“As Salam Aleicum wa Rarmatularri wa Baracaturru!”
Para aqueles que não sabem, literalmente, a saudação acima significa “Que a paz, a misericórdia e as bençãos de Allah estejam sobre ti”. Tal tradução, porém, não transmite o seu sentido real. Para o muçulmano, ela é muito mais do que apenas um cumprimento, e possui relevância de extremo valor. A troca de saudações,
no Islam, é algo que traz grandes recompensas, tanto nessa vida quanto na que está por vir. Para compreender sua importância, entretanto, será preciso que se familiarize com suas regras e com o seu significado.
O que ela significa?
- Ao dizer “As Salam Aleicum wa Rarmatularri wa Baracaturru”, você está dando uma garantia à outra pessoa de que não irá lhe fazer nenhum mal. Esse é um acordo forte e verbal de paz e segurança.
- Ela funciona também como um tipo de invocação. Quando a pronuncia, está pedindo à Allah que faça com que a vida, a mente, e o corpo, bem como tudo aquilo que envolve a vida daquela pessoa, estejam em paz.
- Ao saudar as pessoas, você está adorando à Deus. Segundo o profeta Mohammed (PECE), aqueles que oferecem saudações e semeiam sentimentos agradáveis entre as pessoas irão atingir altos níveis no paraíso.
- O Islam também incentiva aos seus fiéis que transmitam saudações entre si. Foi dito pelo profeta (PECE):
Ó, povo! Troquem saudações de paz (i.e., digam ‘As Salam Aleicum wa Rarmatularri wa Baracaturru’ uns aos outros), alimentem as pessoas, fortaleçam os laços de amizade e parentesco, e orem enquanto os outros estiverem dormindo. Adentrarão, assim, o paraíso em paz.”
Seu uso traz vários benefícios
*Número um: ela proteje o seu coração da inveja. Conforme o profeta Mohammed (PECE):
Por Aquele em cujas mãos minha alma se encontra! Não adentrareis o paraíso até que creiam; e não crerão até que amem uns aos outros. Devo, por um acaso, contar-lhes algo que, se praticarem, amarão uns aos outros? Incentivem o uso da saudação entre vós (‘As Salam Aleicum wa Rarmatularri wa Baracaturru’)”.
*Número dois: Allah concede ótimas recompensas àqueles que a utilizam. De acordo com
Imran ibn Husain:
Um homem foi até o profeta e disse: “As Salam Aleicum!” Após receber uma saudação em retorno, sentou-se. O profeta, então, prosseguiu: “Dez.” Ele acabara de receber o mérito por dez boas ações. Um outro homem, em seguida, aproximou-se e disse: “As Salam Aleicum wa Rarmatular!” Recebendo também uma saudação em retorno, sentou-se em seu lugar. O profeta, assim, completou: “Vinte.” Um terceiro homem se aproximou depois disso. E disse: “As Salam Aleicum wa Rarmatularri wa Baracaturru!” Assim que o profeta o respondeu, sentou-se. O Mensageiro de Allah (PECE), então, disse: “Trinta”.
*Número três: Como narrado por ‘Abdullah bin ‘Amr, ela é um dos melhores atos de obediência:
Foi perguntado ao profeta: “Quais tipos de ações ou qualidades são vistas como boas no Islam?” Ele respondeu: “Alimentar os pobres e saudar aqueles à quem conhece, bem como aos que não conhece.”
*Número quatro: Aproximar-se de Allah. O profeta (PECE) disse:
Próximos à Allah são aqueles que cumprimentam primeiro.”
Etiquetas da Saudação Islâmica:
- Dizer “As Salam Aleicum” em um tom de voz claro e compreensível o suficiente, para quequem estiver acordado consiga ouvi-lo, sem, ao mesmo tempo, incomodar aqueles queestiverem dormindo. Foi dito por al-Miqdad:
“Costumávamos guardar para o profeta um pouco de leite, e o trazíamos para ele durante anoite. Então, oferecíamos nossas saudações de maneira que aqueles que dormiam não sesentiam incomodados. Eram ouvidas apenas por quem estava acordado.”
