Casamento no Islam – Guia Completo de Direitos e Deveres

O casamento no Islam é o principal componente da comunidade islâmica.

O casamento no Islam é o principal componente da comunidade islâmica. Deus nos criou e em nossa natureza, uma vez que um homem e uma mulher amadurecem, eles procuram se conectar um com o outro. Esta necessidade fisiológica e psicológica é principalmente para o bem da humanidade como um todo. Deus também nos guiou para a melhor maneira de regular esse instinto.

Para que possamos evitar todas as más consequências desse relacionamento e colher seus benefícios. Deus nos revelou o Islam e nele enviou regras e regulamentos sobre tudo na vida, e em grande parte “Casamento”.

Hoje aprenderemos mais sobre o que é o casamento no Islam. E os direitos de homens e mulheres no casamento islâmico. Condições de casamento no Islam. Passos e como consumar o casamento no Islam. qual é o propósito e a importância do casamento no Islam. Tipos de casamento no Islam: legal e ilegal. E, finalmente, quando o casamento é obrigatório e quando não. Então, vamos mergulhar de cabeça!

Aqui aprenderemos o seguinte:

O que é o casamento no Islam?

O casamento no Islam é um “contrato”. É um tipo especial de contrato celebrado exclusivamente entre um homem e uma mulher, pelo qual tanto o homem quanto a mulher obtêm certos direitos e devem cumprir certos deveres. Além do aspecto de deveres e direitos, o casamento representa uma profunda conexão e vínculo entre os cônjuges. Em seguida, torna-se o núcleo para a construção de uma família saudável construída sobre compaixão mútua, respeito e parceria.

يَـٰٓأَيُّهَا ٱلَّذِينَ ءَامَنُوٓا۟ أَوْفُوا۟ بِٱلْعُقُودِ
Ó vós que credes!  Cumpram os vossos contratos.

Alcorão 5:1

Read also:

Direitos de homens e mulheres no casamento islâmico

Você está perguntando: quais são os direitos de homens e mulheres que o casamento islâmico protege? Aqui está uma discussão detalhada

Quais são os direitos das mulheres no Islam sobre o marido?

  1. Dote: é algo de valor monetário que o homem tem para dar à mulher. O valor exato ou coisa é deixado para ambas as partes concordarem. O homem não pode tirar nada dela sem que ela fique satisfeita.
  2. Fornecer para ela limentação, roupas, um lugar para morar e todas as necessidades relacionadas à sua vida diária. (relacionado a dinheiro)
  3. Não negligenciá-la: o homem não pode viajar e deixá-la sozinha por mais de quatro meses, e pelo menos dormir na casa dela uma vez a cada quatro dias quando não estiver viajando.  

Quais são os direitos dos homens no Islam sobre o marido?

  1. Liderança: A liderança foi dada ao homem. Ele tem que estar à altura da responsabilidade, e ela tem que seguir sua liderança. (Exemplos: ela não pode jejuar sem pedir a ele primeiro e não pode dar permissão na casa dele sem pedir).
  2. Obediência:e ele não está ordenando que ela faça algo que Allah e Seu Mensageiro proibiram, ela deve obedecê-lo. E por outro lado, ele não pode oprimi-la, maltratá-la ou maltratá-la.
  3. Custódia: Ela tem que preservar a si mesma e ao dinheiro dele na ausência dele.

Quais são os direitos comuns de homens e mulheres muçulmanos no casamento?

Existem outros direitos relacionados a ambos os sexos e a ambos os cônjuges, tais como:

1. Prazer através da relação sexual:

Após o casamento, as relações sexuais tornam-se permitidas entre os cônjuges. E como é a única maneira de Allah permitir esse relacionamento, cada um deles deve satisfazer essa necessidade do outro. A mulher não pode rejeitar o homem, exceto por um motivo adequado, e o homem deve preencher a necessidade da mulher e não negligenciá-la.

2. Tratamento gentil e respeitoso e afabilidade:

Ele tem que respeitá-la, não oprimi-la, maltratá-la ou pedir-lhe que faça coisas irracionais. Ela tem que ser boa com ele, tratá-lo bem e respeitá-lo.

3. Cobrir um ao outro: 

Proteger segredos, encobrir deficiências e ter paciência com escorregões e quedas é algo mútuo.

