O Hajj muçulmano é um sinal de Tawhid ou politeísmo? – Como o Tawhid é manifestado nos rituais do Hajj 

Hajj parte dos sentimentos internos do muçulmano e atinge seu comportamento externo. Tawhid se manifesta na condição primária

 Hajj parte dos sentimentos internos do muçulmano e atinge seu comportamento externo. Tawhid se manifesta na condição primária do hajj, seu destino, rituais e atos relacionados de adoração e súplicas. Portanto, não é de admirar que a recompensa do Hajj aceito seja perdoar todos os pecados passados e Jannah (paraíso) no além. 

Aqui aprenderemos o seguinte::

  • O que é o is Hajj?
  • Qual é o significado de Tawheed?
  • Como o Tawhid é manifestado nos rituais do Hajj?
  • Qual é o propósito do Hajj?
  • Tenha os mesmos frutos do Hajj!

O que é o Hajj?

Hajj é o quinto pilar do Islam. A palavra Hajj significa “pretende viajar para”, então, Hajj é uma jornada física e espiritual com o objetivo de purificar e melhorar a vida do muçulmano e a vida após a morte. 

O Hajj (peregrinação islâmica) é uma das obrigações mais divulgadas do Islam, a última entre eles a ser ordenada, e deve ser realizada obrigatoriamente uma vez na vida por cada muçulmano capaz, mas eles ainda podem realizá-la opcionalmente depois quando quiserem. Você quer saber mais sobre a relação entre Tawheed  e Hajj? Continue.

Qual é o significado de Tawheed?

Tawheed ou monoteísmo significa acreditar no Único Deus Verdadeiro (Allah).

Sua transliteração é:: la ilaha illa Allah. Assim, é a porta de entrada para se tornar muçulmano, seguida pela crença no Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos estejam com ele) como o último Mensageiro de Allah Todo-Poderoso.

A palavra árabe significativa sobre a qual você precisa refletir em nosso contexto aqui é a palavra Ilah (Deus). A raiz desta palavra árabe refere-se principalmente ao amor sincero, majestade, esperança e medo. Assim, um verdadeiro muçulmano liberta seu destino de seus desejos próprios, bem como dos outros.

O Islam é basicamente construído sobre o Tawheed. Isso implica que todos os seus atos devem ser aceitos pelo amor de Deus. Você não pode ser um muçulmano sem aceitar esta verdade.

De fato, todos os cinco pilares Islamico visam esse objetivo: unificar seu destino. É acreditar em Allah (o Único Deus) e em Seu Mensageiro, Muhammad, orar a Allah cinco vezes ao dia, pagar o que é devido aos pobres (Zakah) por causa de Allah, jejuar no Ramadan e, finalmente, realizar o Hajj para Allah Casa em Mecca. Assim, o significado do tawheed é refletido na jornada do hajj.

Como o Tawheed é manifestado nos rituais do Hajj?

Tawheed (monoteísmo) é claramente ilustrado nos rituais hajj através da condição primária do hajj, os locais de realização dos rituais, o fundador da Casa Sagrada, Abraão (que a paz esteja com ele), e as súplicas ditas durante os rituais hajj.

1. Tawheed é obrigatório para poder realizar o hajj.

O profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos estejam com ele) enfatiza este fato dizendo:

‏ أَلاَ لاَ يَحُجُّ بَعْدَ الْعَامِ مُشْرِكٌ، وَلاَ يَطُوفُ بِالْبَيْتِ عُرْيَانٌ ‏

‘Nenhum pagão pode realizar o Hajj após este ano, e nenhuma pessoa nua pode realizar o Tawaf da Caaba.’

[ Sahih al-Bukhari 1622]

No ano anterior ao último Hajj do Profeta (ﷺ), quando o Mensageiro de Allah (ﷺ) fez de Abu Bakr o líder dos peregrinos, este último (Abu Bakr) me enviou na companhia de um grupo de pessoas para fazer um anúncio público : ‘Nenhum pagão pode realizar o Hajj após este ano, e nenhuma pessoa nua pode realizar o Tawaf da Caaba.’

Além disso, nenhum ato de adoração é válido no Islam sem intenção pura por causa de Allah. Assim, a intenção do peregrino deve ser exclusivamente para o Criador. De fato, é o mesmo conceito de tawheed, ou seja, adorar somente Allah, o Único Deus Verdadeiro.

2. O destino principal do peregrino é a Casa Sagrada..

A Casa Sagrada localizada em Mecca é o lema do tawheed na terra. É a direção da oração para os muçulmanos cuja crença é baseada no tawhid. Mais importante ainda, esta Casa Sagrada é estabelecida pelo Profeta Abraão (PECE) pela ordem de Allah Todo-Poderoso mencionada no seguinte versículo: 

وَإِذْ بَوَّأْنَا لِإِبْرَٰهِيمَ مَكَانَ ٱلْبَيْتِ أَن لَّا تُشْرِكْ بِى شَيْـًۭٔا

E ˹lembre-se˺ quando designamos a Abraão o local da Casa, ˹dizendo,˺“ Não associe nada a Mim ˹em adoração˺ e purifique Minha Casa para aqueles que circulam ˹a Caaba˺, permaneçam ˹em oração ˺, e se curvem e se prostrem.”

[Alcorão 22:26]

3. O profeta Abraão, o modelo do tawheed, convocou a peregrinação. 

O Tawheed é altamente refletido no líder que estabeleceu o local da peregrinação e o chamou, obedecendo à ordem de Allah para ele:

وَأَذِّن فِى ٱلنَّاسِ بِٱلْحَجِّ

“Chame ˹todas˺ as pessoas para a peregrinação.”

[Alcorão 22:27]

Foi dito que Abraão disse: “Ó Senhor, como posso transmitir isso às pessoas quando minha voz não as alcançará?” Foi dito: “Chame-as e nós as transmitiremos.” Então Abraão se levantou e disse: “Ó humanos! Seu Senhor estabeleceu uma Casa, então venha em peregrinação a ela.”

De fato, o Profeta Abraão (PBUH)  é o pai dos Profetas (PECE) e tem uma posição especial para muçulmanos, judeus e cristãos. Sua crença é tawheed, como Allah diz no Nobre Alcorão:

مَا كَانَ إِبْرَٰهِيمُ يَهُودِيًّۭا وَلَا نَصْرَانِيًّۭا وَلَـٰكِن كَانَ حَنِيفًۭا مُّسْلِمًۭا وَمَا كَانَ مِنَ ٱلْمُشْرِكِينَ

“Abraão não era judeu nem cristão; ele se submeteu com toda a retidão e não era politeísta”.

[Alcorão 3:67]

4. Talbiyah é a oração devocional do tawheed no hajj.

Uma das orações significativas que os peregrinos dizem é a talbiyah:

فَلْيَرْفَعُوا أَصْوَاتَهُمْ بِالتَّلْبِيَةِ فَإِنَّهَا مِنْ شِعَارِ الْحَجِّ‏.‏

O Mensageiro de Allah (ﷺ) disse:

“Jibril (Gabriel) veio até mim e disse: ‘Ó Muhammad! Diga a seus Companheiros para levantarem a voz ao recitar o Talbiyah, pois é um dos símbolos do Hajj.’”

[Sahih sunan Ibn Majah 2923]

A transliteração de é: Labbayk-Allāhumma labbayk, labbayka lā sharīka laka labbayk, inna ‘l-ḥamda, wanni`mata, laka wa ‘l-mulk, lā sharīka lak.

As palavras de Talbiyah significam: “Estou aqui a Teu serviço, ó Allah, estou aqui a Teu serviço. Estou aqui ao Seu serviço, Você não tem parceiro, estou aqui ao Seu serviço. Certamente o louvor e as bênçãos são Teus e o domínio. Você não tem parceiro.”

[Hadith by Bukhari & Muslim]

As palavras árabes Labbayk-Allāhumma labbayk aqui implicam aqueles significados relacionados ao tawheed:

  1. Eu submeto e submeto novamente,
  2. Eu estou persistindo em obedecer a Ti,
  3. Eu confirmo meu amor por Allah,
  4. Isto implica sinceridade,
  5. Implica aproximar-se de Allah.
  6. É um símbolo da Tawheed.

(Significado de Labbayk Allahumma Labbayk, islamqa.info2003)

5. Tawaf e seus cultos relacionados ilustram tawheed.

Tawaf ou circunvolução da Caaba, seja de visita, chegada ou despedida, é um dos rituais do hajj que ilustram o tawheed:

طَافَ النَّبيُّ صلى الله عليه وسلم بِالْبَيْتِ عَلَى بَعِيرٍ كُلَّمَا أَتَى الرُّكْنَ أَشَارَ إِلَيْهِ بِشَيْءٍ عِنْدَهُ وَكَبَّرَ

O Profeta (ﷺ) executou o Tawaf montado em um camelo. Toda vez que ele passava pelo canto (que continha a Pedra Negra), ele apontava para ela com algo que estava segurando e dizia: Allāhu Akbar (Allah é o Maior)!

[Al-Bukhari]

Além disso, o tawheed é ilustrado após o tawaf quando a pessoa oferece duas rakahs atrás de Maqam Ibrahim, se possível. Se ele não puder fazer isso, ele pode oferecer a oração em qualquer outra parte da mesquita. Nesta oração, ele é recomendado a recitar o capítulo al-Ikhlas (pureza de devoção) e al-Kaferron (os descrentes), para que o muçulmano se lembre do conceito de tawheed, ou seja, pura devoção a Allah Todo-Poderoso e para garantir que a adoração de alguém está livre de qualquer traço de associação de parceiros com Allah Todo-Poderoso.

Moreover, if the Muslim who performs tawaf is able to kiss the Black Stone, then he is recommended to do so. This also shows devotion and submission to Allah Almighty:

وَإِنِّي لَأَعْلَمُ أَنَّكَ حَجَرٌ مَا تَنْفَعُ وَلَا تَضُرُّ وَلَوْلَا أَنِّي رَأَيْتُ رَسُولَ اللَّهِ صَلَّى اللَّهُ عَلَيْهِ وَسَلَّمَ يقبل مَا قبلتك

‘Abis b Rabi’a disse que viu ‘Umar beijando a pedra e dizendo: “Tenho certeza de que você é uma pedra que não pode beneficiar nem prejudicar, e se eu não tivesse visto o Mensageiro de Deus beijando você, não o teria beijado.”

[Acordado]

6. Sa’i entre as colinas de Safa e Marwa lembra os muçulmanos do tawheed.

Caminhar para frente e para trás sete vezes entre as colinas de Safa e Marwa ilustra o tawheed através de:

A. s súplicas que o peregrino é recomendado para dizer o mesmo que o Profeta Muhammad (ﷺ) fez:

Sempre que o Profeta (ﷺ) se aproximava do Monte Safa, ele recitava:

Certamente Safa e Marwah estão entre os sinais de Allah. Eu começo por aquilo que Allah começou. Ele começou (seu Sa’y) no Monte Safa subindo até que ele pudesse ver a Casa. Ele então encarou a Qibla repetindo as palavras: “Não há ninguém digno de adoração além de Allah, e Allah é o Maior…”

[Muslim 2/888.]

B. a lembrança do esforço de Hagar, a esposa do profeta Abraão, que colocou sua confiança em Allah apenas enquanto procurava água para salvar seu filho no deserto.

7.  O dia de Arafah é o melhor momento para declarar a palavra do  tawheed.

O dia de Arafat é um dia especial para os muçulmanos, pois “não há dia em que Deus liberte mais servos do inferno do que o dia de ‘Arafat”. O Profeta Muhammad (ﷺ) declarou a virtude do dia de Arafat dizendo:

“A melhor invocação é a do Dia de Arafat, e o melhor que alguém pode dizer é o que eu e os Profetas antes de mim dissemos:

“Ninguém tem o direito de ser adorado, exceto Allah sozinho, que não tem parceiro. Dele é o domínio e Seu é o louvor, e Ele é Poderoso para fazer todas as coisas.”

[At-Tirmidhi. Al-Albani avaliou bem em Sahih At-Tirmidhi 3/184]

8. Rami do Jamarat (arremesso de pedras) é legislado para lembrar de Allah Todo-Poderoso.

Os peregrinos jogam pedrinhas no ponto de Satanás, desonrando-o e recitando Takbir ao jogar cada pedrinha.

Além disso, o Profeta Muhammad (ﷺ) declarou o propósito deste ritual hajj dizendo:

“‏ إِنَّمَا جُعِلَ رَمْىُ الْجِمَارِ وَالسَّعْىُ بَيْنَ الصَّفَا وَالْمَرْوَةِ لإِقَامَةِ ذِكْرِ اللَّهِ ‏”

O Profeta disse: “Apedrejar o Jimari [arremesso de pedras] e Sa’i entre As-Safa e Al-Marwah são feitos apenas para o estabelecimento da lembrança de Allah.”

[Jami` at-Tirmidhi; classificado como bom hadith]

Qual é o propósito do Hajj?

O principal objetivo da peregrinação islâmica (Hajj) é preparar o muçulmano para unificar seu destino somente em direção ao Seu Criador (Tawheed), a pedra angular da crença.

O propósito primário do hajj é estabelecer o tawheed no coração daqueles que o realizam para que todos os seus pecados sejam perdoados:

O Mensageiro de Allah (ﷺ) disse: “Quem realiza o Hajj (peregrinação) e não tem relações íntimas (com sua esposa), nem comete pecado, nem disputa injustamente (durante o Hajj), então ele retorna do Hajj como puro e livre de pecados como no dia em que sua mãe o deu à luz”.

[Acordado]

Além disso, entre os propósitos do hajj está buscar as recompensas de Allah por seus esforços e obediência, e a satisfação de Allah também. Em outras palavras, o Hajj é para a lembrança de Allah, alcançando Taqwa (Piedade). Isso é o que um peregrino volta a carregar.

Resumindo, o Hajj é um sinal de total submissão e obediência a Allah e um ponto de virada na vida de um muçulmano.

Leia este artigo para saber mais sobre o Hajj: o quê, quando, onde, como e por quê?

Tenha os mesmos frutos do Hajj!

Para concluir, você quer dar os mesmos frutos que os peregrinos? Eu tenho boas notícias para você!

YVocê tem uma chance de ouro de dizer a palavra do Tawheed e se tornar um Muçulmano. Ao se tornar um muçulmano, seus pecados são perdoados, você se aproxima de seu Criador e alcança o caminho reto de orientação a percorrer; os mesmos frutos que o peregrino dá. Esperar pelo quê? Nossa equipe pode te ajudar. Torne-se um muçulmano agora. A vida é muito curta!

Mais recursos:

um breve guia ilustrado para compreender o islÃ
A Verdadeira Religião de Deus
ebooks gratuitos em português

Outras línguas:

English

Share
Pin It

Leave a Comment