Este artigo é dedicado a responder à pergunta: Qual religião surgiu primeiro no mundo? Para responder a essa pergunta, primeiro discutiremos diferentes religiões e crenças, como o paganismo, o cristianismo, o judaísmo e o hinduísmo. Em seguida, esclareceremos brevemente o conceito de Islam e seu núcleo. Pretendemos fazer um breve estudo comparativo entre o Islam e outras religiões para decidir objetivamente qual religião surgiu primeiro no mundo e qual foi a primeira religião monoteísta.
Aqui vamos aprender o seguinte:
• Qual foi a Primeira Religião?
• Muitas religiões podem ser verdadeiras?
• O paganismo foi a primeira religião?
• O Hinduísmo foi a Primeira Religião?
• O Judaísmo ou o Cristianismo foram a Primeira Religião?
• Qual é o significado do Islam?
• o fato de o Islam ser a primeira religião
• Qual religião veio primeiro no mundo, cristianismo, judaísmo, hinduísmo ou islamismo?
Introdução | Qual foi a primeira religião?
A primeira religião não é a religião que aparece historicamente a mais antiga. Sua versão atual pode representar uma forma corrompida ou desviada da verdadeira. No entanto, a religião pela qual chamamos a primeira é a verdadeira religião, que na verdade representa a mensagem pura e simples de Deus para a humanidade no início da vida sem qualquer intervenção humana.
A primeira religião pode parecer tardia na história. Na verdade, poderia ser a recuperação do primeiro verdadeiro e uma correção das religiões e escrituras anteriormente corrompidas.
Existem muitas religiões hoje em dia no mundo. Os mais populares são: cristianismo, judaísmo, hinduísmo e islamismo. Para decidir qual foi a primeira religião verdadeira, precisamos discutir o significado de cada uma, sua história e um resumo de seus ensinamentos.
A religião que prova ser divina, intelectualmente e espiritualmente aceitável, tem verdadeiras crenças racionais, ensinamentos claros definidos, livros autênticos e, além disso, parece ser universal, é – com certeza – a primeira religião verdadeira do mundo.
Muitas religiões podem ser verdadeiras?
De fato, muitas religiões não podem ser verdadeiras ou levar à mesma verdade ao mesmo tempo. Existe apenas uma religião verdadeira que Deus revelou às pessoas.
Cada religião hoje em dia tem suas próprias crenças e legislações. Deus não confundiria as pessoas enviando muitas crenças contraditórias onde – pela lógica – apenas uma delas deveria ser compatível com a realidade.
No entanto, muitas religiões podem ser originalmente as mesmas antes de serem expostas a diferentes formas de corrupção.
Para resumir, muitas religiões podem ser originalmente as mesmas, mas não duas religiões coincidentes e contraditórias podem levar à mesma realidade ao mesmo tempo.
O paganismo foi a primeira religião?
Nos parágrafos seguintes, discutiremos alguns dos destaques da história do paganismo, crenças, ensinamentos, divindade e livros.
O paganismo é verdadeiro em suas crenças?
De acordo com a Pagan Federation International, o paganismo é uma religião politeísta ou panteísta que adora a natureza. Isso mostra que o paganismo não é de forma alguma monoteísta. É acreditar em muitos deuses e deusas ou negar a presença de Deus.
Essa abordagem é ilógica e nega intelectualmente qualquer forma de raciocínio, pois é impossível ter vários deuses. Isso realmente colocará o mundo no caos, o que não é o fato neste mundo harmonizado. Além disso, negar a presença de Deus é como acreditar que nada poderia criar algo.
O paganismo é verdadeiro em seus ensinamentos?
A Pagan Federation International também afirma que os pagãos podem ser treinados em uma tradição particular ou seguir sua própria inspiração. Isso mostra que o paganismo não é dogmático e não tem ensinamentos ou regras específicas. Isso se opõe claramente às bases da verdadeira, primeira religião, que deve ter ensinamentos definidos, claros, altamente morais, aplicáveis e compatíveis com a natureza humana.
O paganismo parece ser divino com as Escrituras divinas?
Embora muitos pagãos acreditem em deuses, o paganismo não parece ser uma revelação divina ou um verdadeiro ensinamento de Deus, pois falta a base da crença racional e ensinamentos claros. Talvez seja um desvio de uma religião ou crença verdadeira anterior, como discutiremos mais adiante.
Os textos sagrados do paganismo são diversos e parecem ser de múltiplas origens. Isso nega ainda mais a suposição que o paganismo poderia ser de origem divina.
Quando o paganismo começou?
Diz-se que o paganismo começou no século 20. No entanto, pode ter aparecido em um momento anterior na história. A história do paganismo remonta a desvios nas verdadeiras religiões divinas, nas quais as pessoas dignificavam exageradamente seus profetas e justos e os faziam estátuas memoriais, que durante muito tempo se transformaram em ídolos de deuses e deusas.
Todos esses fatos sustentam que o paganismo não poderia ser a verdadeira primeira religião.
O hinduísmo foi a primeira religião?
Nos parágrafos seguintes, discutiremos o hinduísmo em uma abordagem semelhante à forma como discutimos o paganismo.
O hinduísmo é verdadeiro em suas crenças?
De acordo com a The Hindus American Foundation, a principal crença do hinduísmo é a unidade da existência e do pluralismo. Os hindus acreditam que muitas criaturas são consideradas uma manifestação do divino ou das qualidades do divino.
Aparentemente, essa crença carece de muito bom senso e raciocínio. Criaturas, incluindo seres humanos, animais e outros não podiam – de forma alguma – compartilhar as qualidades divinas. Além disso, Deus não poderia ser encarnado ou manifestado em uma criatura limitada. Isso realmente faz Deus perder Seus atributos divinos e ilimitados.
O hinduísmo também é considerado uma religião politeísta, na qual os hindus acreditam em vários deuses e deusas.
A crença politeísta contradiz a harmonia e a organização encontradas no universo. Não poderia ser criado por vários deuses, pois isso definitivamente colocaria o mundo no caos.
Além disso, a crença em vários deuses contradiz o conceito do Deus verdadeiro que é o mais poderoso e superior de todos. Esses deuses seriam iguais ou um deveria necessariamente dominar os outros, tornando-os menos poderosos.
O hinduísmo é verdadeiro em seus ensinamentos?
O hinduísmo carece de práticas e ensinamentos espirituais específicos ou definidos. Ele ensina que todos podem se conectar com Deus em suas próprias maneiras únicas. O hinduísmo também apóia a ideia de diferentes maneiras de se relacionar com a verdade. Isso realmente nos faz duvidar da autenticidade e do valor de tais práticas e ensinamentos, onde cada um – não importa sua formação e qualificações – poderia fazer o que acredita à sua maneira.
O Hinduísmo Parece ser Divino com as Escrituras Divinas?
O HAF afirma que o hinduísmo não parece ter um único fundador ou uma escritura central autorizada. No entanto, é uma coleção de várias filosofias, tradições e escolas de pensamento. A base das questões mais importantes como a relação com Deus e o propósito da vida parece pouco clara no sentido de que várias escolas fornecem vários pressupostos.
O hinduísmo não parece ter origem divina – pelo menos em sua versão atual – pois carece de uma fonte comum definitiva de escrituras e ensinamentos.
Quando o hinduísmo começou?
Sugere-se que o hinduísmo começou entre 2300 a.C e 1500 a.C. que parece ser mais antigo que o cristianismo e o islamismo. No entanto, não poderia ser a primeira religião, pois carece das características da primeira religião verdadeira, divinamente originada, revelada à humanidade na criação.
O judaísmo ou o cristianismo foram a primeira religião?
Nos parágrafos seguintes, discutiremos coletivamente o judaísmo e o cristianismo mostrando se são verdadeiros ou não.
O judaísmo e o cristianismo têm origem divina?
O judaísmo e o cristianismo compartilham muitas propriedades no sentido de que são conhecidos por serem de origem divina. Eles são baseados na crença no poder divino (Deus) como o criador do universo.
Eles têm escrituras sagradas específicas – a saber; A Bíblia em seu antigo e novo testamento. Além disso, o judaísmo e o cristianismo incluem vários profetas e mensageiros em suas escrituras sagradas, tornando-os de alguma forma universais na mensagem. No entanto, sua crença e escrituras não são tão definidas, autênticas ou claras.
A crença de judeus e cristãos é racional?
A crença do cristianismo em Deus está confinada à Trindade; a crença no Pai, no Filho e no Espírito Santo como três em um Deus. Este conceito é irracional, obscuro e ofensivo ao Deus Todo-Poderoso. O cristianismo também humaniza Deus acreditando que Jesus é Deus ou Filho de Deus de acordo com suas diferentes doutrinas de maneira semelhante à crença pagã.
Os judeus acreditam em um só Deus; eles não acreditam na Trindade. No entanto, seus ensinamentos não se limitam à revelação de Deus e Suas sagradas escrituras, fica aberto aos seus líderes personalizarem seus ensinamentos, permitindo coisas e proibindo outras.
As Escrituras do Judaísmo e do Cristianismo são Autênticas?
Tanto o cristianismo quanto o judaísmo têm um grande problema comum, que é a falta de autenticidade de suas escrituras – a Bíblia. A Bíblia é uma coleção de escritos de manuscritos não autênticos com origens e fontes desconhecidas. Além disso, estima-se que o mais novo manuscrito da Bíblia tenha sido escrito milhares de anos após a revelação original. A Bíblia não está em seu idioma original e na verdade tem muitas versões diferentes.
Qual é o significado do Islam?
O significado do Islam é submissão ao Único Deus Verdadeiro (Allah). Nos parágrafos seguintes, discutiremos as crenças, profetas e escrituras islâmicas.
Em que os muçulmanos acreditam?
O núcleo do Islam é a crença na Unicidade de Deus e a crença em todos os seus profetas e revelações. Isso parece simples, óbvio e claro, sem mitos, politeísmo ou idolatria.
Assim, os muçulmanos acreditam em um Deus verdadeiro e todos os profetas até Muhammad ﷺ o profeta final. Eles também acreditam em todas as revelações enviadas por Deus até Sua revelação final; O Alcorão.
A Escritura Islâmica é autêntica?
O Alcorão, que é a revelação divina final ao profeta Muhammad ﷺ, é o mesmo que o texto original em sua língua original até hoje, sem nenhuma letra alterada.
É memorizado por pessoas de todo o mundo, de todas as épocas, de capa a capa, em apenas uma versão. Isso torna impossível ser corrompido ou alterado.
O Alcorão também narra as histórias de profetas e nações anteriores, confirmando que todos eles são uma unidade, chamando a mesma mensagem.
A crença em todos os profetas e revelações anteriores – em seus textos originais – é uma das pedras angulares da crença muçulmana. Onde se um muçulmano acreditasse apenas em Muhammad ﷺ e no Alcorão, negligenciando outros profetas e revelações, ele não seria um muçulmano.
Isso sugere a universalidade do Islam, como uma crença pura e simples de todos os profetas e mensageiros, e sua harmonia com o raciocínio e o pensamento intelectual humano.
Quando o Islam começou?
A revelação do Alcorão ao Profeta Muhammad ﷺ tem pouco mais de 1440 anos. Isso pode sugerir que o Islam é uma religião relativamente nova. No entanto, o Islam afirma claramente que Muhammad ﷺ e o Alcorão são a confirmação das mensagens anteriores e uma recuperação das escrituras divinas perdidas e corrompidas do passado. O Islam afirma que todos os profetas anteriores estavam realmente chamando ao Islam; a submissão ao Único Deus Verdadeiro.
Assim, o Islam é a primeira, original, autêntica e monoteísta religião de Deus.
Versos do Alcorão que apoiam o fato de que o Islam é a primeira religião
Aqui estão alguns versículos do Alcorão afirmando que o Islam é a primeira religião verdadeira e a religião real de todos os profetas.
1. Todos os profetas antes do Profeta Muhammad ﷺ receberam a mesma mensagem.
(Alcorão 21:25)وَمَآ أَرْسَلْنَا مِن قَبْلِكَ مِن رَّسُولٍ إِلَّا نُوحِىٓ إِلَيْهِ أَنَّهُۥ لَآ إِلَـٰهَ إِلَّآ أَنَا۠ فَٱعْبُدُونِ
“Nós nunca enviamos um mensageiro antes de você ˹Ó Profeta˺ sem revelar a ele: “Não há nenhum deus ˹digno de adoração” exceto Eu, então adore-Me”.
2. No versículo seguinte, Deus afirma que o Islam é sua verdadeira religião. Deus também afirma que as pessoas que rejeitaram o Islam enquanto receberam conhecimento suficiente tinham inveja em seus corações.
“De fato, a religião aos olhos de Allah é o Islam. E os adeptos do Livro só discordaram por inveja, depois que a verdade lhes foi revelada…”
(Alcorão 3:19)
3. Profeta Noé (que a paz esteja com ele) era um muçulmano
“Eu sou ordenado a ser daqueles que são muçulmanos” [Alcorão 10:72]
4. O profeta Jacó e seus filhos eram muçulmanos
“..Ele (Jacó) disse a seus filhos: Que adorareis após a minha morte? Responderam-lhe: Adoraremos a teu Deus e o de teus pais: Abraão, Ismael e Isaac; o Deus Único, a Quem nos submetemos, e para Ele somos muçulmanos ” [Alcorão 2:133]
5. Profeta Joseph (que a paz esteja com ele) era um muçulmano
O Profeta Joseph (que a paz esteja com ele) orou a Allah: “Ó Criador dos céus e da terra, Tu és o meu Protetor neste mundo e no outro. Faze com que eu morra muçulmano, e junta-me aos virtuosos!”. [Alcorão 12:101]
6. Profeta Moisés (que a paz esteja com ele) era um muçulmano
Moisés (que a paz esteja com ele) disse: “Ó meu povo! Se você acredita em Deus, então coloque sua confiança n’Ele se você é muçulmano” [Alcorão 10:84]
7. Jesus (que a paz esteja com ele) chamou as pessoas ao Islam.
“E no Dia do Julgamento Allah dirá: “Ó Jesus, filho de Maria! Alguma vez você pediu às pessoas que adorassem você e sua mãe como deuses além de Allah?” Ele responderá: “Glória a Ti! Como eu poderia dizer o que eu não tenho o direito de dizer?… Eu nunca lhes disse nada, exceto o que Você me ordenou que dissesse: “Adore Allah, meu Senhor e seu Senhor!” (Alcorão 5:116-117)
8. Jesus (que a paz esteja com ele) e suas discípulos eram muçulmanos
Os discípulos de Jesus disseram: “Nós cremos em Deus e tu testemunhas que somos muçulmanos”. [Alcorão 3:52]
“Eles disseram: nós acreditamos e testemunhamos que realmente somos muçulmanos”. [Alcorão 5:111]
9. Profeta Abraão (que a paz esteja com ele) era um muçulmano.
“Abraão não era judeu nem cristão, mas era um inclinado à verdade, um muçulmano [submisso a Allah]. E ele não era dos politeístas”. (Alcorão 3:67)
Deus também disse: “E este foi o legado que Abraão deixou para seus filhos, e Jacó também; ai meus filhos! Deus escolheu a fé para você; então não morra a menos que você seja muçulmano.” [Alcorão 2:132]
10. Deus (Allah) ordena que o Profeta Muhammad (que a paz esteja com ele) diga que acredita em Deus e no que Ele havia revelado aos profetas anteriores.
“Dize, Ó Profeta Muhammad, ˺ “Cremos em Allah e no que nos foi revelado e no que foi revelado a Abraão, Ismael, Isaac, Jacó e seus descendentes; e o que foi dado a Moisés, Jesus e outros profetas de seu Senhor—não fazemos distinção entre nenhum deles, e a Ele nos submetemos ˹totalmente”. (Alcorão 3:84)
Conclusão | Qual religião veio primeiro no mundo, cristianismo, judaísmo, hinduísmo ou islamismo?
Fica claro pela discussão anterior que o Islam é a primeira religião verdadeira. A crença do Islam é simples, clara e fácil de entender e praticar. No entanto, o cristianismo, o judaísmo, o hinduísmo e o paganismo têm muitas desvantagens e falhas.
Todos os Profetas vieram com a mensagem do Islam. No entanto, a mensagem foi corrompida e desviada da verdade. O Islam veio como uma recuperação das revelações anteriores e uma confirmação dos Profetas anteriores. É por isso que o Islam é a primeira, verdadeira e monoteísta religião de Deus.
Se você quiser saber mais sobre o Islam e tiver curiosidade sobre seus tópicos, como a autenticidade do Alcorão, a vida do Profeta Muhammad, mulheres no Islam e muito mais, junte-se a nós no blog Explore Islam para acompanhar nossas postagens na hora!
Mais recursos:
* um breve guia ilustrado para compreender o islÃ
* A Verdadeira Religião de Deus
* ebooks gratuitos em português
Outras línguas: