A criação de animais é muito comum em todas as sociedades ao redor do mundo, algumas pessoas estão mais próximas de seus animais de estimação do que dos humanos. Com esse fato em mente, muitos rumores estão sendo espalhados sobre o que o Islam diz sobre os animais, portanto, neste artigo, você entenderá todo o quadro lendo as 5 perguntas mais frequentes sobre a criação de animais no Islam, respondidas em detalhes.
Aqui aprenderemos o seguinte:
- Criação de animais no Islam
- Criação de cães é Haram?
- Ciência e criação de cães
- A criação de porcos é permitida no Islam?
- Por que o porco é haram no Islam?
- Um muçulmano pode criar um gato em sua casa?
- A venda de cães e gatos é permitida no Islam?
1) Criação de animais no Islam
A maioria de nós adora criar animais em nossas casas, especialmente aqueles animais fofos como pássaros coloridos, gatos ou tartarugas. De acordo com a regra islâmica, tudo é permitido até que tenhamos uma prova do Alcorão ou da Sunnah que o proíba. Assim, todos os animais podem ser criados, exceto aqueles que causam algum dano aos seres humanos ou explicitamente declarados no Alcorão ou na Sunnah. Portanto, devemos conhecer as condições que o Islam impôs para a criação de animais e os animais mais nocivos que costumávamos criar.
O Islam permite a criação de animais, pois os animais entretêm e ajudam as pessoas em suas vidas. O Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos estejam com ele) encorajou os muçulmanos a criar animais como no Hadith: Narrou Anas bin Malik:
O Profeta ﷺ costumava se misturar conosco a ponto de dizer a um irmão mais novo meu: ‘Ó Aba ‘Umair! O que o nughair (uma espécie de pássaro) fez?”mine, ‘O Aba `Umair! What did the Nughair (a kind of bird) do?“
“كَانَ رَسُولُ اللَّهِ صَلَّى اللهُ عَلَيْهِ وَسَلَّمَ يُخَالِطُنَا،وَكَانَ يَقُولُ لِأَخٍ لِي: “يَا أَبَا عُمَيْرٍ، مَا فَعَلَ النُّغَيْر
[Sahih al-Bukhari]
No entanto, a criação de animais é permitida sob a condição de alimentá-los e não torturá-los. Ibn ‘Umar (que Allah esteja satisfeito com eles) disse: O Mensageiro de Allah ﷺ disse:
“Uma mulher foi punida no Inferno por causa de um gato que ela confinou até que ele morresse. Ela não deu a ele de comer ou beber quando estava confinado, nem o soltou para que comesse os vermes da terra”.“
عُذِّبت امرأة في هِرَّة سَجَنَتْها حتى ماتت، فدخلت فيها النار، لا هي أطعمتها ولا سَقتها، إذ حبستها، ولا هي تَركتْها تأكل مِن خَشَاشِ الأرض
[Al-Bukhari and Muslim]
Você também pode ler nosso artigo sobre: Bondade com os animais no Alcorão – Eles também adoram animais!
2) A criação de cães é haram no Islam?
A criação de cães no Islam tem certas condições, pode ser halal em alguns casos é haram em outros casos. Os muçulmanos não podem criar cães, exceto se forem usados para caça, guarda de casas, gado, fazendas ou qualquer outra propriedade. O Mensageiro de Allah ﷺ disse:
“Aquele que mantém um cachorro perderá de suas boas ações o equivalente a um Qirat todos os dias, exceto aquele que o mantém para guardar os campos ou o rebanho.””
“مَن اقْتَنَى كَلْبًا -إلا كلبَ صَيْدٍ، أو مَاشِيَةٍ- فإنه يَنْقُصُ من أَجْرِهِ كل يوم قِيرَاطَانِ“
[Al-Bukhari and Muslim]
Por outro lado, a criação de cães em outras condições não é permitida, pois sua saliva é impura e cheia de germes. Assim, o Profeta ordenou aos muçulmanos que lavassem as vasilhas que estavam contaminadas com saliva de cachorro muitas vezes. O Mensageiro de Allah ﷺ disse:
“A purificação do utensílio de qualquer um de vocês, depois de lambido por um cachorro, consiste em lavá-lo sete vezes, usando terra na primeira vez.”
