Noivado no Islam– Guia completo ocidental de direitos e deveres

O que significa Noivado no Islam? É uma festa em que noivo/noiva troca aliança? Na verdade não, não

O que significa Noivado no Islam? É uma festa em que noivo/noiva troca aliança? Na verdade não, não é. De fato, existem alguns regulamentos para o noivado no Islam que precisam ser observados:

Como noivar no Islam?

Você pode perguntar como posso propor uma garota no Islam? Simplesmente, o noivado de acordo com a Sharia Islâmica começa com o seguinte:

  • Um homem pede a uma mulher ou seu guardião sua mão em casamento. É uma proposta ou uma promessa de casamento.   
  • Quando mais de um pretendente pede uma mulher em casamento ao mesmo tempo, seu tutor, nesse caso, tem o direito de escolher o melhor deles em termos de religiosidade e nobre moral. Ele deve realizar Istikharah (a oração de busca de orientação) e consultar pessoas justas.
  • Um pretendente pode olhar (saber como ela se parece) para o rosto da mulher a quem deseja propor casamento. De acordo com o hadith, “Quando qualquer um de vocês propõe casamento a uma mulher, se ele puder olhar para o que o encorajará a ir em frente e se casar com ela, então deixe-o fazê-lo.” [Abu Dawood]. 
  • Uma mulher deve ser questionada sobre sua opinião (livre para aceitar ou recusar o homem) e ela não pode ser forçada de nenhuma forma. 

Leia também:

O noivado é Haram no Islam?

O noivado no Islam é permitido, exceto em alguns casos em que se tornou inadmissível:

A. Casar-se com um Mahram

Se a mulher for daquelas com quem um muçulmano não pode se casar (Maharam), como uma mãe, uma irmã ou uma tia, o restante das mulheres está proibido de se casar. Nos dois versículos seguintes, Allah, o Todo-Poderoso, estabelece as categorias de mulheres com as quais o homem muçulmano não pode se casar:

حُرِّمَتْ عَلَيْكُمْ أُمَّهَـٰتُكُمْ وَبَنَاتُكُمْ وَأَخَوَٰتُكُمْ وَعَمَّـٰتُكُمْ وَخَـٰلَـٰتُكُمْ وَبَنَاتُ ٱلْأَخِ وَبَنَاتُ ٱلْأُخْتِ وَأُمَّهَـٰتُكُمُ ٱلَّـٰتِىٓ أَرْضَعْنَكُمْ وَأَخَوَٰتُكُم مِّنَ ٱلرَّضَـٰعَةِ وَأُمَّهَـٰتُ نِسَآئِكُمْ وَرَبَـٰٓئِبُكُمُ ٱلَّـٰتِى فِى حُجُورِكُم مِّن نِّسَآئِكُمُ ٱلَّـٰتِى دَخَلْتُم بِهِنَّ فَإِن لَّمْ تَكُونُوا۟ دَخَلْتُم بِهِنَّ فَلَا جُنَاحَ عَلَيْكُمْ وَحَلَـٰٓئِلُ أَبْنَآئِكُمُ ٱلَّذِينَ مِنْ أَصْلَـٰبِكُمْ وَأَن تَجْمَعُوا۟ بَيْنَ ٱلْأُخْتَيْنِ إِلَّا مَا قَدْ سَلَفَ ۗ إِنَّ ٱللَّهَ كَانَ غَفُورًۭا رَّحِيمًۭا ۞ وَٱلْمُحْصَنَـٰتُ مِنَ ٱلنِّسَآءِ إِلَّا مَا مَلَكَتْ أَيْمَـٰنُكُمْ ۖ كِتَـٰبَ ٱللَّهِ عَلَيْكُمْ ۚ وَأُحِلَّ لَكُم مَّا وَرَآءَ ذَٰلِكُمْ أَن تَبْتَغُوا۟ بِأَمْوَٰلِكُم مُّحْصِنِينَ غَيْرَ مُسَـٰفِحِينَ ۚ فَمَا ٱسْتَمْتَعْتُم بِهِۦ مِنْهُنَّ فَـَٔاتُوهُنَّ أُجُورَهُنَّ فَرِيضَةًۭ ۚ وَلَا جُنَاحَ عَلَيْكُمْ فِيمَا تَرَٰضَيْتُم بِهِۦ مِنۢ بَعْدِ ٱلْفَرِيضَةِ ۚ إِنَّ ٱللَّهَ كَانَ عَلِيمًا حَكِيمًۭا
“Proibido para você (para o casamento) são:vossas mães, vossas filhas, vossas irmãs, irmãs de vosso pai, irmãs de vossa mãe, filhas de vosso irmão, filhas de vossa irmã, vossa mãe adotiva que vos deu de mamar, vossas irmãs adotivas que amamentaram, mães de vossas esposas, vossas enteadas sob vossa tutela, nascido de suas esposas com quem você se casou – mas não há pecado em você se você não se casou com elas (para casar com suas filhas), – as esposas de seus filhos que (nascem) de seus próprios lombos, e duas irmãs em casamento ao mesmo tempo, exceto o que já passou; em verdade, Allah é Indulgente, Misericordioso. ۞ Além disso, (proibido são) mulheres já casadas”

[Alcorão.com 4/23-24].

B. Uma mulher durante seu período de espera após a morte de seu marido:

Não é permitido ficar noivo de uma mulher durante seu ‘Iddah (período de espera após o divórcio revogável ou morte de um marido anterior).  

Leia: Regras para viúvas no Islam – Direitos e status de uma viúva no Islam

C. Uma mulher noiva de outro homem

É proibido pedir o noivado de uma mulher, noiva de outro homem. O muçulmano não tem permissão para cobiçar o que seu irmão muçulmano possui, afligi-lo com danos ou ferir seus sentimentos. Isso também é para evitar que a mulher abandone o primeiro pretendente se for tentada pela proposta do outro pretendente.

عَنِ ابْنِ عُمَرَ، عَنِ النَّبِيِّ صلى الله عليه وسلم قَالَ ‏ “‏ لاَ يَخْطُبْ أَحَدُكُمْ عَلَى خِطْبَةِ بَعْضٍ ‏”‏ ‏.‏
Foi narrado por Ibn ‘Umar que o Profeta disse: “Nenhum de vocês deve propor casamento a uma mulher quando alguém já a pediu em casamento.”

(Sahih: Sunan An Nasa’i)

D. Noivar um homem não-muçulmano

Uma mulher muçulmana não pode ficar noiva ou casar com um não-muçulmano. Allah, o Todo-Poderoso, declara essa regra no Alcorão como nesta parte do versículo:

“… لَا هُنَّ حِلٌّۭ لَّهُمْ وَلَا هُمْ يَحِلُّونَ لَهُنَّ ۖ …
“Elas (mulheres muçulmanas) não são lícitas (esposas) para os descrentes, nem os descrentes são lícitos (maridos) para elas (mulheres muçulmanas).”

[Alcorão.com 60/10].

Leia uma discussão completa sobre o tema evolvimento de muçulmanos com não-muçulmano

Você pode encontrar seu noivo no Islam? É Haram falar com seu noivo?

Conhecer sua noiva ou conversar com ela é permitido no Islam. No entanto, antes do contrato de casamento, ambos não podem ficar sozinhos. Em vez disso, você deve estar entre os outros e se comportar com respeito. A advertência de nosso Profeta (ﷺ) é clara no sentido de relacionar este assunto ao nível de crença em Allah e no Último Dia:

قَالَ رَسُولُ الله ﷺ: “مَن كان يؤمنُ باللهِ واليومِ الآخرِ فلا يخلوَنَّ بامرأةٍ ليسَ معها ذو مَحرَمٍ منها ، فإنَّ ثالثَهما الشَّيطانُ”.
“Quem acredita em Allah e no Último Dia não deve ficar sozinho com uma mulher não-mahram (uma mulher com quem ele pode se casar); então a terceira pessoa com eles será o diabo (encorajando o pecado).”

[Sahih: Müsnad Ahmad]. 

Por quanto tempo você pode se noivar no Islam?

Não há tempo específico para o noivado no Islam. Cabe a você, seu noivo e suas famílias. É preferível levar um tempo razoável para se conhecerem.

Qual é a diferença entre noivado e casamento no Islam?

Nikah e noivado são a mesma coisa?  Não, casamento e noivado são coisas diferentes. A principal diferença entre noivado e nikah é que o noivado no Islam é uma promessa feita para expressar sua vontade de casamento. Assim, seu noivo é apenas uma pessoa estrangeira que você não tem permissão para tocar ou ficar a sós.

Não há direitos de casamento durante este período de noivado. Por exemplo, a mulher não precisa obedecer ao homem durante esse período, e o homem não precisa oferecer a ela um dote ou despesas.

Casamento ou nikah, no entanto, é um caso totalmente diferente. Após o contrato de casamento e a mudança para viverem juntos, o homem e a mulher têm alguns direitos e deveres garantidos por este honroso contrato. Para saber mais sobre o casamento no Islam, leia: Casamento no Islam– Guia Completo de Direitos e Deveres

Quem paga pelo casamento no Islam?

O homem tem o direito no Islam de pagar o dote à sua esposa. A entrega depende do tempo que as duas partes acordarem se antes do contrato de casamento ou depois dele. No entanto, é condição para que o seu valor seja fixado antes ou no momento da celebração do contrato de casamento. O dote é uma espécie de honra para as mulheres.

Os muçulmanos celebram o noivado?

Sim, os muçulmanos podem celebrar um noivado, mas não devem prestar tanta atenção à celebração. Não é para ser uma celebração de noivado, pois é apenas uma promessa de casamento.

No entanto, é permitido que as duas famílias organizem um evento social considerando as condições da shariah:

  • Evite encontros mistos entre homens e mulheres.
  • Evite mostrar adornos de mulheres para homens.
  • Evite música e outras canções ilegais, como aquelas que carregam palavras sedutoras ou impróprias.

O que é Du’a de noivado no Islam?

Não há nenhuma du’a específica relatada para noivado. No entanto, é permitido que ambas as partes façam du’a usando os autênticos gerais narrados no Alcorão ou na Sunnah.

Romper o Noivado no Islam

Romper o noivado é permitido no Islam se houver um motivo aprovado pela shariah. Caso contrário, é quebrar uma promessa, o que é inadmissível no Islam. O Noivado no Islam é uma promessa, não um contrato obrigatório.

Conclusão – A importância de seguir o Islam no Noivado

Para concluir, seguir os ensinamentos do Islam protege a honra e, ao mesmo tempo, permite etapas introdutórias do casamento que garantiriam seu sucesso. Portanto, o noivado é legal no Islam como um passo introdutório ao casamento, para que cada um dos cônjuges em potencial conheça o outro dentro dos limites que salvaguardam sua honra e protegem sua modéstia. O noivado ajuda cada um a estar pronto para a nova etapa de sua vida à luz do conhecimento mútuo.

Nosso Criador é o Onisciente e o Conhecedor. Isso é claramente demonstrado nas decisões sobre o casamento e outros aspectos da vida. Não é hora de conhecer seu Criador e se aproximar?

Share

About Abeer Eltahan

Abeer El Tahhan is a pediatrician and a Quran and Arabic tutor. Abeer is deeply involved in Islamic studies and dawah activities. She is fluent in Arabic and English.

Leave a Comment