O mês de Shaban 2024 e seus dias de jejum – Guia completo

Shaban é um mês em que as ações são elevadas ao Senhor e os muçulmanos devem mostrar devoção

O mês de Shaban em 2024 começará em 11 de fevereiro de 2024 e terminará em 10 de março de 2024. Muçulmanos de todo o mundo observarão o mês e honrarão seus dias e noites.

Aqui aprenderemos o seguinte:

  • Qual é o Mês de Shaban no  Islam?
  • Qual é a importância do mês Shaban no Islam?
  • Jejum no mês de Shaban
  • Hadith sobre jejum no mês de Shaban
  • Benefícios e virtudes do jejum no mês de Shaban:
  • Du’aa para o mês de Shaban

Qual é o Mês de Shaban no Islam?

O mês de Shaban no Islam é o oitavo mês do calendário islâmico baseado na Lua. Shaban vem depois do mês sagrado de Rajab e pouco antes do Ramadan; o mês de jejum “Sawm”.

O mês de Shaban no Islam é homenageado porque vem depois do mês sagrado de Rajab e logo antes do mês de Sawm/Ramadan.  

Shaban é um mês em que as ações são elevadas ao Senhor e os muçulmanos devem mostrar devoção e submissão; especialmente por Sawm; para obter o prazer e as recompensas do Senhor Criador e Juiz de todos os mundos. Seguir o exemplo perfeito de Muhammad  ﷺ é o caminho para obter o prazer e as recompensas de Allah.

Qual é a importância do mês Shaban no Islam?

Existem muitas razões pelas quais os muçulmanos honram o mês de Shaban:

1. Shaban é o mês em que as ações são  Registradas

Shaban é o mês do ano em que as ações das pessoas são registradas nos livros de escrituras.

Usamah bin Zaid relatou:

“Eu disse: ‘Ó Mensageiro de Allah, não vejo você jejuando tanto quanto Shaban.’ Ele disse: ‘Esse é um mês ao qual as pessoas não prestam muita atenção, entre o Rajab e o Ramadan. É um mês em que as obras são levadas ao Senhor dos mundos, e gosto que as minhas obras sejam levadas a cabo quando estou jejuando.”

شَهْرٌ يَغْفُلُ النَّاسُ عَنْهُ بَيْنَ رَجَبٍ وَرَمَضَانَ وَهُوَ شَهْرٌ تُرْفَعُ فِيهِ الأَعْمَالُ إِلَى رَبِّ الْعَالَمِينَ فَأُحِبُّ أَنْ يُرْفَعَ عَمَلِي وَأَنَا صَائِمٌ

2. A mudança da Qiblah aconteceu no mês de Shaban

Alguns estudiosos situam o momento da mudança da Qiblah da Oração Islâmica/“Salah” durante o mês de Shaban, mesmo a meia noite de Shaban, durante o segundo ano após a “Hégira”/migração de Mecca para Medina. Foi quando a Qiblah mudou de enfrentar Baitul-Maqdis em Jerusalém para enfrentar Caaba em Mecca. 

A Ayah mostra como Allah الله agradou Seu Mensageiro ao conceder seu desejo. Allah revelou o Alcorão sobre isso:

 “Vimos-te (ó Mensageiro) orientar o rosto para o céu(52); portanto, orientar-te-emos até a Qiblah que te satisfaça. Orienta teu rosto (ao cumprir a oração) para a Sagrada Mesquita (de Mecca)! E vós (crentes), onde quer que vos encontreis, orientai vossos rosto até ela. Aqueles que receberam o Livro, bem sabem que isto é a verdade de seu Senhor; e Deus não está desatento a quanto fazem” 

2:144

3. Shaban é o mês do Jejum:

Shaban do segundo ano após a Hégira é o mês em que o jejum foi ordenado por uma ordem direta no Alcorão: “Ó fiéis!

O jejum é prescrito para você – como foi para aqueles antes de você – então talvez você se torne consciente de “Allah”

 “يَـٰٓأَيُّهَا ٱلَّذِينَ ءَامَنُوا۟ كُتِبَ عَلَيْكُمُ ٱلصِّيَامُ كَمَا كُتِبَ عَلَى ٱلَّذِينَ مِن قَبْلِكُمْ لَعَلَّكُمْ تَتَّقُونَ “

2:183

Imam An-Nawawi disse: 

O Mensageiro ﷺ jejuou no Ramadan de nove anos, porque Sawm foi ordenado durante Shaban do segundo ano após a Hégira. O Mensageiro ﷺ faleceu durante Rabi Al-Awal do décimo primeiro ano após a Hégira.  