- O profeta disse:
“O condutor cumprimenta a pessoa que está andando, e quem está andando cumprimentaquem está sentado; e aqueles que são poucos cumprimentam os que são muitos.” Ibn al-Muthanna adicionou: “E os jovens cumprimentam os mais velhos.”
- Quando qualquer um de voz adentrar sua casa, é recomendado que cumprimente sua família, como gesto de amor e respeito. Allah disse:
“…Quando entrardes em uma casa, saudai-vos mutuamente com a saudação bendita e afável,com referência à Deus. Assim, Ele vos elucida os Seus versículos para que raciocineis.” [24:61]
- Cumprimentar um ao outro tanto quando se reunirem como quando antes de partirem. O profeta (PECE) disse:
“Quando um de vós chegar em uma reunião, que cumprimente aqueles que já estiverem nela. E que faça o mesmo quando quiser partir. A primeira saudação não é mais meritória do que a última.”
- Caso passe por crianças, é recomendado que as cumprimente. Além de ser um ato de modéstia e piedade, também as acostuma, de forma indireta, com os ensinamentos islâmicos. De acordo com uma narração, o profeta (PECE), sendo quem era, ao ver alguns garotos brincando na rua, decidiu cumprimentá-los.
- Sorrir para os seus irmãos e dá-los um aperto de mão aumenta o companheirismo e remove os seus pecados. Disse o mensageiro de Allah (PECE):
“Dois muçulmanos não se encontram com um aperto de mão sem que os seus pecados sejam perdoados antes de partirem.”
- Quando alguém entra em uma casa vazia, deve dizer: “Que a paz esteja conosco e com os devotos dentre os servos de Allah.”
- Quando alguém lhe diz “As Salam Aleicum“, uma das condutas mais importantes é retribuir a saudação dessa pessoa igualmente ou de forma melhor. Para isso, basta dizer, “Wa Aleicum as Salam wa Rarmatularri wa Baracaturru”. No Alcorão, Allah diz:
“Quando fordes saudados cortesmente, respondei com cortesia maior ou, pelo menos, igual, porque Deus leva em conta todas as circunstâncias.” [4:86]
Saudações no Paraíso
Um dos fatos mais belos em relação à saudação islâmica é que Allah nos disse que ela será a saudação dos habitantes do paraíso na vida que está por vir.
Foi registrado no Alcorão:
“Sua saudação, no dia em que comparecerem ante Ele, será: Paz! E está-lhes destinada uma generosa recompensa.” [33:44]
Ele também diz:
“…e os anjos entrarão por todas as portas, saudando-os: Que a paz esteja convosco por vossa perseverança! Que magnífica é a última morada!” [13:23-24]
Conclusão
O Islam é uma religião pacífica até mesmo quando o assunto é cumprimentar alguém. Todas as passagens apresentadas aqui frisam esse aspecto e demonstram o quão importante são as saudações na hora de criar e fortalecer os laços de piedade, carinho e companheirismo entre as pessoas.
Referências
- Sunnah [At- Tirmidhi]
- Sunnah [At- Tirmidhi]
- Sunnah [Abu Dawud and At- Tirmidhi]
- Sunnah [Sahih al-Bukhari 28]
- Sunnah [Sahih Al-Albani]
- Sunnah [Muslim]
- Sunnah [Jami`at-Tirmidhi 2703]
- Sunnah [Abu Dawud]
- Sunnah [Abu Dawud]
Mais recursos:
* um breve guia ilustrado para compreender o islÃ
* A Verdadeira Religião de Deus
* ebooks gratuitos em português
Outras línguas:
3 thoughts on “A Poderosa Saudação do Islam”