso do Natal e celebrá-lo, alegando que é uma festa cultural.

Visão Islâmica na Celebração do Natal e Ano Novo

Se você perguntar por que os muçulmanos não comemoram o Natal? Os muçulmanos têm muitos bons motivos para não comemorar esse dia:

A. Seguir os ensinamentos do Profeta Muhammad ﷺ em Não Celebrar o Natal

Embora Hollywood e o consumismo tenham desempenhado um grande papel na popularização do Natal, isso não muda o fato de que o Natal é uma festa religiosa cristã com raízes pagãs. O profeta Muhammad ﷺ ensinou seus companheiros a evitar celebrar os festivais religiosos de outras nações.

قَدِمَ رَسُولُ اللَّهِ صلى الله عليه وسلم الْمَدِينَةَ وَلَهُمْ يَوْمَانِ يَلْعَبُونَ فِيهِمَا فَقَالَ ‏”‏ مَا هَذَانِ الْيَوْمَانِ ‏”‏ ‏.‏ قَالُوا كُنَّا نَلْعَبُ فِيهِمَا فِي الْجَاهِلِيَّةِ ‏.‏ فَقَالَ رَسُولُ اللَّهِ صلى الله عليه وسلم ‏”‏ إِنَّ اللَّهَ قَدْ أَبْدَلَكُمْ بِهِمَا خَيْرًا مِنْهُمَا يَوْمَ الأَضْحَى وَيَوْمَ الْفِطْرِ ‏”‏
Mensageiro de Allah ﷺ veio a Medina, as pessoas tiveram dois dias em que se envolveram em jogos. Ele perguntou: O que são esses dois dias (qual é o significado)? Eles disseram: Costumávamos nos engajar neles no período pré-islâmico. O Mensageiro de Allah ﷺ disse: Allah os substituiu por algo melhor do que eles, o dia do sacrifício e o dia da quebra do jejum.

Sunan Abi Dawud 1134

Consequentemente, não há espaço no Islam para o Natal, Halloween, Hanukkah etc. À luz dos ensinamentos do Profeta Muhammad, os muçulmanos devem celebrar apenas duas festas religiosas: “Al-Adha” e “Al-Fitr”.

B. O Natal não condiz com a majestade do Compassivo

Os cristãos acreditam que Jesus, a encarnação de Deus, nasceu naquele dia. O dogma da encarnação de Deus em forma humana é absolutamente rejeitado no Islam porque nega o conceito da perfeição de Deus. Como pode o Deus Todo-Poderoso aceitar as falhas da natureza humana?!

Como pode o Deus Eterno morrer?! Portanto, é proibido a um muçulmano participar de um festival que se baseia na descrição negativa de Deus. Leia estes versículos, que retratam lindamente a reação dos céus e das montanhas em relação a tais mentiras atribuídas a Deus.

C. A data exata do nascimento de Jesus não é conhecida

Surpreendente, mas é verdade! Dezembro pode ser o mês em que Jesus nasceu?

Lembra-se daqueles pastores que estavam “vivendo nos campos, vigiando seu rebanho à noite”? (Lucas 2:8)

O clima em dezembro ao redor de Belém costuma ser terrivelmente frio, úmido e chuvoso. Nenhum pastor em sã consciência teria mantido seus rebanhos do lado de fora à noite naquela época do ano!”

Aprimorando essa verdade, o Nobre Alcorão mencionou uma dica sobre o nascimento do Profeta Jesus. Na história sobre Maria dando à luz o Profeta Jesus, Allah (o único Deus verdadeiro) diz:

وَهُزِّىٓ إِلَيْكِ بِجِذْعِ ٱلنَّخْلَةِ تُسَـٰقِطْ عَلَيْكِ رُطَبًۭا جَنِيًّۭا

“E sacuda em sua direção o tronco da palmeira; cairá sobre você tâmaras frescas e maduras,”

  [Alcorão 19:25]

Certamente, dezembro não é o mês das tâmaras maduras e frescas.

Como o Islam é “o espírito do Natal” ?

Em primeiro lugar, Jesus, como todos os Mensageiros de Deus, era muçulmano no sentido de que acreditava que “Existe apenas um Deus digno de adoração e que Muhammad ﷺ foi Seu último Mensageiro”… E SIM… todos os Mensageiros acreditaram nisso . Deus afirma no Alcorão; que é a última palavra autêntica de Allah:

وَإِذْ أَخَذَ ٱللَّهُ مِيثَـٰقَ ٱلنَّبِيِّـۧنَ لَمَآ ءَاتَيْتُكُم مِّن كِتَـٰبٍۢ وَحِكْمَةٍۢ ثُمَّ جَآءَكُمْ رَسُولٌۭ مُّصَدِّقٌۭ لِّمَا مَعَكُمْ لَتُؤْمِنُنَّ بِهِۦ وَلَتَنصُرُنَّهُۥ ۚ قَالَ ءَأَقْرَرْتُمْ وَأَخَذْتُمْ عَلَىٰ ذَٰلِكُمْ إِصْرِى ۖ قَالُوٓا۟ أَقْرَرْنَا ۚ قَالَ فَٱشْهَدُوا۟ وَأَنَا۠ مَعَكُم مِّنَ ٱلشَّـٰهِدِينَ

E [lembre-se, ó Povo da Escritura], quando Allah tomou a aliança dos profetas, [dizendo], ‘Agora que você recebeu o Livro e a sabedoria, se vier a você um mensageiro confirmando o que você tem, você deve acreditar nele e apoiá-lo.’ Ele acrescentou, ‘Você afirma esta aliança e aceita este compromisso?’ Eles disseram, ‘Sim, nós aceitamos.’

[Alcorão 3:81]

Este versículo afirma claramente que Deus/Allah fez uma aliança de todos os Seus Mensageiros com a humanidade para adorar somente a Ele e acreditar em Muhammad que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele e no que ele trouxe.

      Em segundo lugar, Muhammad ﷺ foi enviado por Allah, como Mensageiro final, sendo o melhor ser humano criado por Deus e o melhor entre Seus Mensageiros, para entregar a Revelação Divina final “Alcorão” e guiar a Humanidade para o caminho correto fora do escuridão e para a luz do Islam. Muhammad era das melhores maneiras e tinha o caráter mais nobre.

O Mensageiro de Allah ﷺ disse:

Serei o mais eminente entre os descendentes de Adão no Dia da Ressurreição e serei o primeiro intercessor e o primeiro cuja intercessão será aceita (por Allah).”

[Sahih Muslim]

Isso significa que ele foi predito de seu status eminente no Dia do Julgamento.

“O Espírito de Natal” no Alcorão

Finalmente, ser um bom ser humano, uma pessoa produtiva de conhecimento e eficiência e um reformador nesta vida são os ensinamentos centrais do Islam. Na verdade, esses são requisitos essenciais para ser um muçulmano mencionados por Allah no Alcorão e Muhammad ﷺ em sua Sunnah logo após trazer elementos de fé e antes de atos de adoração. Allah exalltado no Alcorão:

إنَّ ٱلَّذِينَ ءَامَنُوا۟ وَعَمِلُوا۟ ٱلصَّـٰلِحَـٰتِ سَيَجْعَلُ لَهُمُ ٱلرَّحْمَـٰنُ وُدًّۭا

Em verdade, aqueles que acreditam [na Unicidade de Allah e em Seu Mensageiro (Muhammad )] e praticam atos de retidão, o Mais Beneficente (Allah) concederá amor por eles (nos corações dos crentes e anjos/na terra e nos céus)”.

[Alcorão 19:96]

De fato, essa correlação entre crença verdadeira e ação correta é mencionada mais de sessenta vezes no Alcorão apenas nesta forma. Somando-se a isso, há mais em outras formas.

Além disso, os ensinamentos de Muhammad ﷺ são sobre; obediência, amor e misericórdia para com os pais, vida justa, compaixão, doação de todos os tipos (materiais e morais), misericórdia para com todos, fraternidade no Islam, fortalecimento do parentesco, trabalho árduo, aprendizado, igualdade, justiça.

Assim, tudo isso retificará/reformará o mundo e a vida de todos os que nele estão. Isso, se houver, mostra o quão fundamental no Islam são bons em caráter, boas ações, espalham felicidade e adoram somente a Allah.

Conclusão – Islam, Cristianismo e Natal

O Natal não é uma ocasião ou celebração religiosa cristã genuína. Simplificando, Jesus provavelmente nasceu na primavera ou no outono, e não em dezembro. Numerosos primeiros Padres da Igreja consideravam celebrar aniversários como um costume pagão.

O Natal é proibido no Islam por vários motivos. Finalmente, o chamado “Espírito de Natal” é uma coisa maravilhosa que Muhammad ﷺ, o Mensageiro final para a humanidade, encoraja. Ele não estava sozinho; todos os Mensageiros anteriores fizeram o mesmo.

Diga-nos o que você pensa agora e como você se sente sobre isso?

Este artigo em outros idiomas:

English Português

Share
Pin It

About Jehad Adel

Jehad Adel is a translator, content writer and a student of Islamic sciences. Jehad has been searching and reading in Islamic fields such as Quran interpretation and Islamic theology. Jehad has been learning and professionally practicing linguistics, content writing, and translation related fields, such as CAT tools and machine translation post editing (MTPE). Jehad is interested in content marketing and Islamic translation in specific. Also, she studied at faculty of languages and simultaneous translation, al-Azhar University.

Leave a Comment