4. Grande recompensa por atos de adoração no mês de Shaban

Os atos de adoração praticados por um muçulmano enquanto outros estão ocupados ou distraídos são grandemente recompensados.  É por isso que o Mensageiro ﷺ disse que adorava jejuar durante Shaban porque as pessoas são distraídas por seu foco em Rajab; o mês sagrado; e Ramadan; o mês de jejum (conforme mencionado no ponto nº 1).

Jejum no mês de Shaban

Os dias de jejum no mês de Shaban são uma Sunnah/ação confirmada a ser seguida pelo Mensageiro ﷺ . Na verdade, ele ﷺ jejuou a maior parte do mês de Shaban; quase tudo, exceto que ele ﷺ nunca completou Sawm em nenhum mês, exceto no Ramadan. Para saber mais sobre o Ramadan:

O que é o Ramadan? – Guia Muçulmano e Não Muçulmano

Hadiths e Versículos do Alcorão sobre o Ramadan – Em árabe e Português

Hadith sobre jejum no mês de  Shaban

Foi narrado que Abu Salamah disse: “Eu perguntei a ‘Aishah sobre o jejum do Profeta (ﷺ). Ela disse: ‘Ele costumava jejuar até que pensávamos que ele jejuaria sempre. E ele não jejuava até que pensávamos que ele não jejuaria sempre. Nunca o vi jejuar tanto em nenhum mês como em Sha’ban. Ele costumava jejuar em todo Sha’ban; ele costumava jejuar em todo Sha’ban, exceto um pouco.”” 

كَانَ يَصُومُ شَعْبَانَ كُلَّهُ. كَانَ يَصُومُ شَعْبَانَ إِلاَّ قَلِيلاً “‏.‏

Sahih

Benefícios e virtudes do jejum no mês de Shaban: 

  • É uma Sunnah confirmada do Mensageiro ﷺ a ser seguida pelos muçulmanos em busca do prazer e das recompensas de Allah, como já explicado.
  • É uma virtude do jejum no mês de Shaban ser um meio de preparação física, mental e psicológica para o mês do Ramadan; ao lado de Shaban.
  • Qualquer ato de adoração ou boa ação praticado por um muçulmano enquanto outros estão ocupados ou distraídos é grandemente recompensado especialmente Sawm.  

Narrou Abu Huraira: O Profeta (ﷺ) disse que seu Senhor disse: “Toda ação (pecaminosa) pode ser expiada; e o jejum é para Mim, então darei a recompensa por isso….

وَالصَّوْمُ لِي وَأَنَا أَجْزِي بِهِ …..

Qualquer ato de adoração ou boa ação é recomendado e muito recompensado, não apenas Sawm, por exemplo. Salah voluntário, especialmente os noturnos, caridade “Sadaqah”, menção a Allah “Thikr”, Súplica “Du’aa” e tudo o que um muçulmano pode e pode fazer.

Du’aa para o mês de Shaban

Existem vários Hadiths fracos sobre Du’aa especial para o mês de Shaban em circulação, mas nenhum deles é autêntico, portanto, nenhum pode ser confiável. Mas é uma obrigação pedir a Allah o tempo todo por todas as coisas.

O Mensageiro de Allah (ﷺ) disse: “A súplica é a essência da adoração.”

Portanto, é válido pedir a Allah que aceite as ações e nos faça chegar ao Ramadan, já no mês seguinte, para que se possa fazer o que agrada a Allah e obter imensas recompensas por todos os atos de obediência que serão oferecidos em submissão ao Senhor. 

Imam Al-Hafiz Ibn Rajab (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

“Ma‘alla ibn al-Fadl said: Eles costumavam orar a Allah por seis meses, exaltado seja, pedindo-Lhe que os fizesse chegar ao Ramadan, e eles costumavam invocá-Lo por seis meses pedindo-Lhe que aceitasse isso deles.” 

Yahya ibn Abi Kathir disse: Uma de suas du‘as era: “Ó Allah, mantenha-me seguro até o Ramadan, mantenha o Ramadan seguro para mim e aceite-o de mim.”

Leia: Quais são os 4 meses sagrados do Islam

Quais são seus pensamentos sobre isso? Gostaríamos de ouvir sua opinião em todas as nossas redes sociais e em nosso serviço de chat ao vivo

Mais recursos:

um breve guia ilustrado para compreender o islÃ
A Verdadeira Religião de Deus
ebooks gratuitos em português

outras línguas:

English

Share

About Abeer Eltahan

Abeer El Tahhan is a pediatrician and a Quran and Arabic tutor. Abeer is deeply involved in Islamic studies and dawah activities. She is fluent in Arabic and English.

Leave a Comment