4. Herança:

Cada um deles herda o outro se eles morrerem. Os detalhes sobre como dividir a herança são explicados em seu próprio ramo da lei islâmica.

5. Direitos das crianças: 

Quando Allah cria filhos, tanto o homem quanto a mulher são responsáveis por esses filhos e devem cuidar deles da melhor maneira possível.

Assim, a esposa justa (virtuosa e piedosa) é uma torrente de felicidade que cobre sua família e a enche de alegria, deleite e brilho. E o marido justo (virtuoso e piedoso) é um escudo que protege aquela família, a conduz e a preserva. Profeta Muhammad (ﷺ) descreveu o casamento como uma espécie de adoração pela qual o marido e a esposa podem se aproximar de seu Criador e obter inúmeras recompensas. Ele (ﷺ) descreveu o casamento como metade da religião!

Allah diz: “E as mulheres têm direitos iguais às suas obrigações de acordo com o que é justo. E os homens têm um grau acima deles, pois Allah é Todo-Poderoso, Onisciente.””
وَلَهُنَّ مِثْلُ ٱلَّذِى عَلَيْهِنَّ بِٱلْمَعْرُوفِ ۚ وَلِلرِّجَالِ عَلَيْهِنَّ دَرَجَةٌۭ ۗ وَٱللَّهُ عَزِيزٌ حَكِيمٌ 

Surah Al-Baqarah – 228

Leia também:

  • Noivado no Islam – Guia completo ocidental de direitos e deveres
  • Os muçulmanos podem namorar? – Namoro no Islam

Condições de casamento no Islam

O casamento no Islam tem cinco condições:

  1. Referência clara de ambos os cônjuges, seja por nome ou descrição – como: eu, minha filha mais velha, etc.
  2. Consentimento dos dois cônjuges. Sem o consentimento de ambos, o casamento é ilegal.
  3. Wali” (tutor legal) para a mulher, geralmente seu pai, irmão mais velho, parente mais próximo ou o juiz se ela não tiver parentes. –Não há casamento sem wali como disse o profeta.
  4. Duas testemunhas –Para contar como testemunhas, elas devem ser homens adultos conhecidos com mentes sãs, julgamento e testemunho aceito.
  5. Not “Mahram” conforme definido na lei islâmica. –O que conta como relações de incesto é detalhado no Alcorão. Por exemplo, os primos, no Islam, não são contados como Mahram e podem se casar.

Se alguma dessas condições não for satisfeita, o casamento é inválido

Casamento no Islam 3 passos principais:

Para consumar o casamento no Islam, existem três passos: 

  1. Confirmação (do Wali)
  2. Aceitação (do marido) 
  3. Conhecimento público pela comunidade, e não segredo.

Por exemplo, O pai diz (eu caso com você, minha filha mais velha. O marido diz que aceita o casamento de sua filha mais velha.) Enquanto pelo menos duas são testemunhas. Em seguida, eles tornam a notícia do casamento pública para a comunidade.

Essas etapas são chamadas de “Arkan” em árabe. Uma vez cumprido, o casamento é consumado e válido. O casamento é consumado após os dois primeiros passos, pois o terceiro não tem medida ou exigência clara a não ser as duas testemunhas e não ser segredo. 

É importante notar aqui que o casamento acontece pela palavra, assim como o divórcio acontece pela palavra. O caso do casamento é um dos muitos casos no Islam em que a palavra de um homem recebe alto valor, como parte da honra ao próprio homem. E, por sua vez, o homem deve honrar suas próprias palavras, seus próprios acordos e contratos com os outros. Cumprir promessas, acordos e votos é algo muito elevado e nobre no Islam. É por isso que Allah escolheu isso para ser o fundamento do nobre relacionamento do casamento.

Por que o casamento é tão importante no Islam? 

O casamento é importante no Islam porque é o meio de proteger os direitos de homens, mulheres e crianças. Cada um recebe um papel para construir uma família saudável, tudo no processo natural de reprodução. O casamento é o sistema que Allah escolheu para a reprodução sexual para que a humanidade possa se espalhar e se expandir em uma sociedade saudável.

Allah  (Deus) diz no nobre Alcorão:

“Ó humanos, de fato, Nós os criamos de macho e fêmea e os tornamos povos e tribos para que vocês se conheçam. De fato, o mais nobre de vocês aos olhos de Allah é o mais justo de vocês. Na verdade, Allah é Sabedor e Ciente.”
يَـٰٓأَيُّهَا ٱلنَّاسُ إِنَّا خَلَقْنَـٰكُم مِّن ذَكَرٍۢ وَأُنثَىٰ وَجَعَلْنَـٰكُمْ شُعُوبًۭا وَقَبَآئِلَ لِتَعَارَفُوٓا۟ ۚ إِنَّ أَكْرَمَكُمْ عِندَ ٱللَّهِ أَتْقَىٰكُمْ ۚ إِنَّ ٱللَّهَ عَلِيمٌ خَبِيرٌۭ

[Alcorão 49:13]

Allah nos criou como homens e mulheres, e preparou ambos para cumprirem seus papéis. Então Ele ordenou que procurássemos nos conectar uns com os outros. A importância do casamento é que ele fornece uma estrutura para o relacionamento e salvaguarda os direitos. 

Allah também colocou o núcleo familiar que é guardado pelo instinto da maternidade que cuida e cuida dele e também guardado pelo afeto da paternidade que o defende dos perigos. Torna-se então a família que pode fornecer à sociedade bons cidadãos que conheçam seus direitos e deveres, ajudem a construir sua sociedade e, acima de tudo, sirvam à sua religião.

Allah também disse:

“Ó humanos, temei a vosso Senhor, que vos criou de um só ser, do qual criou a sua companheira e, de ambos, fez descender inumeráveis homens e mulheres. Temei a Deus, em nome do Qual exigis os vossos direitos mútuos e reverenciai os laços de parentesco, porque Deus é vosso Observador.”
يَـٰٓأَيُّهَا ٱلنَّاسُ ٱتَّقُوا۟ رَبَّكُمُ ٱلَّذِى خَلَقَكُم مِّن نَّفْسٍۢ وَٰحِدَةٍۢ وَخَلَقَ مِنْهَا زَوْجَهَا وَبَثَّ مِنْهُمَا رِجَالًۭا كَثِيرًۭا وَنِسَآءًۭ ۚ وَٱتَّقُوا۟ ٱللَّهَ ٱلَّذِى تَسَآءَلُونَ بِهِۦ وَٱلْأَرْحَامَ ۚ إِنَّ ٱللَّهَ كَانَ عَلَيْكُمْ رَقِيبًۭا

[Alcorão 4:1]

Allah não queria que um homem fosse como Suas outras criaturas; animais e pássaros, que são movidos por instintos puros. Allah dotou o homem com inteligência e livre arbítrio, e quando se trata do caso crítico de reprodução, Ele colocou no homem o mesmo instinto colocado em todas as criaturas. No entanto, Allah ordenou ao Homem que regulasse esse instinto e o colocasse em seu devido lugar. É por isso que Allah legislou para nós o sistema de casamento, que regula esses instintos para alcançar um propósito maior.

O propósito do casamento no Islam:

O propósito primordial do casamento é construir uma família estável e saudável, que promova os direitos de seus membros e lhes proporcione uma vida feliz. O prazer da relação sexual e a luxúria por trás dela são apenas um objetivo secundário, mais como uma recompensa por cumprir o objetivo principal.

Essa ordem natural que Allah fez é invertida nas relações não conjugais, onde satisfazer o desejo sexual se torna o objetivo principal e final, e o que é secundário é construir um relacionamento que proteja os direitos de homens, mulheres e crianças. É por isso que uma comunidade saudável e uma sociedade saudável partem de uma família saudável. Os problemas morais amplamente difundidos na sociedade moderna começam principalmente com a distorção que aconteceu na família e no casamento.

Allah diz:

“E de Seus sinais é que Ele criou para vocês companheiros para que vocês possam encontrar tranquilidade neles, e Ele colocou entre vocês afeto e misericórdia. Na verdade, nisto há sinais para um povo que pensa”
وَمِنْ ءَايَـٰتِهِۦٓ أَنْ خَلَقَ لَكُم مِّنْ أَنفُسِكُمْ أَزْوَٰجًۭا لِّتَسْكُنُوٓا۟ إِلَيْهَا وَجَعَلَ بَيْنَكُم مَّوَدَّةًۭ وَرَحْمَةً ۚ إِنَّ فِى ذَٰلِكَ لَـَٔايَـٰتٍۢ لِّقَوْمٍۢ يَتَفَكَّرُونَ

 [Alcorão 30:21]

Tipos de casamento no Islam

Existem dois tipos de casamento no Islam:

1. O Casamento Legal no Islam:

O casamento legal no Islam tem muitas formas porque o casamento é um contrato em sua essência. Portanto, desde que as condições acordadas não sejam contrárias a uma ordem de Allah ou ao próprio propósito do casamento, Allah – por Sua graça – o permite.

Exemplos famosos de casamentos legais no Islam:
Casamento Misyar:onde qualquer uma das partes coloca como condição a renúncia de parte de seus direitos; como dote, provisões ou o condicionamento da mulher para que ela não viaje, viaje para determinado lugar ou não a leve para longe de sua família etc.

Casamento Aurfi : Quando um casamento preenche todas as condições acima mencionadas e não é  secreto, mas não registrado em tribunal ou nos registros do país em que vivem.

 É válido porque não é condição para a validade do casamento. No entanto, eles não podem ir ao tribunal em caso de disputa e terão que resolvê-lo dentro de sua comunidade com a intervenção de pessoas boas de ambas as famílias, assim como aceitaram que apenas a comunidade sabe do casamento. Existe outra definição de casamento Aurfi que é um casamento secreto, sem wali ou sem testemunhas adequadas, o que é ilegal no Islam.

2. O casamento ilegal no Islam:

Em diferentes épocas, países e sociedades, houve muitas formas de casamento. Muitas dessas formas são ilegais na Shari’a (lei) islâmica. A principal razão pela qual a maioria dos casamentos ilegais são ilegais é que eles impedem ou destroem o propósito do próprio casamento.

Exemplos de casamento ilegal no Islam: 

  1. Casamento em segredo
  2. Poliandria (uma mulher se casando com vários homens ao mesmo tempo) 
  3. Casamento por tempo determinado
  4. Casamento forçado
  5. A maioria dos casamentos inter-religiosos (exceto para o casamento de homens muçulmanos e mulheres judias ou cristãs piedosas)
  6. Casamento entre pessoas do mesmo sexo
  7. Casamento com intenção declarada e escrita de divórcio (casamento temporário)
  8. Casamento ritualístico (envolvendo rituais não islâmicos, ou seja: casamento com mistura de sangue, ou em um altar ou em um tribunal secular que não julga pela lei islâmica).

O casamento é uma obrigação no Islam? 

O casamento se torna obrigatório se a pessoa tiver os meios e cairia no haram se não se casasse. O Islam diz que, dependendo do caso, o casamento pode ser qualquer uma das cinco decisões legislativas islâmicas. Alguns podem hesitar, abstendo-se do casamento por medo. Medo de seus custos, responsabilidades e encargos. Por isso, é importante esclarecer quando o casamento é obrigatório e quando é proibido, e também explicar como lidar com esse medo.

As cinco regras legislativas:

1. Casamento Proibido (Haram): o casamento é haram quando é ilegal ou quando um dos dois não pode cumprir os direitos do outro. O exemplo mais comum é a incapacidade de se envolver em relações sexuais. 

2. Casamento não recomendado (Makruh): É quando não há necessidade

3. Casamento Permissível (Halal):  quando ambos podem cumprir seu papel no casamento, mas não é uma obrigação, eles ainda não se sentem motivados a isso.

 4. Casamento recomendado ( Mandub / Mustahab):  quando existe um impulso para o casamento, mas ainda se pode viver sem ele.

5. Casamento obrigatório (Wajib / Fard): O casamento torna-se obrigatório quando a pessoa tem os meios e não pode mais tolerar o fato de não ser casada, caso contrário, ela pode cair em relações haram.

Curioso para saber mais sobre casamento e mulheres no Islam? Conselho geral de relacionamento ou sobre o Islam em geral? leia e assine agora!


Referências:

خمسة شروط لصحة النكاح – إسلام ويب – مركز الفتوى (islamweb.net)

النكاح تنتظمه أحوال خمسة – إسلام ويب – مركز الفتوى (islamweb.net)

الزواج وأنواعه (alukah.net)

Mais recursos:

um breve guia ilustrado para compreender o islÃ
A Verdadeira Religião de Deus
ebooks gratuitos em português

Outras línguas:

English

Share
Pin It

Leave a Comment