“طَهُورُ إِنَاءِ أَحَدِكُمْ إِذَا وَلَغَ فِيهِ الْكَلْبُ أَنْ يَغْسِلَهُ سَبْعَ مَرَّاتٍ أُولَاهُنَّ بِالتُّرَابِ”
[Sahih Muslim]
3. O que a ciência diz sobre a criação de cães?
Além disso, uma das pesquisas foi realizada sobre a relação entre a terra e a raiva. A raiva é uma doença cujas bactérias se encontram na saliva do cão e são transmissíveis ao homem. O cão pode ter esse tipo de bactéria, mesmo que os sintomas da raiva não apareçam no cão. Ele pode ter a doença, assim como qualquer animal ou ser vivo que tenha ou seja portador da doença sem ser infectado por ela.
Pesquisas sobre o assunto foram realizadas na Espanha há muito tempo e recentemente por um médico paquistanês. Verificou-se que a raiva e seus germes, por mais que sejam lavados com água, não podem ser removidos completamente, a menos que sejam esfregados pelo menos uma vez com terra. A Terra mata completamente os germes. O mesmo se aplica a outras doenças. Isso confirma a tradição profética.
4. A criação de porcos é permitida no Islam?
A criação de porcos não é permitida no Islam, pois os porcos são o berço de germes nocivos. É um necrófago e não se destina ao consumo humano. Além disso, a carne de porco (carne suína) é proibida de ser consumida. Allah, o Altíssimo e Majestoso, diz:
Dize: “Não encontro, no que se me revelou, nada de proibido para quem queira alimentar-se, a não ser que seja animal encontrado morto, ou sangue fluido, ou carne de porco – pois é, por certo, abominação – ou perversidade: o animal imolado com a invocação de outro nome que Allah.” E aquele que é impelido a alimentar-se disso, não sendo transgressor nem agressor, por certo, teu Senhor é Perdoador, Misericordiador.”
“قُل لَّآ أَجِدُ فِى مَآ أُوحِىَ إِلَىَّ مُحَرَّمًا عَلَىٰ طَاعِمٍۢ يَطْعَمُهُۥٓ إِلَّآ أَن يَكُونَ مَيْتَةً أَوْ دَمًا مَّسْفُوحًا أَوْ لَحْمَ خِنزِيرٍۢ فَإِنَّهُۥ رِجْسٌ أَوْ فِسْقًا أُهِلَّ لِغَيْرِ ٱللَّهِ بِهِۦ ۚ فَمَنِ ٱضْطُرَّ غَيْرَ بَاغٍۢ وَلَا عَادٍۢ فَإِنَّ رَبَّكَ غَفُورٌ رَّحِيمٌ“
[Quran/6/145]
5. Por que o porco é haram no Islam?
Existem evidências científicas para provar que a carne de porco é menos saudável, tendo diferentes agentes nocivos, como colesterol e ácidos graxos, bactérias e toxinas e vários parasitas. A carne de porco é rica em gordura e colesterol que causa doenças cardiovasculares, obesidade e incidência de câncer no intestino grosso.
Bactérias e toxinas associadas aos porcos espalham muitas doenças como a salmonelose, que leva a gastroenterite aguda e diarreia. Muitas outras doenças, como tuberculose, yersiniose, listeriose, leptospirose, brucelose, varíola, gripe, antraz, disenteria balantidial, podridão do pé, cólera e erisipeloide são atribuídas ao consumo de carne de porco.
Existem muitas outras doenças como Ascaris, Ancilostomíase, Toxoplasmose, Triquinelose, Cisticercose com sinais de transtornos mentais, Pneumonia, Sangramento dos pulmões (hemoptise), que pode levar à morte ou à loucura. O paciente pode ficar cego e surdo. Os nitratos usados na carne suína e em produtos suínos como aditivos são convertidos em nitrosaminas que causam tumores nas células hepáticas.
A carne de porco é difícil de digerir e pode levar a distúrbios digestivos crônicos. Espinhas, furúnculos e cistos são comuns em comedores de carne de porco. O sistema excretor do porco secreta 2% de seu ácido úrico, prejudicial à saúde humana. O consumo de carne de porco afeta seriamente a saúde humana e prejudica os valores morais de alguém. Uma pessoa obtém características de porco comendo carne de porco como indecência, obscenidade e queda em honrar as mulheres.
Em última análise, podemos responder à pergunta e tentar criar o animal mais útil que nos diverte, acompanha e ajuda no nosso dia-a-dia. Por outro lado, devemos evitar a criação de animais nocivos como porcos e cachorros em nossas casas, a fim de proteger a nós mesmos e às pessoas de quem gostamos.
6. Um muçulmano pode criar um gato em sua casa?
Ter um gato em casa é permitido no Islam para os muçulmanos, não é apenas permitido, mas o Islam também impôs obrigações a quem cria um gato de alimentá-lo e protegê-lo e se ele não fizer isso, ele será questionado sobre este animal em o dia do julgamento.
Veja o que o profeta Muhammad que a paz esteja com ele disse quando um gato tentou beber da água que ele usou para Wudu.
Kabshah bint Ka’b ibn Malik, que disse que Abu Qatadah – o pai de seu marido – entrou em casa e ela derramou água para ele fazer wudu, e um gato veio beber dela, então ele inclinou o recipiente para beber. Kabshah disse: “Ele me viu olhando para ele e disse:” Você acha isso estranho, ó filha de meu irmão? ele) disse: “Eles (gatos) não são najis, mas sim daqueles que andam entre vocês.””
كبشة بنت كعب بن مالك، وهي زوجة ابنه، فسكبت له وضوءًا، فجاءت هرة لتشرب منه، فأصغى لها الإناء حتى شربت، قالت كبشة: فرآني أنظر إليه، فقال: أتعجبين يا ابنة أخي؟ فقالت: نعم، فقال: إن رسول الله صلى الله عليه وسلم قال: (إنها ليست بنجس، إنما هي من الطوافين، أو الطوافات)
(Narrado por al-Tirmidhi, 92; al-Nasai, 68; Abu Dawood, 75; Ibn Majah, 367. classificado como sahih por al-Albani. Ibn Hajar narrou em al-Talkhis que al-Bukhari o classificou como sahih).
7. A venda de cães e gatos é permitida no Islam?
A venda de cães é proibida no Islam se for por luxo. A maioria dos estudiosos o proibiu, mesmo que fosse usado para guarda ou jogo. Mas um grupo de estudiosos como Abu Hanifa permitiu a venda de cães treinados para fins de proteção ou caça, você assume o custo do treinamento, não o preço real do próprio cão.
Foi narrado em muitos hadith que o profeta Muhammad, que a paz esteja com ele, disse que a venda é proibida. O significado geral desses Hadiths inclui todos os tipos de cães, aqueles que são permitidos e aqueles que não são permitidos.
Foi narrado que Abu Hurayrah disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) disse: “O preço de um cachorro, o pagamento de um adivinho e o salário de uma prostituta não são permitidos.”
(لا يَحِلُّ ثَمَنُ الْكَلْبِ، وَلا حُلْوَانُ الْكَاهِنِ ، وَلا مَهْرُ الْبَغِيِّ)
Abu Dawood (3023)
Por este hadith e muitos outros, muitos Imams e estudiosos deixaram claro que é proibido vender cães, mesmo que sejam usados para guarda.
Referências
[1] Pergunta e Resposta sobre a Doutrina Islâmica
[2] Artigos Científicos. Série D. Animal Science, vol. LV, Escrito por MUHAMMAD FIAZ QAMAR, IFRAH RAZA
[3] Www.fatwa.islamweb.net
[4] www.islamqa.info
Mais recursos:
* um breve guia ilustrado para compreender o islÃ
* A Verdadeira Religião de Deus
* ebooks gratuitos em português
Outras línguas: