Bondade com os animais no Alcorão – Eles também adoram!

Misericórdia é o espírito do Islam, a visão islâmica e o cuidado especial com os animais e a

Misericórdia é o espírito do Islam, a visão islâmica e o cuidado especial com os animais e a natureza em geral são únicos e admiráveis.

O que o Alcorão diz sobre ajudar os animais?og

Existem muitas referências no Alcorão onde Allah se refere a Animais. Nas frases a seguir, mostraremos bondade aos animais no Alcorão:

1. Todas as criaturas na Terra são parceiras

O Alcorão diz que todas as criaturas vivas, humanos e não humanos, são parceiros na terra. Todos eles compartilham os benefícios da graça e das bênçãos de Deus e vivem dentro dos limites dos propósitos de sua criação. Allah, o Inteiramente Misericordioso, diz no Alcorão:

وَٱلْأَرْضَ وَضَعَهَا لِلْأَنَامِ

”E a terra, Ele a designou para todas as criaturas vivas”.

[Alcorão/55/10]

2. Todas as criaturas são nações

No Islam, todas as criaturas vivas são nações e comunidades com suas próprias naturezas, instintos, ordens, leis, líderes e idiomas. No Alcorão você lê:

وَمَا مِن دَآبَّةٍۢ فِى ٱلْأَرْضِ وَلَا طَـٰٓئِرٍۢ يَطِيرُ بِجَنَاحَيْهِ إِلَّآ أُمَمٌ أَمْثَالُكُم ۚ

”E não há uma criatura (viva) em movimento na [ou dentro] da terra ou pássaro que voe com suas duas asas, exceto [que eles são/formam] comunidades como você”.

[Alcorão/6/38]

3. Todas as criaturas são da mesma essência

Allah diz no Alcorão sobre os animais que todos eles são criados do mesmo material. Os seres humanos e outras criaturas vivas são da mesma fonte, todos eles são criação de Deus. Allah Todo-Poderoso diz:

وَٱللَّهُ خَلَقَ كُلَّ دَآبَّةٍۢ مِّن مَّآءٍۢ ۖ فَمِنْهُم مَّن يَمْشِى عَلَىٰ بَطْنِهِۦ وَمِنْهُم مَّن يَمْشِى عَلَىٰ رِجْلَيْنِ وَمِنْهُم مَّن يَمْشِى عَلَىٰٓ أَرْبَعٍۢ ۚ يَخْلُقُ ٱللَّهُ مَا يَشَآءُ ۚ إِنَّ ٱللَّهَ عَلَىٰ كُلِّ شَىْءٍۢ قَدِيرٌۭ

”E Allah criou da água todas as criaturas vivas. Alguns deles rastejam sobre a barriga, alguns andam sobre duas pernas e alguns andam sobre quatro. Allah cria tudo o que Ele quer. Certamente Allah é o Mais Capaz de tudo”.

[Alcorão/24/45]

4. Animais também adoram a Deus

Isso é enfatizado tanto no Alcorão (a palavra de Allah) quanto na Sunnah (as palavras e ações de Muhammad, que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele).

Allah diz:

أَلَمْ تَرَ أَنَّ ٱللَّهَ يُسَبِّحُ لَهُۥ مَن فِى ٱلسَّمَـٰوَٰتِ وَٱلْأَرْضِ وَٱلطَّيْرُ صَـٰٓفَّـٰتٍۢ ۖ كُلٌّۭ قَدْ عَلِمَ صَلَاتَهُۥ وَتَسْبِيحَهُۥ ۗ وَٱللَّهُ عَلِيمٌۢ بِمَا يَفْعَلُونَ
“Você não vê que Allah é exaltado por quem está nos céus e na terra e [pelos] pássaros com asas abertas [em vôo]? Cada [um deles] conheceu seus [meios de] oração e exaltação [Ele], e Allah é Sabedor do que eles fazem”.

[Alcorão/24/41]

5. Tanto os humanos quanto os animais serão questionados no julgamento

Os humanos são responsáveis por seus atos no Dia do Juízo perante Deus. Os não humanos também devem ser julgados, mas de forma menor por justiça e não por responsabilidade, pois não são criaturas que escolhem, então são transformados em pó e deixam de existir.

Abu Huraira relatou que o Mensageiro de Allah ﷺ disse:

Os reclamantes obteriam suas reivindicações no Dia da Ressurreição tanto que a ovelha sem chifres obteria sua reivindicação da ovelha com chifres.

[Sahih Muslim]

Embora não sejam responsáveis por não escolherem (exceto o homem e os gênios que escolhem), todas as criações de Deus se submetem a ele.

6.  O Profeta Muhammad ama os animais

O profeta Muhammad amava os animais? Muito; bondade para com os animais na Sunnah do Profeta ﷺ é mencionada várias vezes. O comportamento misericordioso para com os animais é uma ação recompensada no Islam.

Os muçulmanos são ordenados a mostrar bondade e compaixão para com os animais, pássaros e todas as outras criaturas vivas, e são repetidamente proibidos de serem cruéis com eles. Cortar a crina ou a cauda de um animal é proibido, torturar e negligenciar animais, caça esportiva e maltratar animais são proibidos.

É narrado de Abu Huraira que o Profeta ﷺ disse:

Não use as costas de seus animais como cadeiras. Allah os sujeitou a você para que por eles você possa alcançar lugares que de outra forma não seriam capazes de alcançar, exceto com grande fadiga.”

[Sunan Abi Dawud]

O Mensageiro de Allah ﷺ disse:

“Uma boa ação feita a um animal é como uma boa ação feita a um ser humano, enquanto um ato de crueldade a um animal é tão ruim quanto a crueldade a um ser humano.” Ele também disse: Tema a Allah nestes animais que não podem falar”.

[Sunan Abi Dawud]

Um dos Companheiros do Profeta disse:

Ó Mensageiro de Allah! Existe uma recompensa para nós em servir os animais?” Ele respondeu: “Há uma recompensa por servir qualquer ser vivo”.

[Sahih al-Bukhari]

7. Misericórdia na base do relacionamento entre humanos e animais

Os seres humanos são criados por Allah, o Todo-Poderoso, para serem os guardiões e zeladores da Terra, e todas as outras criaturas estão sujeitas a eles. As regras de conduta no Islam são baseadas em ter misericórdia, ordenar o bem e proibir o mal para todos os humanos e não humanos. Por exemplo, no Islam, matar animais sem necessidade, como matar por diversão ou esporte, não é permitido.

No caso de matar por comida, o abate islâmico tem modos especiais caracterizados por “Ihsan” (executar atos perfeitamente de acordo com a orientação divina).

Com a autoridade de Abu Ya’la Shaddad bin Aws que o Mensageiro de Allah ﷺ disse:

Em verdade, Allah prescreveu Ihsan (proficiência, perfeição) em todas as coisas. Então, se você caçar, então cace bem [sem prejudicar a caça]; e se você abate, abate bem. Que cada um de vós afie a sua lâmina e poupe sofrimento ao animal que abater”.

[Sahih Muslim]

“Ihsan” durante o abate é para minimizar o sofrimento do animal, pois a pessoa está tirando a vida apenas com a permissão de Allah para atender à necessidade de comida.

8. Nome dos Animais Mencionados no Alcorão

É interessante saber que existem vários animais, pássaros e até insetos mencionados no Alcorão. São cerca de 27 espécies. Estes são alguns deles:

Vaca, camelo, cavalo, mula, cachorro, porco, burro, macaco, ovelha, leão, ovelha, cabra, lobo, bezerro, elefante, baleia, pássaros, corvo, poupa, andorinha, codorna, sapo, cobra, minhoca, formiga, Abelha, borboleta, aranha, piolho, mosquito e gafanhoto.

Todos eles são mencionados como sendo criaturas de Allah que O adoram e fazem o que foram criados instintivamente.

Qual surata é mencionada como animais?

Também é interessante saber que existem alguns capítulos no Alcorão com nomes de alguns animais e insetos que contêm algumas informações sobre sua natureza, hábitos e incidentes, por exemplo:

AL-Baqarah (A Vaca), AN-Naml (A Formiga), AL-‘Ankabut (A Aranha), AL-Fil (O Elefante), AN-Nahl (A Abelha).

Quais são as regras de abate de animais no Islam?

  • Os muçulmanos são obrigados a afiar a lâmina (não à vista do animal) antes do abate para garantir a minimização da dor sentida pelos animais.
  • A lâmina da faca deve estar livre de manchas que possam rasgar a ferida.
  • O animal deve estar em uma posição confortável para o abate.
  • O abatedor deve dizer o nome de Deus antes de começar.
  • O animal deve ser morto cortando a garganta com um único movimento contínuo para frente e para trás de uma faca afiada.
  • O abatedor deve cortar pelo menos três da traquéia, esôfago e os dois vasos sanguíneos de cada lado da garganta.
  • A medula espinhal não deve ser cortada.
  • Os animais não devem ver outros animais sendo abatidos.
  • O animal deve sangrar.

Para concluir – O que Allah nos ensina sobre os animais?

Todas as criaturas são de nações e comunidades como as do homem, cada uma tem sua própria natureza, instinto, ordem, leis e linguagem.

Todos eles têm suas próprias formas de adoração a Allah Todo-Poderoso (orar, prostrar, louvar e exaltar a Ele), mas nós, como humanos, não os compreendemos.

Ser submetido ao homem não o autoriza a ser cruel com eles.

A harmonia no mundo é a vontade divina de Allah. Ele só é interrompido por maus comportamentos do homem que se desvia do caminho correto revelado ao Profeta Muhammad na última mensagem divina de Deus para a humanidade “O Alcorão”.

Mais recursos:

um breve guia ilustrado para compreender o islÃ
A Verdadeira Religião de Deus
ebooks gratuitos em português

Outras línguas:

English

Share

About Abeer Eltahan

Abeer El Tahhan is a pediatrician and a Quran and Arabic tutor. Abeer is deeply involved in Islamic studies and dawah activities. She is fluent in Arabic and English.

Leave a Comment